Sensibilizarte: a arte como instrumento para humanização na formação e no cuidado em saúde

 

O Sensibilizarte é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina coordenado por estudantes e envolve os diversos cursos da área da saúde: Educação Física, Enfermagem, Fármacia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

Através de recursos artísticos atuamos junto a pacientes, acompanhantes e profissionais do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná (HU - UEL) com a finalidade de promover - tanto na formação dos estudantes quanto na rotina hospitalar - a Humanização do cuidado em saúde, contemplando os princípios da Política Nacional de Humanização. 

História

O projeto Sensibiizarte teve origem em 2007, fruto da imaginação de 2, na época, estudantes de medicina da UEL (Marina Papa Penteado e Rodrigo Aralios Neves) interessados em fortalecer a visão humanística do cuidado em saúde. 

Inspirados por diversas iniciativas de grupos de estudantes e profissionais que desenvolviam experiências artísticas buscando estabelecer uma forma diferente de diálogo com sues pacientes, e que vinha ganhando adesão crescente nas escolas médicas do Brasil, formaram o primeiro grupo voluntário de palhaços para atuarem no Hospital Universitário da UEL.

Inicialmente participavam apenas estudantes de medicina e enfermagem, sendo expandido para os demais cursos da saúde em 2008. No mesmo ano, com o intuito de incluir pessoas com diversas potencialidades e abranger o acesso aos pacientes, as atividades foram ampliadas para outras linguagens artísticas, e assim surgiram as quatro frentes de atuação do projeto: Artesanato, Contação de Histórias, Música e Palhaço.

Com o reconhecimento e vinculação à International Federation of Medical Students Associations of Brazil (IFMSA - Brazil) pelo comitê de Saúde Pública, o Sensibilizarte UEL inspirou estudantes de diversas universidades do país a implantarem o projeto em suas cidades.

Com o crescimento e amadurecimento, após 6 anos sendo gerido na perspectiva de voluntariado, sentiu-se a necessidade de uma maior formalização das atividades. Em 2014, como apoio da Profª Drª Maíra Bonafé Sei, o Sensibilizarte se torna oficialmente um projeto de Extensão da UEL. 

Objetivos

  • Contribuir para a formação de futuros profissionais da saúde mais humanizados utilizando-se de recursos artísticos como instrumento para sensibilização.
  • Proporcionar uma estratégia de acolhimento no campo da saúde pautada em recursos artísticos-expressivos de maneira a dar maior qualidade de vida aos pacientes internados e seus acompanhantes.
  • Proporcionar uma integração multiprofissional entre os estudantes e profissionais de diversas especialidades na área da saúde.

 

 

 

© 2007 Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-990 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43)3328-4440
e-mail: mairabonafe@uel.br