Repensar o ensino de Geografia: portfólio como um instrumento de avaliação foramtiva do processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Carla Adriane Lopes Gomes Navas Universidade Estadual de Londrina, UEL
  • Margarida de Cássia Campos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20285

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Avaliação Formativa, Portfólio.

Resumo

Esse artigo apresenta uma proposta interativa e criativa sobre o uso do Portfólio no Ensino de Geografia. O objetivo principal é construir e reconstruir o Portfólio como um instrumento de avaliação formativa, autoavaliação e/ou recuperação paralela do processo ensino-aprendizagem na disciplina de Geografia. A avaliação formativa é aquela que ajuda o educando a aprender e a se desenvolver, ou seja, o docente pode e deve acompanhar todos os passos de seus educandos durante o processo de ensino-aprendizagem e auxiliá-los no percurso escolar a fim de contribuir para que todos possam alcançar, com sucesso, as aprendizagens pretendidas. Partindo desse princípio, a avaliação formativa é um ponto de partida para as novas aprendizagens, ou seja, integra-se na perspectiva de um ensino diferenciado. Nesse caso, é através da construção do portfólio, que o docente terá possibilidades de acompanhar o desenvolvimento do raciocínio geográfico, por meio das relações possíveis entre o conhecimento científico da ciência geográfica e os saberes cotidianos construídos pelos alunos. Sendo assim, este estudo propõe a metodologia da pesquisa – ação como uma alternativa para a articulação entre a teoria e a prática. Essa escolha integra os objetivos de se desenvolver uma investigação científica e a necessidade de se vivenciar na prática o uso do portfólio como um instrumento de avaliação formativa no ensino de Geografia.  

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Adriane Lopes Gomes Navas, Universidade Estadual de Londrina, UEL

Geógrafa. Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Educação: Atendimento às Necessidades Especiais pela UNIVALE. Professora da Rede Pública Estadual de Londrina-PR.

Margarida de Cássia Campos, Universidade Estadual de Londrina

Geógrafa. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta A do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

CARVALHO, Alcione Luis Pereira, FILIZOLA, Roberto. A avaliação em geografia nas séries iniciais. Curitiba: UFPR, 2005.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. et al. (org.) Ensino de Geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: EDUCRS, 2007.

______. Para entender a necessidade de práticas prazerosas no ensino de geografia na pós- modernidade. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; KAERCHER, Nestor André. Geografia. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1998.

FERNANDES, Claudia de Oliveira; FREITAS, Luiz Carlos de. Currículo e avaliação. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do. (org.). Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

HERNANDEZ, Fernando. A avaliação como parte do processo dos projetos de trabalho. In: Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998.

______. O professor faz a diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos. No sucesso dos alunos. Lisboa: Lidel- Edições Técnicas, Lda. 2010.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 12 ed. – São Paulo: Cortez, 2002.

PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Educação Básica. Geografia. Curitiba: 2008.

PÉREZ GÓMEZ Ángel Ignacio. Ensino para a compreensão. In: SACRISTAN, José Gimeno (Org.). Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999.

REGO, Nelson. Geografia educadora, isso serve para. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; KAERCHER, Nestor André (Org.). Geografia: prática pedagógica para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.

STEFANELLO, Ana Clarissa. Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia. São Paulo: Saraiva, 2009.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 4. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1998.

Downloads

Publicado

18-11-2014

Como Citar

Navas, C. A. L. G., & Campos, M. de C. (2014). Repensar o ensino de Geografia: portfólio como um instrumento de avaliação foramtiva do processo ensino-aprendizagem. Geographia Opportuno Tempore, 1(2), 123–139. https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20285

Edição

Seção

Artigos