(Re)pensar o ensino e aprendizagem da Representação da Informação e do Conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n3p135

Palavras-chave:

Representação da Informação, Representação do Conhecimento, Ensino e aprendizagem, Reaprendizagem

Resumo

Introdução: O presente artigo propôs-se a (re)pensar o ensino e a aprendizagem da representação da informação e do conhecimento em tempos de reaprendizagem.
Objetivo: Identificar como ocorre o ensino e a aprendizagem da representação da informação e do conhecimento.
Metodologia
: a pesquisa realizada é de abordagem qualitativa, descritiva, do tipo levantamento bibliográfico. Para a coleta de dados, foi feito um questionário encaminhado aos docentes e discentes do curso de Biblioteconomia e Gestão da Informação da UDESC via grupos de WhatsApp. O questionário foi respondido por escrito por alguns e por gravação de voz por outros respondentes, bem como por e-mail por um respondente. Para o tratamento dos dados, foi realizada a transcrição das entrevistas por áudio, encaminhada aos entrevistados para conferência e autorização para publicação. Para análise dos dados, foi realizada a categorização por assunto, e análise de conteúdo.
Resultados: Como resultado, compreende-se que o retorno dos questionários não foi representativo para a demanda de docentes e dos discentes do Curso, no entanto, considera-se que refletem o momento atual da educação no Brasil.
Conclusões: como conclusão, identificou-se que os docentes e discentes estão trabalhando juntos nesse novo formato de ensino remoto, partilhando as dificuldades com as tecnologias, e com o próprio modelo de ensino e aprendizagem que está sendo repensado, reaprendendo juntos.

 

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Biografia do Autor

Ana Maria Pereira, Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho - Uminho

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Publicado

2020-10-31

Como Citar

Pereira, A. M. (2020). (Re)pensar o ensino e aprendizagem da Representação da Informação e do Conhecimento. Informação & Informação, 25(3), 135–162. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n3p135

Edição

Seção

Artigos