REVISTA ELETRÔNICA: PRO-DOCÊNCIA - ISSN 2318-0013

 EDIÇÃO ESPECIAL “O ESTÁGIO E AS PRÁTICAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO”

ISSN      2318-0013

REVISTA ELETRÔNICA PRO-DOCÊNCIA/UEL. Edição Nº. 4, Vol. 1, jul-dez. 2013.

ORGANIZADORAS: Profª Doutoranda Andreia Maria Cavaminami Lugle; Profª Dra. Anilde Tombolato Tavares da Silva; Profª Dra. Eliane Cleide da Silva Czernisz

 SUMÁRIO

 APRESENTAÇÃO - Andreia Maria Cavaminami Lugle; Anilde Tombolato Tavares da Silva; Eliane Cleide da Silva Czernisz  [p. 01 e 02]

 SEÇÃO I – O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

 1.  Estágio e Interdisciplinaridade: Possibilidades para a formação docente no estágio curricular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental  [p.03 a 12]

 2. Estágio Supervisionado em Gestão da Educação Escolar [p. 15 a 23]

 3. Reflexões sobre a Legitimidade do Estágio Supervisionado em Educação Infantil e sua Contribuição na Formação do Pedagogo [p.24 a 34]

 4. Formação Inicial e Estágio na Pedagogia: Vivência e reflexões [p.35 a 45]

 5.  Atuação do Pedagogo em Espaços não-formais: Algumas reflexões [p. 46 a 56]

 6. O Estágio Curricular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Sua importância na formação e atuação do futuro professor [p. 57 a 66]

 7.  O Estágio Curricular Supervisionado e a Pesquisa na Pedagogia: Uma parceria possível e necessária [p. 67 a 78]

 8.  A Experiência do Estágio na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Primeiros apontamentos [p. 79 a 87]

 9.  Campos de Estágios: Ampliação da práxis pedagógica [p. 88 a 98]

 10.  O Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia: "E quem já é professor"? Vivências e experiências da prática de estágio [p. 99 a 109]

 11. A Formação de Professores-Pedagogos no Paraná: A experiência do Estágio Supervisionado da Universidade Estadual de Londrina  [p. 110 a 118]

 12.  O Papel do Estágio na Formação do Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental [p. 119 a 128]

 13. A Formação do Pedagogo Para a Gestão Pedagógica na Educação Não Formal [p. 129 a 138]

 SEÇÃO II - PRÁTICAS DE ENSINO NO CURSO DE PEDAGOGIA

 14.  Qual a Relação entre Ensinar e Aprender História na Escola e a Hora do “Recreio”? [p. 139 a 147]

 15.   O Intercâmbio Cultural como Possibilidade para um Estudo Significativo sobre as Sociedades Indígenas [p. 148 a 158]

 16.   A Resolução de Problemas com Materiais Manipuláveis [p. 149 a 170]

 17.  A Pesquisa e a Ação na Formação do Docente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: A Importância do PIBID [p. 171 a 181]

 18.   Datas Comemorativas no Contexto Escolar [p. 182 a 193]

 

© 2007 Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-990 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43)3328-4440
e-mail: revistaprodocencia@hotmail.com