O que é o orçamento:

 O Orçamento da Universidade é uma lei que, entre outros aspectos, exprime em termos financeiros a alocação dos recursos para o período de um ano. Trata-se de um instrumento de planejamento que espelha as decisões políticas, estabelecendo as ações prioritárias para o atendimento das demandas  correspondentes às atividades da Universidade.

O Orçamento é de responsabilidade da Reitoria e sua elaboração é da competência da Pró-Reitoria de Planejamento - Proplan. O Orçamento é, no âmbito da Universidade, aprovado pelo Conselho Universitário e encaminhado ao Governo do Estado para ser incorporado ao Orçamento do Estado, afim de ser submetido à aprovação da Assembléia Legislativa.

 A execução do Orçamento na Universidade é administrada pela Secretaria de Planejamento que, a partir de critérios e conveniências próprios, estabelece formas para a liberação dos recursos. A propósito, observa-se que, fora os recursos destinados à folha de pagamento, cujo critério de liberação obedece uma sistemática datada, os demais recursos programados são liberados mediante a realização das receitas próprias.