RELIGIOSIDADE

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Omar Neto Fernandes Barros; Mirian Vizintim Fernandes Barros; Rosely Sampaio Archela; Hervé Théry; Neli Aparecida de Mello. Lúcia Helena Batista Gratão.
 

 

A cidade de Londrina, como muitas das localidades brasileiras, apresenta seu histórico vinculado à religiosidade cristã. As primeiras ações religiosas registradas na cidade datam de 1932, e, foram dirigidas pelos evangélicos, a maioria proveniente de São Paulo, de uma região conhecida como Alta Sorocabana, a qual pertenciam as denominações Presbiteriana Independente e Metodista. A primeira missa só foi realizada em 1934, pelo bispo dom Fernando Taddei, vindo de Jacarezinho no local onde seria construída a primeira paróquia.

Na atualidade temos em Londrina uma diversidade de denominações cristãs espalhadas na maior parte da cidade. De acordo com a classificação do IBGE, as denominações cristãs classificam-se em evangélicos de origem histórica ou de missões, entre os quais se destacam os Batistas, Presbiterianos, Luteranos, Metodistas; e os evangélicos de origem pentecostal dos quais destacam-se a Assembléia de Deus, Universal do Reino de Deus e do Evangelho Quadrangular. No Brasil, 68% dos evangélicos são de origem pentecostal e 27% de origem histórica (MUZIO, 2003).

Londrina possui 621 templos das diversas religiões, sendo 446 evangélicos e 79 católicos. Dos templos evangélicos, 59 são da Igreja Assembléia de Deus, 26 Batista, 22 Congregação Cristã e, 21 Igreja Deus é Amor. As outras religiões possuem 96 templos destacando-se 14 Testemunhas de Jeová, 9 Centros Espíritas Kardecista e 3 Budistas (Tabela 19).

 

 

Tabela 19 - Templos por denominação em 2003

 

DENOMINAÇÃO

QUANTIDADE

Católica

79

Evangélica

446

Histórica ou de Missões

 

Batista

26

Adventista

18

Presbiteriano do Brasil

15

Presbiteriana Independente

14

Metodista

11

Missionária

7

Pentecostal e Neo-Pentecostal

 

Assembléia de Deus

59

Congregação Cristã no Brasil

22

Deus é Amor

21

Evangelho Quadrangular

11

O Brasil para Cristo

11

Cristã Primitiva

11

Luz Para o Mundo

11

Só o Senhor é Deus

10

Presbiteriana Renovada

8

Universal do Reino de Deus

8

Nazareno

4

Internacional da Graça de Deus

4

Outras Cristãs (com menos de 4 templos cada)

175

Outras Religiões

96

TOTAL

621

Fonte: Adaptado de MUZIO (2003)

 

A igreja Católica possui individualmente o maior número de templos e sua distribuição espacial revela uma forte inserção nos vários bairros de Londrina, com exceção do centro-sul, também carente de igrejas evangélicas.

Entre os templos evangélicos, os pentecostais são em maior número, pois este segmento tem como prioridade atender a população de bairros periféricos, e, se instalam rapidamente, até mesmo antes da implantação de infra-estrutura como escolas, asfalto e postos de saúde.

A síntese elaborada com as variáveis igrejas católicas, igrejas evangélicas, escolaridade e renda, em classes homogêneas, retrata seis agrupamentos que demonstram diferenças importantes na cidade de Londrina (figura 62).

1. Centro rico com baixa presença de templos: Uma grande distinção é feita entre este agrupamento e os demais. Localizado nos bairros geograficamente centrais e mais antigos e alguns bairros do centro sul da cidade. Em termos médios, há uma menor presença de igrejas e maior número de chefes de família com rendas superiores a 20 salários mínimos mensais. É nessa região que se localiza a catedral (católica) e algumas das mais tradicionais igrejas evangélicas. Os templos (evangélicos) embora em número reduzido, são os maiores, podendo abrigar grande quantidade de membros. A densidade de residentes em idade escolar é alta nos bairros centrais e, baixa nas zonas de expansão urbana. São representados pelos bairros que foram implantados no início do surgimento da cidade e até o final da década de 1950: Centro Histórico, Quebec, Presidente, Jamaica, Champanhat, Shangri-lá, Vila Nova, HU, Aeroporto, Brasília, Vila Brasil, Petrópolis, Higienópolis, Ipiranga, Inglaterra, Tucanos, Bela Suíça, Guanabara e Palhano.

2. Periferia pobre com ampla presença da igreja católica: Predominância de templos católicos com grande presença de templos evangélicos pentecostais.  A condição socioeconômica é das mais precárias com forte presença dos que ganham até 3 salários mínimos (mínimo de 15% e máximo de 85%) e analfabetismo de jovens (mínimo de 4% e máximo de 30%). São bairros de implantação recente e alguns apresentam ocupação irregular: Heimtal, Cidade Industrial, Cilo 3, Cilo 2, Ideal, Olímpico, Piza, Parque das Indústrias e União da Vitória.

3. Periferia com realidade socioeconômica mediana com presença marcante da igreja evangélica de missões: Em relação aos índices socioeconômicos estão mais próximos das médias encontradas para Londrina (analfabetismo de jovens 11%, chefes de famílias com rendimento inferior a 3 salários mínimos, 42% e, superior a 20 salários mínimos, 3%). Encontra-se dispersos nos bairros centrais formando um primeiro anel a partir do centro. Fazem parte dessa região os seguintes bairros: Vivi Xavier, Cinco Conjuntos, Leonor, Coliseu, Vila Nova, Indústrias Leves, Bandeirantes, Sabará, Vila Recreio, Ideal, Brasília, Ernani, Fraternidade, Antares, Cafezal, Saltinho e Palhano.

4. Periferia pobre com presença de igrejas evangélicas pentecostais: Os índices socioeconômicos avaliados são inferiores à média municipal (até 3 salários mínimos, 53%; analfabetismo de jovens, 14%, chefes de famílias com rendimento superior a 20 salários mínimos, inferior a 1%). A diversidade de igrejas pentecostais é significativa com até 5 templos em um mesmo setor censitário. Encontra-se localizado nos bairros implantados após a década de 1970 na periferia que concentra um grande contingente de jovens em idade escolar. Representa uma fisionomia de bairros construídos em um período revelador de um empobrecimento dos cidadãos, seja pelo esgotamento das ações do regime militar que, teve seu término nos anos de 1980, seja pelo grande afluxo da população rural, sobretudo em uma região onde as plantações de café tinham uma significativa importância até 1975. Destacam-se neste agrupamento os bairros: Eldorado, Perobinha, Parigot de Souza, Vivi Xavier, Cinco Conjuntos, Cidade Industrial, Cilo 3 Ouro, Leonor, Coliseu Verde, Autódromo, Pacaembu, Lindóia, Cilo 2, Vila Casoni, Cidade Industrial 2, Fraternidade, Interlagos, Antares, Sabará, Califórnia, Parque das Indústrias, Cafezal, Saltinho e União da Vitória.

5. Contrastes socioeconômicos sem igrejas evangélicas visíveis: São bairros com núcleos urbanos cuja presença de instituições de pesquisa e ensino como IAPAR e UEL são importantes e presença de várias propriedades com atividades rurais. Os bairros Universidade, Vivendas do Arvoredo, Chácaras São Miguel e Terra Bonita, em amplo processo de urbanização, não apresentam templo cristão de forma aparente.

6. Contrastes socioeconômicos com igrejas evangélicas pentecostais: O bairro Esperança está em forte processo de urbanização por empresas imobiliárias que, dedicam-se à implantação de condomínios horizontais, circundados por bairros mais populares e zonas rurais. O começo efetivo de implantação de condomínios horizontais deu-se somente alguns anos após a implantação do Shopping Center Catuaí em 1990. A sede do distrito de Espírito Santo, recentemente incorporado à zona de expansão urbana concentra grande parte da população.

Ao utilizar dados coletados com o objetivo de cadastramento censitário, como os do IBGE, ou pesquisas secundárias, não se levam em conta aspectos essenciais da natureza humana, como sua mobilidade, relações de afetividade, amizades, dependência e familiares. Ainda que a análise aqui apresentada, compartimentando a cidade em setores e bairros não seja completa e ampla, revela questões essenciais para a melhoria das condições de vida da população, como por exemplo, a necessidade de estratégias apontadas pela comunidade que devem ser implementadas pelo poder público.