APRESENTAÇÃO DO ATLAS AMBIENTAL  DA CIDADE DE LONDRINA

O Atlas ambiental da cidade de Londrina foi desenvolvido pelos professores  Mirian Vizintim Fernandes Barros, Rosely Sampaio Archela, Omar Neto Fernandes Barros e Lucia Batista Gratão do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina, em conjunto com os pesquisadores Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello, da USP com apoio da Fundação Araucária. O Atlas traz informações sobre a área ambiental, social e econômica da cidade. Tem por objetivo apresentar informações cartográficas sobre a cidade e fornecer à população um material sistematizado para pesquisa. O conjunto de mapas temáticos permite a comunicação e o acesso de pesquisadores aos diversos produtos cartográficos acompanhados de textos, fotografias, dados estatísticos, gráficos e tabelas.

Os mapas foram elaborados com a utilização dos softwares SPRING e PHILCARTO. O Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas (SPRING) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  e o PHILCARTO, desenvolvido por Philippe Waniez,  pesquisador do Institut de Recherche pour le Développement (IRD) e, atualmente professor da Universidade de Bordeux - França. Enquanto o primeiro é um sistema de informação geográfica e admite base cartográfica e alfanumérica no mesmo banco de dados georreferenciado; o segundo é um software de cartografia digital que se adapta bem aos dados sócio-econômicos. A opção por esses softwares foi a melhor adequação dos recursos oferecidos para o tratamento das informações. A base metodológica utilizada para a elaboração dos mapas temáticos do atlas leva em conta as diversas técnicas de geoprocessamento relacionadas ao sensoriamento remoto, sistema de informação geográfica e cartografia digital. Em face da heterogeneidade dos dados e das informações obtidas e manipuladas e ainda, da utilização de diferentes métodos de análise, o desafio deste atlas foi produzir uma única base de dados a partir da base digital cedida pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL)  para possibilitar a integração e interação entre os mapas temáticos gerados.

Os links do menu esquerdo permitem abrir os mapas que se encontram agrupados nos seguintes temas:  :: A CIDADE DE LONDRINA  :: LONDRINA NO BRASIL :: LONDRINA NO PARANÁ  :: EXPANSÃO URBANA  :: SUBSTRATO SOCIAL :: SUBSTRATO NATURAL   :: DINÂMICA AMBIENTAL Cada tema possui um conjunto de mapas em arquivos com extensão PDF. Os mapas podem ser sobrepostos conforme a necessidade do usuário. A fim de facilitar o manuseio dos mapas, sugere-se baixar os arquivos em seu computador. Para abrir os mapas, clique em um dos temas, ative a aba layer no menu esquerdo do tema escolhido e clique no "olho" para ativar ou desativar cada layer com sua respectiva legenda. É possível imprimir um mapa de cada vez ou um conjunto de mapas escolhido pelo usuário.