REVISTA ELETRÔNICA: PRO-DOCÊNCIA - ISSN 2318-0013

Número 01, volume 01, Janeiro a Junho de 2012.
ISSN 2318-0013

Esta primeira edição socializa:

a) Artigos e relatos de práticas de ensino apresentados na Jornada de Humanidades do Colégio Aplicação, em maio de 2011 b) Os trabalhos apresentados da I JORNADA DO FOPE, com o tema geral: "DIÁLOGOS SOBRE O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DAS LICENCIATURAS", que ocorreu de 18/03 a 11/11 de 2011, no campus da Universidade Estadual de Londrina (anfiteatro maior do CCH), promovido pelo FOPE (Fórum Permanente das Licenciaturas) e pelo Prodocência
 

I SEÇÃO:


Artigos e relatos de práticas de ensino apresentados na Jornada de Humanidades do Colégio

Aplicação [maio/2011] e alguns textos publicados no livro “PRÁTICAS E REFLEXÕES DE METODOLOGIAS DE ENSINO E DE PESQUISA DO PROJETO PRODOCÊNCIA DA UEL”

1. TRABALHANDO A ALTERIDADE A PARTIR DA DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA: A QUESTÃO DO VEGETARIANISMO
Marcelo Henrique Violin, Talita do Lago Anunciação

2. REFLEXÕES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO PIBID BIOLOGIA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLOGICAS
Vera Lucia Bahl de Oliveira, Virgínia Iara Maistro

3. ANÁLISES DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DOS ESTADOS DO PARANÁ E DE SÃO PAULO EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Célia Regina Vitaliano, Sônia Maria Dechandt Brochado, Aline Machado, Maria Julia Canazza Dall‟Acqua

4. A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA
Fabiana Costa Peres, Edwylson de Lima Marinheiro, Simone Moreira de Moura

5. A APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA MEDIADA POR QUADRINHOS E/ OU CHARGES
Renata Mehes, Virgínia Iara de Andrade Maistro

6. EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA SEGUNDO ROUSSEAU: PRIMADO DA FORMAÇÃO CORPORAL E DESENVOLVIMENTO DOS SENTIDOS
Arlei de Espíndola

7. A UTILIZAÇÃO DE TEORIAS E MÉTODOS DA SOCIOLOGIA DO CURRÍCULO EM PESQUISAS SOBRE ENSINO DE SOCIOLOGIA
Alexandre Jeronimo Correia Lima

8. CONSTRUINDO MATERIAIS E RECONSTRUINDO CONCEITOS E VALORES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Rosana Henriques Pinto Selvatici; Simone Moreira de Moura

9. O PROBLEMA DA CRENÇA E DA JUSTIFICAÇÃO NAS EPISTEMOLOGIAS NATURALIZADAS DE DAVID HUME E ALVIN GOLDMAN
Claudiney José de Sousa

10. IN/ EXCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Aline Cristian Guimarães Azevedo

11. INTOLERÂNCIA E HOMOFOBIA: A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA PELA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL
Leandro Moreira

12. ALGUNS APONTAMENTOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E DE CIÊNCIAS SOCIAIS: PONTOS DE ENCONTRO
Andreia Maria Cavaminami Lugle; Ângela Maria de Sousa Lima; Alexandre Jerônimo Correia Lima; Angélica Lyra de Araújo; Pâmela Cristina Guslen Rufino dos Santos

13.RÁDIO APLICAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA EDUCOMUNICATIVA
Roberto Antonio Pereira de Camargo

14. REPRESENTAÇÕES EM RELAÇÃO À PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: UM OLHAR DOS ALUNOS DO CURSO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Adriana Regina de Jesus Santos; Dayane Vergínia Batista; Karina Silva Cruciol; Hélio José Luciano; Anderson Souza de Oliveira


II SEÇÃO: POSTERES VIRTUAIS: TRABALHOS APRESENTADOS DA I JORNADA DO FOPE "DIÁLOGOS SOBRE O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DAS LICENCIATURAS", [18/03 A 11/11 DE 2011, NA UEL], PROMOVIDO PELO FOPE (FÓRUM PERMANENTE DAS LICENCIATURAS) E PELO PRODOCÊNCIA

1. CARTOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR
Vinícius Biazotto Gomes, Luis Eduardo de Barros

2. A CONSTRUÇÃO DE UM CIDADÃO CRÍTICO POR MEIO DO PROGRAMA “MAIS EDUCAÇÃO”
Fabiana Bezerra Mangili, Edilene Précoma , Marcela Bianca Malosso Graça , Caroline Felizardo Carrazedo de Souza

3. CONCEPÇÕES E REFLEXÕES A CERCA DO CAMPO DE ESTÁGIO EM GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE DUAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Aline Ross, Carlos Eduardo das Neves

4. EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA COM ALUNOS DE 6° SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Aline de Oliveira da Costa, Samanta Aparecida de Moraes Carvalho

5. O PLANETA TERRA E A POPULAÇÃO BRASILEIRA COMO CONTEÚDOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
Deisihany Armelin Santana, Carina Sala de Moreis

6. O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
Jeani Delgado Paschoal Moura

7. ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO DE REGÊNCIA
Leandro Garcia Niehues,Pedro Guglielmi Junior

8. LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Vera Luci Lisboa

9. ESTÁGIO – EDUCAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Carolina Secco Bianquini

10. PANORAMA MUSICAL NO SÉCULO XXI E O ENSINO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA: UMA ABORDAGEM
Ercole Martelli

11. ATIVIDADE DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO MUSICAL: UNIDADE DIDÁTICA “A LUA”
Fernando de Oliveira Magre

12. PROJETO MÚSICA CRIANÇA - INCLUSÃO CULTURAL E EDUCAÇÃO MUSICAL
Helena Ester Munari Nicolau Loureiro

13. RESULTADOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DESENVOLVIDO NA LICENCIATURA EM FÍSICA
Simone Aparecida Prins, Vinicius Montai, José Vicente Zenf

14. DIVERSIDADE E INCLUSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO EDUCADOR
Talita Kito, Anilde Tombolato Tavares da Silva

 

© 2007 Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-990 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43)3328-4440
e-mail: revistaprodocencia@hotmail.com