SOLOS

Voltar a pagina principal

Omar Neto Fernandes Barros; Mirian Vizintim Fernandes Barros; Rosely Sampaio Archela; Hervé Théry; Neli Aparecida de Mello. Lúcia Helena Batista Gratão

 

A partir da implantação do novo Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (EMBRAPA, 1999), os solos brasileiros têm suas denominações modificadas. O termo reconhecido popularmente como Terra Roxa passou a receber várias designações na nova classificação; no entanto, ainda não foi totalmente assimilada pela população, que continuará se referindo ao solo vermelho e fértil como “terra roxa”.

Na nova classificação, aplicada para Londrina, encontramos os solos: Latossolo Vermelho Eutroférrico, Distroférrico e Aluminoférrico; Nitossolo Vermelho Eutroférrico e Distroférrico; Chernossolos e Litossolos.

Se por um lado o tradicional adjetivo Roxo desapareceu da denominação oficial, a nova classificação revela a presença marcante do ferro que em nossa região é o grande responsável pela coloração avermelhada. Valoriza também a diversidade de fertilidade com os termos Eutroférrico (Rico), Distroférrico (Pobre) e Aluminoférrico (Rico em alumínio), assim como o aspecto lustroso, ceroso ou com brilho graxo da antiga Terra Roxa Estruturada, como no nome Nitossolo (camada ou horizonte Nítico: reluzente). Os antigos Litólicos receberam a denominação de Neossolos Litólicos (Neo: novo) revelando uma inexpressiva modificação em relação ao material originário, enquanto os Brunizens passaram para a denominação Chernossolos, em memória aos antigos Chernozens das estepes ucranianas, estudados por Dokoutchaiev (apud ROUGERIE e BEROUTCHACHVILI, 1991), pesquisador responsável por lançar as bases da Pedologia moderna.

O mapa de tipos de solo na área urbana de Londrina e a tabela 12 revelam a distribuição espacial dos solos na área urbana, permitindo apreciar a correspondência entre o substrato geológico, a morfologia, a rede de drenagem e, os solos.

 

 

Tabela 12 - Tipos de solo em Km2

Tipo de Solo

km2

Nitossolos

140,50

Latossolos

 97,92

Chernossolos e Neossolos

   7,10

Total das Classes

245,52