Desenvolvimento, conflitos e impactos ambientais: a territorialização da Suzano e a resistência camponesa na mesorregião Leste Maranhense

Autores

  • José Arnaldo dos Santos Ribeiro Junior Universidade de São Paulo (USP)
  • Danniel Madson Vieira Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Saulo Barros Costa Universidade Federal do Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.17887

Palavras-chave:

Camponeses, Suzano Papel e Celulose, Impactos Ambientais, Desenvolvimento

Resumo

Este artigo visa compreender o processo de territorialização da empresa Suzano Papel e Celulose na mesorregião Leste Maranhense, bem como os conflitos e impactos ambientais oriundos do desenvolvimento de suas atividades sobre territórios camponeses nos municípios de Anapurus, Milagres do Maranhão, Santana do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão e Urbano Santos. Baseado em trabalhos de campo e na discussão teórica em foco entende-se a Suzano como um poderoso agente econômico monopolista que transforma o território a partir de relações capitalistas de produção com a finalidade de realizar os seus objetivos. Dessa forma, o processo de territorialização da Suzano é analisado de maneira multiescalar como produtor de conflitos no escopo do desenvolvimento geográfico desigual do capitalismo. A seleção do universo empírico, que diz respeito à escolha dos povoados, levou em consideração o confronto de lógicas distintas de apropriação do território. Ou seja, opera-se com o pressuposto de que existe, por um lado, a lógica territorial dos grupos sociais atingidos e, por outro lado, a lógica daqueles que gerenciam os projetos de desenvolvimento. Assim, o conflito, que configura um contexto de disputas territoriais envolvendo diferentes formas de significação do modo de vida e reprodução material a partir dos agentes sociais neles inseridos, é entendido contraditoriamente, uma vez que concebe o desenvolvimento do capitalismo no campo de modo dialético, histórico e materialista. Nesse sentido, o caderno Conflitos no Campo - Brasil 2012, publicado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) registra nos municípios citados anteriormente um total de 702 posseiros e 50 assentados que estão em conflito com a Suzano. Este artigo tem caráter qualitativo e adotou como procedimentos metodológicos: levantamento de material bibliográfico, imagens, bem como identificação e seleção de áreas para trabalho de campo

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Arnaldo dos Santos Ribeiro Junior, Universidade de São Paulo (USP)

Possui Graduação (2011) em Geografia Bacharelado e Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestrando em Geografia Humana na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP); Atualmente atua na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como professor substituto na Coordenação do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas/História; Membro do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA - registrado do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq) e do Núcleo de Estudos do Pensamento Socialista (NEPS - registrado do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq). Tem habilidade na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária; Atua principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento, Projetos de Desenvolvimento, Conflitos socioambientais, Teoria e Método da Geografia, Geografia Crítica, Modernidade e Meio Ambiente.

Danniel Madson Vieira Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente mestrando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Estudante integrante do Grupo de Pesquisa dos Sistemas Ambientais Maranhenses (GPSAM-DEGEO/UFMA) e participante do Grupo de Estudos Rurais e Urbanos (GERUR-DESOC/UFMA), ambos cadastrados no CNPq. Tem maior experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Dinâmica do Espaço Agrário; Industrialização da Agricultura e Transformações na Agricultura Familiar;Território, Identidade e Conflitos Ambientais; Sojicultura e Silvicultura no Maranhão (Sul e Leste do estado); Resistência camponesa; Conhecimento Local; e Sistemas Locais de Classificação da Natureza

Saulo Barros Costa, Universidade Federal do Pernambuco

É licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente é doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em: ordenamento territorial urbano regional/ambiental, questão agrária, campesinato e resistência camponesa, metabolismo social e conflitos agrário-ambiental.

Referências

ACSELRAD, H. As práticas espaciais e o campo dos conflitos ambientais. In: ______. (Org.). Conflitos ambientais no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Fundação Heinrich Böll, 2004. p. 13-35.

AQUINO, M. J. S; SANT’ANA JÚNIOR, H. A. Ferro, “Canga”, Mangue: conservação ambiental e exploração mineral na Amazônia brasileira. In: FERRETTI, S. F.; RAMALHO, J. R.. (Orgs.). Amazônia: desenvolvimento, meio ambiente e diversidade sociocultural. São Luís: EDUFMA, 2009. 224p.

CARVALHO, A. M. de. Chapadas, carrascos e capões: uma abordagem antropológica sobre camponeses numa situação de conflito fundiário no Baixo Parnaíba, Maranhão. 2012. 235f. Monografia (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís.

COMISSÃO PASTORAL DA TERRA. Conflitos no campo - Brasil 2012. Goiânia: CPT Nacional - Brasil: Centro de Documentação Dom Tomás Balduino, 2013. 188p.

FERREIRA, A. J. A. Políticas territoriais e a reorganização do espaço maranhense. 2008. 269f. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Universidade de São Paulo, São Paulo.

GOLDENSTEIN, L. Aspectos da reorganização do espaço brasileiro face às novas relações de intercâmbio: uma análise geográfica do reflorestamento e da utilização da madeira por indústrias de celulose. 1975. Tese (Livre-Docência em Geografia) – Universidade de São Paulo, São Paulo.

HARVEY, D. Espaços de esperança. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. Loyola: São Paulo, 2004. 382p. Tradução de: Spaces of hope.

______. O novo imperialismo. 4 ed. Tradução de Adail Ubirajara Sobral & Maria Stela Gonçalves. Loyola: São Paulo, 2010. 208p. Tradução de: The new imperialism.

______. Spaces of global capitalism: towards a theory of uneven geographical development. New York: Verso, 2006. 154p.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2010. 2010. Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/>. Acesso em: várias datas.

LESSA, S. Para compreender a ontologia de Lukács. 3 ed. Ijuí-RS: Unijui, 2007. 240p.

LUKÁCS, G. As Bases Ontológicas do Pensamento e da Atividade do Homem. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Disponível em: <http://sergiolessa.com/BibliotecaLukacs.html>. Acesso em: 01 set. 2012.

MARANHÃO. O Maranhão e a nova década: oportunidades e desafios. 2011. Disponível em: . Acesso em: 26 de out. 2011.

MARQUES, M. I. M. Análise geográfica da expansão recente da indústria de papel e celulose no campo brasileiro, o caso do Grupo Suzano Papel e Celulose. Projeto de Pesquisa apresentado ao CNPq - Universidade de São Paulo, Departamento de Geografia, Agosto de 2011.

MARTIN, C. Suzano Papel e Celulose inicia operações da Unidade Imperatriz: empresa cumpre cronograma e anuncia start-up da planta de 1,5 milhão de toneladas de celulose no Maranhão. O Papel, Brasil, ano LXXV, nº 1, pp. 26-33, revista mensal de tecnologia em celulose e papel da ABTCP, jan. 2014.

MARTINS, J. de S. O cativeiro da terra. 9 ed. São Paulo: Contexto, 2010. 288p.

MARX, K. Manuscritos Econômico-Filosóficos. Tradução de Alex Marins. São Paulo: Martin Claret, 2006. 216p. Tradução de: Ökonomisch-philosophischen Manuskripte.

______. O Capital: crítica da economia política: livro I. 27 ed. Tradução de Reginaldo Sant’Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira: 2010. 574p. Tradução de: Das Kapital: kritik der politschen ökonomie.

MORAES, A. C. R. Meio Ambiente e Ciências Humanas. 4 ed. São Paulo: Annablume, 2005. 160p.

OLIVEIRA, A. Umbelino. A agricultura camponesa no Brasil. Contexto: São Paulo, 2001. 128p.

______. Geografia Agrária: perspectivas no início do Século XXI. In: OLIVEIRA, A. U; MARQUES, M. I. M. (Orgs.). O Campo no Século XXI. São Paulo: Paz e Terra/Casa Amarela, 2004, p. 29-70.

______. Modo de Produção Capitalista, Agricultura e Reforma Agrária. 2007. Disponível em: <http://www.fflch.usp.br/dg/gesp/baixar/livro_aviovaldo.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2011.

PAULA ANDRADE, M. de. A produção de carvão vegetal e o plantio de eucalipto no Leste Maranhense. In: ______. (Coord.). Carajás: desenvolvimento ou destruição? Relatórios de pesquisa. São Luís: CPT; Belém: Coordenação do Seminário Consulta Carajás, 1995. p.15-65.

______. A Suzana – o cerco das terras camponesas e a destruição dos recursos naturais pela Suzano Papel e Celulose. 2011.

______. (Coord.). Conflitos socioambientais no Leste Maranhense: problemas provocados pela atuação da Suzano Papel e Celulose e dos chamados gaúchos no Baixo Parnaíba (Relatório de Pesquisa). São Luís: GERUR/ PPGCS/ UFMA, 2012. 232p.

PÖYRY. Estudo de Impacto Ambiental (EIA) Industrial: Suzano Papel e Celulose - Projeto Grandis (MA). 2010. Disponível em: <http://www.suzano.com.br/portal/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=2C90884B41DA59D80141DC415552371D>. Acesso em: 09 fev. 2014.

SILVA, Armando C. da. Geografia e lugar social. São Paulo: Contexto, 1991. 144p.

SIQUEIRA, J. D. P. (Coord.). Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da área de implantação do projeto florestal da Suzano, na região de Porto Franco, estado do Maranhão. 2010. Disponível em: <http://www.suzano.com.br/portal/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=2C90884B3F61229D013F61B8DB53194A>. Acesso em: 09 fev. 2014.

SMITH, N. Desenvolvimento Desigual: natureza, capital e a produção de espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988. 250p. Tradução de: Uneven development: nature, capital and the production of space.

WOLF, E. R. Guerras Camponesas do século XX. Tradução de Iolanda Toledo. São Paulo: Global Editora, 1984. 230p. Tradução de: Peasant wars of the Twentieth Century.

Downloads

Publicado

21-11-2014

Como Citar

Ribeiro Junior, J. A. dos S., Oliveira, D. M. V., & Costa, S. B. (2014). Desenvolvimento, conflitos e impactos ambientais: a territorialização da Suzano e a resistência camponesa na mesorregião Leste Maranhense. Geographia Opportuno Tempore, 1(3), 11–33. https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.17887

Edição

Seção

Artigos