https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/issue/feedInformação & Informação2023-12-31T16:27:56-03:00Brígida Maria Nogueira Cervantesinfoeinfo@uel.brOpen Journal Systems<p>A revista <strong>Informação & Informação</strong>, iniciada em 1996, é um periódico científico eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), disponível em <em>Open Access</em>, no sistema OJS/SEER (Open Journal Systems/Serviço de Editoração Eletrônica de Revistas).</p> <p>Assim, <strong>Informação & Informação </strong>tem como objetivo disseminar a informação científica na área da Ciência da Informação e difundir o diálogo intelectual entre pesquisadores, profissionais e estudantes que atuam em diferentes regiões do país e no exterior.</p>https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/49657Informação & Informação, Londrina, v. 28, n. 1, jan./mar. 2023.2023-12-30T15:35:45-03:00Rogerio Paulo Müller Fernandesromuller@uel.br2023-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Rogerio Paulo Müller Fernandeshttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/49658Editorial2023-12-30T15:49:43-03:00Brígida Maria Nogueira Cervantesbrigida@uel.brRogerio Paulo Müller Fernandesromuller@uol.com.br2023-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Brígida Maria Nogueira Cervantes, Rogerio Paulo Müller Fernandeshttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/46031Indicadores qualitativos para avaliação do potencial semântico de portais do conhecimento de universidades2023-11-07T14:15:11-03:00Josefina Aparecida Soares Guedesjosefinaguedes@yahoo.com.brFaimara do Rocio Strauhsfaimara@utfpr.edu.br<p><strong>Objetivo:</strong> Este estudo teve por objetivo propor indicadores qualitativos para a avaliação do potencial semântico de portais do conhecimento de universidades. <br /><strong>Metodologia: </strong>A pesquisa incluiu levantamento bibliométrico, análise sistemática e de conteúdo e pesquisa de campo com envio de questionário para coordenadores de TI das 69 universidades federais brasileiras, a fim de identificar as tecnologias e os recursos humanos disponíveis no portal de cada instituição. O tratamento dos dados foi efetuado mediante análise estatística descritiva e os indicadores foram validados por um painel de especialistas. <br /><strong>Resultados</strong>: O mapeamento da rede de portais universitários semânticos evidenciou os atores humanos e não humanos e suas inter-relações marcadas por laços fortes e fracos. Foi proposto um conjunto de 18 indicadores qualitativos construídos a partir de preceitos semânticos e sociotécnicos. <br /><strong>Conclusões:</strong> O conjunto de indicadores pode ser usado como instrumento de gestão, a fim de disponibilizar pesquisa semântica que facilita o acesso à informação relevante, além de favorecer a interoperabilidade e ações de comunicação e colaboração, contribuindo para a evolução dos portais do conhecimento de universidades como uma aplicação sociotécnica.</p>2023-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Informação & Informaçãohttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/45918Os aspectos ontoepistemológico e as dimensões da memória na Ciência da Informação2022-04-16T20:40:11-03:00Jhoicykelly Roberta Pessoa e Silvajhoicykelly.pessoa@ufpe.brSandra de Albuquerque Siebrasandra.siebra@ufpe.brThais Helen do Nascimento Santosthais.hnsantos@ufpe.br<p class="Resumo"><strong>Objetivo: </strong>Apresentar o caráter multidimensional da memória por meio de precedentes históricos, filosóficos, antropológicos e sociológicos.<strong> <br />Metodologia: </strong>Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e qualitativa, realizada por meio de revisão bibliográfica. <br /><strong>Resultados: </strong>A memória é abordada a partir de duas perspectivas distintas, mas indissociáveis: uma ontológica, ligada ao estudo do Ser; e outra epistemológica, relacionada à apreensão do conhecimento. As dimensões e tipologias da memória são vinculadas ao conceito de identidade. <br /><strong>Conclusões: </strong>Considera-se que esta discussão pode contribuir para enriquecer o referencial teórico da Ciência da Informação, que trabalha esse fenômeno de modo transdisciplinar, a partir de uma síntese entre teoria e prática, considerando as questões existenciais, generalistas, hierárquicas, diferenciais, estruturalistas e simbólicas da memória.</p>2023-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Informação & Informaçãohttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/45686História em quadrinhos como fontes de informação2022-03-11T12:43:38-03:00Fábio Mascarenhas e Silvafabiomascarenhas@gmail.comAna Ligia Feliciano dos Santosanaligia.santos@ufpe.br<p><strong>Objetivo: </strong>busca compreender a caracterização e a aplicação das HQs na condição de fontes de informação na pesquisa acadêmica.<strong> <br />Metodologia: </strong>Caracteriza-se como pesquisa descritiva, quanto aos fins, e bibliográfica, quanto aos meios, buscando apresentar e discutir um dos aspectos dos estudos dos quadrinhos no contexto da área da CI. Inicialmente foi realizada uma pesquisa exploratória por meio de um levantamento bibliográfico em bases de dados como Brapci, Scielo, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT), Attena (Repositório Institucional da UFPE), Web of Science e DOAJ, com fins de delimitação do tema e definição do objeto de estudo. <br /><strong>Resultados: </strong>identificou publicações nas áreas de Educação, Ciência da Informação, Ciências da Saúde e História, que tratam dos quadrinhos enquanto fontes de informação relacionando-as a práticas de mediação de leitura e inclusão, desenvolvimento de habilidades leitoras, divulgação de informações, transmissão de conhecimentos, entre outros. <br /><strong>Conclusões: </strong>observa-se a importância da inclusão das HQs em bibliotecas e unidades de informação, com o objetivo de promover a democratização do acesso a essas obras e o desenvolvimento de pesquisas e ações relacionadas.</p>2023-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Informação & Informaçãohttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/45284Aplicação da governança do conhecimento em organizações do setor público e privado2022-01-03T15:27:29-03:00Amanda Soaresamandasoaresbiblio@gmail.comIvânia Freire da Silvaprof.ivaniafreire@gmail.comPatrícia de Sá Freirepatricia.sa.freire@ufsc.br<p><strong>Objetivo</strong>: Este estudo buscou identificar as diferenças e similaridades na aplicação da Governança do Conhecimento (GovC) em organizações do setor público e privado. <br /><strong>Metodologia</strong>: Esta pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa, teórica, de fim exploratório descritivo. O método utilizado para sua execução foi a revisão integrativa da literatura, com aplicação da estratégia de análise temática. O levantamento planejado, sistemático e explicitado dos dados foi realizado nas bases de dados Web of Science e Scopus. As buscas ocorreram em abril de 2021. Com base em um grupo resultante dos critérios de exclusão e inclusão, 7 artigos científicos foram analisados e suas argumentações serviram de base para identificação das diferenças e similaridades na aplicação da GovC e como esta ocorre nas organizações públicas e privadas. <br /><strong>Resultados</strong>: As estruturas de GovC tendem a estar mais presentes nas organizações públicas em razão de questões relacionadas à legislação e estratégias específicas a esse contexto. A estruturação e análise dos mecanismos formais da GovC a partir de uma visão holística promovem o alcance do objetivo que as organizações públicas e privadas possuem em comum na prestação de serviços para a sociedade. A hierarquização e a descentralização podem influenciar as interações sociais que promovem o comportamento de compartilhamento de conhecimento nas organizações públicas e privadas. <br /><strong>Conclusões</strong>: Como contribuições, destaca-se a possibilidade de visualizar a aplicação prática da GovC nas organizações e estimular a reflexão e aprofundamento das diferenças e similaridades nos setores público e privado, que apesar de possuírem contextos distintos, são complementares em diversos aspectos.</p>2023-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Informação & Informaçãohttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/45261Quem conta um conto, aumenta um ponto?2021-12-20T18:37:56-03:00Eliane Cristina de Freitas Rochaprof.lili.rocha@gmail.comCristiane Calheiros Leicristianelei1969@gmail.comÁlisson Valentim de Freitasalissonvalentim@gmail.com<p align="justify"><strong>Objetivo: </strong>Apresentar o programa Pontos de Memória do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), resultante de uma política pública no campo da cultura e patrimônio.<strong> <br />Metodologia: </strong>Por meio de revisão bibliográfica narrativa, é traçado um breve histórico do referido programa. Em sequência, são apresentados resultados de um levantamento documental e de um de survey sobre as características dos pontos de memória brasileiros relacionados a esta política. <br /><strong>Resultados: </strong>O programa surgiu em 2009 e teve seu auge nos anos de 2011-2014, orientado pelo conceito antropológico da cultura. A baixa taxa de retorno do survey online e as dificuldades de inventariação das iniciativas indicam que vários destes pontos de memória possam estar inativos. <br /><strong>Conclusões: </strong>Os pontos de memória realizam ações culturais que vão além de ações de preservação de memória e patrimônio, valorizando culturas locais diversificadas. As ações estatais de fomento dos pontos de memória parecem ser essenciais para sua sobrevivência.</p>2023-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Informação & Informaçãohttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/46070Gestão e geração de conhecimento a partir da modelagem dos processos de normas técnicas2022-05-12T21:12:42-03:00Mauricio Carvalho Salvadormauriciosalvador79@gmail.comSimone Vasconcelos Silvasimonevs@iff.edu.br<p><strong>Objetivo: </strong>Realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) visando responder à questão de pesquisa: “Como a modelagem de processos relacionada a uma norma técnica ISO pode contribuir para a geração e a gestão de conhecimentos?”. Este trabalho busca evidenciar a geração de conhecimento a partir da modelagem de normas ISO, e como ocorre a transformação do conhecimento neste processo.<strong> <br />Metodologia: </strong>Dividida nas etapas, (i) definição da questão de pesquisa; (ii) elaboração da estratégia de busca; (iii) definição dos critérios de inclusão e exclusão; (iv) seleção; (v) análise e síntese dos estudos selecionados. A busca ocorreu em três bases científicas, e foram utilizadas duas questões de pesquisa secundárias: “Quais normas ISOs e notações de modelagem de processos foram utilizadas? <br /><strong>Resultados: </strong>Foram selecionados doze artigos que contribuem com a questão de pesquisa principal. A norma mais utilizada foi a ISO 9001 e as notações foram SPEM (<em>Software & Systems Process Engineering Metamodel</em>) e BPMN (<em>Business Process Model and Notacion</em>). Como resposta a questão de pesquisa principal foi possível elaborar a relação entre as notações de modelagem de processos, as normas ISO e o conhecimento gerado, assim como foi identificada uma lacuna em relação à gestão de conhecimento relacionada à transformação de conhecimento. <br /><strong>Conclusões: </strong>Por meio da RSL foi possível identificar a geração de conhecimento a partir da modelagem de processos de normas técnicas e em relação a gestão de conhecimento, este trabalho propôs um fluxo capaz de demonstrar a transformação do conhecimento de tácito para explícito e vice-versa a partir da modelagem de normas técnicas.</p>2023-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Informação & Informaçãohttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/47227Declaração de interesse público e social de arquivos privados2022-12-21T18:21:58-03:00Elisa Maria Lopes Chaveselisachaves8@gmail.comMaria Leandra Bizelloml.bizello@unesp.br<p><strong>Objetivo: </strong>este artigo apresenta a legislação pertinente a Declaração e discute a ausência de arquivos de mulheres declarados como de interesse público e social no Brasil.<strong> <br />Metodologia: </strong>pautou-se no levantamento bibliográfico e documental por meio da legislação e na análise quantitativa e qualitativa dos arquivos declarados como de interesse público e social. <br /><strong>Resultados: </strong>a pesquisa identificou a quantidade de arquivos privados institucionais e pessoais, dentre os arquivos pessoais verificou-se a quantidade de arquivos de mulheres e de homens declarados como de interesse público e social e observou-se a praticamente inexistência de arquivos privados de mulheres. <br /><strong>Conclusões: </strong>conclui-se que há necessidade de avançar na institucionalização e preservação desses arquivos para identificação e incentivo de arquivos considerados como de interesse público e social e principalmente a necessidade de avançar na declaração de arquivos de mulheres que hoje perfazem uma quantidade diminuta em detrimento de arquivos pessoais de homens.</p>2023-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Elisa Maria Lopes Chaves, Maria Leandra Bizellohttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/45558A produção das mulheres na Ciência da Informação a partir de uma análise baseada em mineração de dados descritiva2022-02-17T18:33:18-03:00Douglas Farias Cordeirocordeiro@ufg.brKátia Kelvis Cassianokatiakelvis@ufg.br<p><strong>Objetivo: </strong>O artigo propõe a realização de um estudo descritivo sobre a participação da mulher na produção científica, em termos de produção bibliográfica e de orientações, no âmbito da Ciência da Informação.<strong> <br />Metodologia: </strong>Utiliza um percurso descritivo, baseado no processo <em>Knowledge Discovery in Databases</em>, com o emprego de soluções de mineração de dados para a análise da participação da mulher na produção científica, especificamente na Ciência da Informação.<strong> <br />Resultados</strong>: Os resultados obtidos apresentam indicadores em termos da produtividade no contexto da Ciência da Informação, abordando diferentes visões de acordo com tipos específicos de produção.<strong> <br />Conclusão</strong>: As contribuições alcançadas pelas pesquisadoras na área de Ciência são destacadas, principalmente para produções em periódicos especializados e formação em nível de pós-graduação, demonstrando a representatividade e importância da mulher para o crescimento da área.</p>2023-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Informação & Informaçãohttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/45468Presença digital das bibliotecas do IFPB2023-08-05T10:25:52-03:00Maria Eliziana Pereira de Sousaelizianaps@gmail.comValmira Perucchivperucchi2@yahoo.com.brJobson Louis Almeida Brandãojobsonlouis@gmail.com<p><strong>Objetivo: </strong>A informação digital está presente em todas as atividades do cotidiano, tendo sido demandado que as organizações se posicionem digitalmente, gerando engajamento e constituindo uma nova dinâmica de comunicação: em rede e sem fronteiras. O uso das mídias sociais tornou-se requisito essencial. Objetivou-se compreender as estratégias e práticas empregadas pelas bibliotecas educativas públicas do Instituto Federal da Paraíba nas mídias sociais digitais a fim de propor soluções em aquiescência com a dinâmica digital contemporânea. <br /><strong>Metodologia: </strong>Analisou-se a atuação de dezessete unidades de informação, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, observando e analisando as mídias sociais existentes, a partir de dados qualitativos: atração de usuários, disponibilização das informações, relacionamento, personalização, promoção, acessibilidade e formalização. O mapeamento possibilitou identificar a incipiente presença digital das bibliotecas educativas públicas do IFPB. Diante disto, a investigação passou a ser conduzida pelo método Ciência-Ação, estabelecendo-se princípios norteadores a partir das bibliotecas testes de Campina Grande e Catolé do Rocha. Aplicou-se questionário para as duas bibliotecárias gestoras dessas unidades. <br /><strong>Resultados: </strong>Identificou-se incipiente presença digital das bibliotecas educativas públicas do IFPB. O nível de posicionamento e engajamento digital apresentaram-se baixos. Verificou-se que não há política institucional regulando a gestão de mídias sociais em bibliotecas. <br /><strong>Conclusões: </strong>Recomenda-se a elaboração de um Manual de Boas Práticas em Mídias Sociais para Bibliotecas e Bibliotecários, com base no método design sprint, aprovado por meio de resolução institucional. Estudos vindouros, acompanhados de testes práticos, poderão atestar ainda mais a validade e eficácia do método.</p>2023-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Informação & Informaçãohttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/44342Modelo de gestão do conhecimento para as bibliotecas técnico-acadêmicas2023-10-04T23:13:41-03:00Carlos Henrique da Silva Sousahenriquecear@gmail.comLuis Borges Gouveialmbg@ufp.edu.pt<p><strong>Objetivo: </strong>Apresentar uma proposta de modelo de gestão do conhecimento para as bibliotecas técnico-acadêmicas.<strong> <br />Metodologia: </strong>O modelo foi concebido através de revisão bibliográfica e com base em modelos e metodologias existentes, estando focado nas bibliotecas pertencentes aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, e foi avaliado por gestores de bibliotecas técnico-acadêmicas ligados a um desses institutos por meio de formulário online estruturado em questões que abordaram cada um dos elementos conceituais do modelo, no sentido de validá-lo a partir de suas percepções e <em>expertises</em> na gestão dessas bibliotecas. A técnica utilizada para análise e interpretação dos dados foi a análise de conteúdo categorial. <br /><strong>Resultados:</strong> O modelo foi considerado essencial, acessível, abrangente, viável e estruturado. Os gestores mencionaram a importância de uma comunicação eficiente e ampla com os colaboradores da biblioteca, visando facilitar sua implementação, sem deixar de observar a cultura da organização como um elemento desafiador em todo o processo. <br /><strong>Conclusões: </strong>A avaliação e a validação evidenciaram que os elementos conceituais do modelo possibilitam um ambiente que facilita a implementação do gerenciamento do conhecimento nessas bibliotecas, aperfeiçoando serviços, produtos, qualificação dos colaboradores, otimização dos processos de gestão e adaptabilidade de acordo com as demandas e realidade de cada biblioteca, adaptando-se ao ambiente da instituição em que atuam.</p>2023-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Informação & Informaçãohttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/45572Compartilhamento das informações e as gerações2022-02-22T10:14:21-03:00Rita de Cássia Martins de Oliveira Venturaritamartins@sempre.unifacig.edu.brReginaldo Adriano de Souzareginaldoberbert@hotmail.comLilian Beatriz Ferreira Longolilianfacig@hotmail.comGabriela Emerick Pereiragabriela_emerick@hotmail.com<p><strong>Objetivo</strong>: Analisar, em um contexto organizacional, a disponibilidade para o compartilhamento da informação procurando identificar se há diferença entre as gerações que compõe o corpo social da empresa. Bem como enfatizar para as organizações a necessidade de políticas de gestão de pessoas que considerem o aspecto geracional. <br /><strong>Metodologia</strong>: Pesquisa descritiva, utilizando-se de um <em>survey</em> como técnica de coleta de dados, com uma estratégia quantitativa de análise de dados, em uma organização prestadora de serviços contábeis – estudo de caso, com uma amostra delineada em que se considera o aspecto geracional: X, Y e Z. <br /><strong>Resultados</strong>: Os dados coletados apontam que os funcionários da organização estão dispostos a cooperarem uns com os outros e a colaborarem com a partilha de informações intraorganizacional e, sempre que necessário, pedem ajuda e encontram pessoas dispostas a ajudar. <br /><strong>Conclusões</strong>: Infere-se não haver diferenças significativas entre as gerações na disposição para partilhar as informações dentro do ambiente organizacional encontrando uma atitude positiva na vontade para a partilha.</p>2023-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Informação & Informação