A guerra de trincheiras esquecida em Catanduvas, Paraná (1924/1925): aspectos geohistóricos

Marcelo Bordim

Resumo


O movimento político e militar denominado Revolução Paulista de 1924 resultaram em uma guerra de trincheiras na localidade denominada Catanduvas, antigo distrito de Guarapuava, hoje município de Catanduvas. Esse trabalho busca resgatar os aspectos geográficos e históricos desse período de aproximadamente 10 meses de uma guerra de trincheiras esquecida para os paranaenses e para os brasileiros em geral. A hipótese inicial é que o esse episódio histórico ficou em segundo plano após os acontecimentos que culminaram na revolução de 1930. Pretende-se ainda discutir a ocupação de aproximadamente um terço do território paranaense pelas tropas paulistas e voluntários de outros Estados. A metodologia de trabalho nessa fase é o levantamento de material bibliográfico e iconográfico do período em questão.


Palavras-chave


Revolução Paulista de 1924; Guerra de Trincheiras; Combates em Catanduvas; História do Paraná

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Alzira Alve de et al. Dicionário Histórico-Biográfico brasileiro: pós 1930. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001. v. 2.

BASTOS, Expedito C. Stephani. Renault FT 17 – O primeiro carro de combate do exército brasileiro. Bauru: Thaller Comunicação, 2011.

CABANAS, João. A columna da morte sob o comando do tenente Cabanas. 6 ed. Rio de Janeiro: Livraria Editora Almeida & Torres, 1926.

CORRÊA, Anna Maria Martinez. A rebelião de 1924 em São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1976.

ERTHAL, Rui. Geografia Histórica – Considerações. GEOgraphia, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, 2003.

FRAGA, Nilson Cesar (Org.). Contestado: o território silenciado. Florianópolis: Insular, 2009.

HELLER, Milton Ivan. De Catanduvas ao Oiapoque: o martírio de rebeldes sem causa. Curitiba: Editora Letras Contemporâneas, 2006.

MEIRELLES, Domingos. As noites das grandes fogueiras: uma história da Coluna Prestes. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001.

MIRANDA, Floriano Napoleão do Brasil. Revolta: relato das operações do 1º Batalhão da Infantaria da Polícia Militar do Paraná na campanha de 1924. Curitiba: Tipografia Max Roesner, s. d.

SANTOS, Davino Francisco dos. A Coluna Miguel Costa e Não Coluna Prestes. São Paulo: Edicon, 1994.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Geographia Opportuno Tempore
UEL - Londrina
EISSN: 2358-1972
E-mail: revista.opportuno.tempore@gmail.com