Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Geographia Opportuno Tempore?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

NORMAS PARA O ENVIO DE TRABALHOS

 

I. O TEMPO MÉDIO ENTRE A SUBMISSÃO E ACEITE DE UM ARTIGO É DE 4 MESES APROXIMADAMENTE.

II - ORIENTAÇÃO GERAL

1. A Revista Geographía opportuno tempore tem como princípio a publicação de trabalhos de pesquisa inéditos na forma de artigos científicos relacionados, principalmente, as temáticas de investigação do Laboratório, ou seja: Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito, em todas as suas vertentes.

2. O artigo deve ser submetido por meio do sistema eletrônico SEER onde o autor deve se cadastrar.

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/Geographia

3. O artigo deve ser inédito.

4. O artigo não pode ter sido submetido para publicação em outra revista.

5. Os artigos poderão ser apresentados nos idiomas: português, inglês e espanhol.

7. Não serão publicados dois ou mais artigos de um mesmo autor (es) em um mesmo número da revista, mesmo em co-autoria.

8. O artigo deve ter entre 12 e 20 páginas digitadas, incluindo figuras, tabelas e referências.

9. O arquivo do artigo submetido não pode ultrapassar 10mb (megabytes). Casos excepcionais poderão ser justificados.

10. O artigo submetido não deve conter a identificação dos autores. Documentos suplementares com informações dos autores deverão ser inseridos no sistema. Neste arquivo deverá constar o nome, a formação, a instituição de origem, a cidade, o estado, o país e e-mails de todos os autores.

11. O conteúdo do artigo é de inteira responsabilidade dos autores.

12. Devem ser indicadas, se for o caso e na primeira página, as fontes de financiamento relacionadas ao trabalho.

13. O texto deve apresentar linguagem científica, impessoal, não podendo ser redigido em 1ª pessoa.

14. A revisão Ortográfica, bem como as traduções do Título, Resumo e Palavras-Chave para as línguas inglesa e espanhola deverão ser realizadas por profissional capacitado. No caso das traduções, o autor deverá inserir no sistema as cartas de responsabilidade cedidas pelo tradutor.

15. O artigo será submetido à apreciação de, no mínimo, dois pareceristas externos do Conselho Científico da Revista (revisão e aprovação por pares), que acatará ou não a publicação. Cada artigo será enviado para, no mínimo, dois revisores de reconhecida competência na temática abordada.

Em caso de desacordo, o original será enviado para uma terceira avaliação. O processo de avaliação por pares é um procedimento sigiloso quanto à identidade tanto dos autores quanto dos revisores, por isso os autores deverão empregar todos os meios possíveis para evitar a identificação de autoria do artigo submetido.

A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre dos editores, aos quais é reservado o direito de efetuar os ajustes que julgarem necessários.

Na detecção de problemas de redação, o manuscrito será devolvido aos autores para as alterações devidas. O trabalho reformulado deve retornar no prazo máximo determinado na comunicação entre editor e autor.

 

16. ARTIGOS QUE NÃO ESTIVEREM DENTRO DAS NORMAS SERÃO SUMARIAMENTE REJEITADOS E ARQUIVADOS 

 

 III - FORMATAÇÃO DO TEXTO

1. O texto deve ser digitado utilizando-se o programa MICROSOFT WORD FOR WINDOWS.

2. A configuração da página deve ser A4 com margens de 2,5 cm (superior, inferior, direita e esquerda).

3. Utilizar letra Garamond tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5. Indicação padrão para parágrafo (tabulação) ou recuo da primeira linha de 1,25cm.

4. Todas as informações contidas antes da INTRODUÇÃO deverá estar em espaçamento simples.

5. Os autores não devem ser identificados no corpo do texto e nas figuras, gráficos ou mapas, a menos que o autor das mesmas não seja o autor do artigo submetido.

 

IV - ORGANIZAÇÃO DO TEXTO

  1. O artigo deverá conter, na primeira página, o título (em português) centralizado em negrito e letra Garamond 14;
  2. O título em inglês e espanhol, centralizado, sem negrito, em itálico, letra Garamond 12;
  3. O resumo (em português, inglês e espanhol), este com 200 palavras, espaçamento simples em parágrafo único, ambos acomanhados de 3 palavras-chave (em português, inglês e espanhol) separadas por ponto e vírgula. O Resumo deve sintetizar o trabalho e nele devem constar o objetivo e a conclusão.
  4. As palavras-chave (key-words e palabras-clave)  não devem ser as mesmas presentes no título do artigo.
  5. Os nomes dos autores e qualquer outra possibilidade de identificação da autoria não devem fazer parte do arquivo submetido.

 

V.  ESTRUTURA:

O artigo deve possuir a seguinte estrutura.


INTRODUÇÃO

MATERIAIS E MÉTODOS

RESULTADOS E DISCUSSÃO

CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

 

  • Outras seções e subseções serão aceitas, no entanto, as seções acima possuem caráter obrigatório.
  • Os títulos não devem ser numerados, devendo vir em letras maiúsculas;
  • Os subtítulos (seções) não devem ser numerados e deverão ter apenas a primeira letra da primeira palavra em maiúsculo devendo estar em negrito.
  • As subseções não devem ser numeradas e deverão ter seus títulos em minúsculo e negrito.

 

A Introdução deve apresentar: a contextualização, a justificativa, bem como os objetivos da pesquisa.

 

VI. CITAÇÕES: 


Citações devem estar de acordo com os seguintes exemplos:

a) referências chamadas no texto: (SANTOS, 1995, p.90)

b) referências inseridas na frase: segundo Santos (1995, p.08).

c) identificar por letras caso um mesmo autor citado tiver mais de uma publicação no mesmo ano: (SANTOS, 1995a, p.06).

d) citações textuais de menos de cinco linhas devem aparecer no decorrer do texto, na mesma letra e entre aspas, as de mais de cinco linhas devem ser digitadas com recuo na margem esquerda de 6cm, sem aspas nem itálicos e em letra Arial, tamanho 9.

 

VII. REFERÊNCIAS:

Referências devem estar de acordo com os seguintes exemplos:

a) livro: SOBRENOME, Iniciais dos nomes (do(s) autor(es) do livro). Título do livro (em negrito). Cidade da edição: Editora, ano da edição.

b) capítulo de livro: SOBRENOME, Iniciais dos nomes (do(s) autor(es) do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Iniciais dos nomes (Ed., Org., Comp.). Título do livro (em negrito). Cidade da edição: Editora, ano. Número do capítulo, p. página inicial - página final do capítulo.

c) artigos de periódicos/revistas: SOBRENOME, Iniciais do nome (de todos os autores). Título do artigo. Nome do periódico (em negrito), Cidade da publicação, número do volume, número do fascículo, p. página inicial - página final, ano.

d) trabalhos acadêmicos: SOBRENOME, Iniciais dos nomes (do autor). Título do trabalho acadêmico (em negrito). Data de publicação. Tese/Dissertação/Monografia (Doutorado/Mestrado/ em ...) - Departamento, Universidade, cidade da defesa.

e) trabalhos em eventos: SOBRENOME, Iniciais dos nomes (do(s) autor(es)). Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, número do evento, ano de realização, cidade: Editora, data, página inicial-final.

f) artigos de periódicos online: SOBRENOME, Iniciais dos nomes (do(s) autor(es)). Título do trabalho. Local: Editora, data. Disponível em: (fonte). Acesso em: data (dia, mês, ano).

 

VIII. FIGURAS:

As figuras, quadros e tabelas devem ser inseridas ao longo do corpo do texto. Nas figuras o título deve estar posicionado na parte superior e a fonte na parte inferior. O mesmo procedimento deve ser utilizado nas tabelas e quadros.

a) Os mapas devem conter legendas que contemplem todos os seus elementos assim como indicações de coordenadas, informações técnicas sobre o sistema de projeção, escala, fonte dos dados ou da base cartográfica, indicação do norte. Seu título deve vir acima dele e a fonte abaixo.

b) Os nomes dos autores do artigo não deve estar presentes nas figuras, tabelas e quadros.

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados acima nas DIRETRIZES PARA AUTORES. As submissões que não estiverem de acordo com as DIRETRIZES PARA AUTORES serão arquivadas e o autor responsável será comunicado.

 

Termo de Responsabilidade

O autor que realizar a submissão, utilizando acesso ao sistema da revista por meio de login e senha, assume a total responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito submetido e declara automaticamente que todos os autores leram e concordam com o manuscrito submetido à Revista Geographia Opportuno Tempore para avaliação e possível publicação.

O autor, responsável pela submissão eletrônica, também declara que o mesmo não foi submetido simultaneamente à apreciação por outros periódicos brasileiros, tratando-se de material inédito em âmbito nacional. Em adição, o autor que realiza a submissão é considerado como o responsável pelo recebimento das mensagens enviadas pelo editor da revista.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

    Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
    2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
    3. Os nomes dos autores e qualquer outra possibilidade de identificação da autoria foram removidos do arquivo submetido, inclusive os que poderiam constar nos metadados e ou propriedades do documento no Microsoft Word.
    1. O texto está configurado conforme as nosmas da Revista Geographia Opportuno Tempore:

    - página A4 com margens de 2,5 cm (superior, inferior, direita e esquerda).

    - letra Garamond tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5. Indicação padrão para parágrafo (tabulação) ou recuo da primeira linha de 1,25cm.

    1. Os links usados ao longo do texto devem estar ativados.
    2. O artigo obedece TODAS as normas e instruções da Revista Geographia Opportuno Tempore, disponíveis em:

    http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/Geographia/manager/setup/3

    1. O autor que realizar a submissão, utilizando acesso ao sistema da revista por meio de login e senha, assume a total responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito submetido e declara automaticamente que todos os autores leram e concordam com o manuscrito submetido à Revista Geographia Opportuno Tempore para avaliação e possível publicação. O autor, responsável pela submissão eletrônica, também declara que o mesmo não foi submetido simultaneamente à apreciação por outros periódicos brasileiros, tratando-se de material inédito em âmbito nacional. Em adição, o autor que realiza a submissão é considerado como o responsável pelo recebimento das mensagens enviadas pelo editor da revista.
 

Declaração de Direito Autoral

Aviso de Direito Autoral Creative Commons


1. Política para Periódicos de Acesso Livre


Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
    2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
    3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.