PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPPG

 

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES (FAQ)

 

1. Quando será efetuado o pagamento da bolsa?
As bolsas do CNPq são pagas até o quinto dia útil do mês subsequente, desde que o aluno tenha registrado o termo de aceite no momento da indicação, e os dados bancários registrados na Plataforma Carlos Chagas.
As modalidades pagas pela UEL - Fundação Araucária, Inclusão Social, bolsas da instituição - após a confirmação da liberação do recurso de convênio, do orçamento do Governo do Estado do Paraná e autorização do setor financeiro, a PROPPG providencia o pagamento.


2. Fui indicado como bolsista e não sei se a indicação foi aceita e quais os próximos passos que devo fazer?
Após a indicação pelo docente e autorização do pedido, o estudante é registrado no projeto informado pelo docente.
Se o docente for indicado para bolsa do CNPq, receberá automaticamente uma mensagem em seu endereço eletrônico informado no currículo lattes, com as instruções para registrar o termo de aceite da bolsa.
Se o currículo lattes do estudante estiver em preeenchimento, a Proppg envia mensagem ao orientador, com cópia ao discente, para atualizar o currículo e, assim, poder receber a mensagem do CNPq.
Para as modalidades pagas pela UEL, o discente deve acompanhar no portal do estudante se consta a sua participação como bolsista.
Se sim, deverá abrir conta corrente na Caixa Econômica Federal (conta em seu nome e não conjunta) e informá-la ao endereço eletrônico: iniciacao@uel.br , informando agência, conta corrente e tipo, e nome completo com o número de matrícula.


3. Como faço para ingressar na iniciação científica ou tecnológica?
O estudante interessado em ingressar na iniciação científica deverá contactar o colegiado de seu curso ou centro de estudos e consultar os docentes que participam de projetos de pesquisa.
Esta consulta poderá ser realizada também acessando o portal da Proppg, em Projetos de Pesquisa, consulta a projetos.
Todo pedido de ingresso, seja iniciação científica sem concessão de bolsa, ou com bolsa, é realizado através do docente.


4. Ainda não tenho o meu certificado de iniciação científica ou tecnológica, ou colaborador.
O estudante deverá verificar se entregou o seu relatório final ao orientador que, por sua vez, deverá anexar no sistema.
Para as modalidades iniciação científica sem concessão de bolsa e inclusão social, o relatório deverá ser entregue no protocolo da UEL, acompanhado do formulário para este fim.
O certificado do estudante estará disponível no portal do estudante após a aprovação do relatório final pelo comitê.
Caso o comitê não aprove o relatório, o orientador será comunicado via processo (iniciação científica sem bolsa, inclusão social), ou através de consulta ao sistema Proic ou Proiti (acesso somente ao docente).
Para estudantes que participaram em projetos de pesquisa como colaborador deverão entregar o relatório final de colaborador discente, disponível no portal da Proppg, formulários de projetos de pesquisa, no atendimento da Proppg.


5. Quais são as minhas obrigações como bolsista?
O termo de compromisso da bolsa, assumido pelo estudante e orientador - está disponível no momento da indicação do discente e também no portal da Proppg - em Iniciação Científica ou Tecnológica.
Durante a vigência da bolsa o estudante deverá escrever um artigo científico sobre o projeto de iniciação apresentado no seu ingresso, e apresentar os resultados finais da bolsa no evento de iniciação científica (iniciação científica) ou tecnológica. (iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação).]


6. Posso acumular bolsa ou fazer estágio remunerado?
Durante a vigência da bolsa o estudante não pode ter vínculo empregatício, receber outra bolsa, ou realizar estágio remunerado não obrigatório.
Somente é permitido ser bolsista e acumular estágio remunerado, desde que seja obrigatório, que faça parte da grade curricular do curso, e tenha o aval do orientador.
 

7.Quando iniciam as inscrições do EAIC ou EAITI?
As inscrições geralmente iniciam a partir do segundo semestre e as apresentações se realizam em outubro. O estudante deve acompanhar o Portal da Proppg sobre a abertura de inscrições e data do evento.


8. Quais são os valores da bolsa?
Os valores das modalidades PIBIC/CNPq (Iniciação Científica) , PIBITI/CNPq (Iniciação Tecnológica) e Iniciação Científica Júnior (ICJ) constam no endereço: http://cnpq.br/no-pais/
As bolsas da Fundação Araucária (Iniciação Científica, Tecnológica, Ações Afirmativas, ICJR Fundação Araucária) são de acordo com os valores anunciados nas chamadas públicas.


9. Sou orientador de bolsista e o projeto que está vinculado o discente encerra antes do término da bolsa. Irei perder a bolsa?
Após o encerramento do projeto de pesquisa, em que participa o docente e seu orientando, deverá vincular o estudante em outro projeto de pesquisa que esteja em execução, pelo menos até o término da bolsa do discente.


10. Não tenho vínculo com a UEL, mas posso participar como colaborador em projetos de pesquisa? E qual o procedimento?
Sim, e o interessado deverá preencher o formulário de Inclusão de Colaborador Externo em Projetos, com assinatura do coordenador do projeto e do colaborador externo e entregar na PROPPG/Pesquisa.
link: http://www.uel.br/proppg/portal/pages/formularios-de-pesquisa.php


11. Alunos de Pós-Graduação podem fazer cadastramento de Projetos de Pesquisa?
O cadastro do projeto de pesquisa é realizado somente pelo orientador.


12. Docente da UEL, que está como aluno de Pós-Graduação, pode cadastrar o seu projeto?
Embora seja docente da UEL, não é possível cadastrar seu projeto de pós-graduação como estudante. Este cadastro somente é permitido ao orientador que poderá efetuar o cadastro.


13. Sou docente da UEL e o projeto que cadastrei no sistema de projetos ainda não entrou em execução. Como verificar a sua situação?
O docente que efetuou o cadastro pode consultar o trâmite acessando o sistema de projetos e verificar em qual instância encontra-se no momento. O projeto de pesquisa passa por quatro comissões no centro de estudos do interessado para aprovação: comissão de pesquisa do departamento, conselho de departamento, comissão de pesquisa do centro, conselho de centro.


14. Solicitei inclusão de docente em participação de projeto de pesquisa. Como verificar se sua situação já foi realizada?
O interessado deverá consultar o sistema de projetos. A inclusão somente será realizada após tramitar em todas as instâncias no centro de estudos com a sua aprovação.


17. O meu TIDE está vencendo e desejo vincular em outro projeto de pesquisa. Qual o procedimento que devo adotar?
Informações sobre TIDE e vinculação em projetos de pesquisa ficam sob a responsabilidade da Prorh.


18. Verifiquei e não consigo vincular meu TIDE a projetos de pesquisa, pois estou com sanção em projetos anteriores. Qual o procedimento para regularizar a situação?
O docente, cujo projeto de pesquisa esteja cancelado com sanção, deverá entregar o relatório final através do sistema de projetos, via web.

 

© Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10011 | CEP 86057-970 | Londrina - PR

e-mail: eliete@uel.br