A bacia do rio Tibagi

Localização/O Rio Clima Vegetação

A Bacia do rio Tibagi está entre as maiores bacias hidrográficas do Estado do Paraná, com uma área total de 24.530 km2. Localizada na porção centro leste do Estado, apresenta uma paisagem bem variada, composta por inúmeros ambientes. Um gradiente de condições climáticas que se estendendo no eixo norte/sul pode ser facilmente determinado. A nascente do rio Tibagi está localizada no município de Palmeira a 1.150 m de altitude.

O fluxo da água toma direção norte indo desembocar na Usina Hidroelétrica de Capivara (CESP) no rio Paranapanema (23o01'12''S, 50o38'07''W), 550 km depois. Este desnível caracteriza um rio de forte correnteza, origem de seu nome indígena (rio de correnteza), e encaixado em seu leito. Um total de aproximadamente 65 tributários diretos e 1200 pequenos riachos compõem a rede hidrográfica do rio Tibagi. O ponto culminante da bacia do rio Tibagi, no entanto, está a aproximadamente 1200 metros de altitude, na região dos Campos Gerais, município de Castro. Desta região há um desnível a oeste e norte até atingir a faixa dos 300 metros de altitude, próximo à confluência com o rio Paranapanema.

Um outro aspecto importante a ser considerado que é a presença de uma usina hidrelétrica de médio porte,a qual provoca o barramento total do curso normal do rio Tibagi. Esta usina localiza-se em Telêmaco Borba (geo) Acredita-se que ela obstrua o curso migratório das espécies de peixe ditas de piracema, apesar da presença de escadas, prejudicando também a montante as espécies de peixe reofífilicas. Estudos sobre as consequências desta obra sobre a ictiofauna foram realizados e estão em andamento.

Clima

As diferenças de latitude e altitude tornam o clima do sul da bacia do rio Tibagi mais subtropical e do norte mais tropical. Tomando-se como referência a temperatura média mensal nas cidades de Ponta Grossa (sul), Telêmaco Borba (centro) e Londrina (norte) demonstra-se que o norte apresenta uma temperatura mais amena ao longo do ano, com inverno de temperatura mais alta, em relação ao sul, com inverno mais rigoroso, de temperatura mais baixa e freqüente incidência de geadas. Telêmaco Borba está em uma situação intermediária entre estes extremos. A pluviosidade média anual tende a ser maior no sul da bacia do rio Tibagi do que no norte. Em virtude destas diferenças climáticas, dividiu-se a bacia do rio Tibagi em três unidades básicas, que são consideradas pelos vários subprojetos, embora sem uma delimitação muito rigorosa: Alto Tibagi, Médio Tibagi e Baixo Tibagi.

Vegetação

Devido às variações de clima existentes entre o alto e o baixo Tibagi, somadas às diferenças geomorfológicas e pedológicas, a cobertura vegetal também compreende duas regiões de paisagens distintas.

No alto Tibagi, o planalto ali existente é coberto por uma vegetação campestre, com ilhas de Floresta Ombrófila Densa (Floresta de Araucária) nas depressôes úmidas, bordas de platôs e margens de rios. Nos frequentes afloramentos de rocha, existem espécies endêmicas como a Velloziaceae Vellozia paranaensis, além de Cactáceas, Bromeliáceas e Orquidáceas.

No baixo Tibagi ocorria uma cobertura contínua de Floresta Estacional Semidecidual (também conhecida por "mata mesófila"), com pequenas áreas de Floresta de Araucária nos pontos acima de 700m, junto aos divisores de águas. Esta paisagem hoje se encontra completamente alterada, restando apenas fragmentos de floresta, em torno de 2%.

Na escarpa que divide as duas regiões ocorre uma floresta de transição, com uma flora mista e uma estrutura também intermediária.

[Volta à página principal] [Estação de piscicultura] [Viveiro de mudas] [Museu de Zoologia] [Herbário] [Staff]