Ética e Comportamento

A Ética é entendida como um conjunto de regras relacionadas aos valores e conceitos morais de um indivíduo ou grupo social.

A ética no trabalho é necessária para um ambiente saudável. É necessário que haja um “bom senso” na tentativa de delimitar o comportamento ético, mas nem sempre o “bom senso” é suficiente. Para isso existem códigos de éticas de profissões definidos pelos conselhos federais das respectivas áreas.

Porém, nem toda profissão possui tais códigos de ética, por isso utiliza-se comportamentos identificados como éticos, que exprimem um conjunto de valores. Tais como: Honestidade; Ser humilde, tolerante e flexível; Nunca fazer algo que não possa ser assumido diante de superiores ou colegas; Se houver algo para corrigir ou falar para um colega de trabalho, deve ser dito somente a pessoa e não a terceiros; A privacidade dos colegas deve ser mantida, jamais obstruir o direito de expressão e voto no posicionamento alheio; A hierarquia dentro da empresa deve ser respeitada sem considerar amizades ou antipatias; É importante saber reconhecer seus erros e tentar corrigi-los.

Apesar de o comportamento ético não constar no currículo, ele será reconhecido e associado à sua personalidade e identidade profissional. Por isso é preciso compreender que ser ético, muitas vezes é renunciar a oportunidades de obter dinheiro, status e benefícios. Se os seus princípios e valores estiverem ajustados, a decisão ética cultural da empresa, será aceito por todos do grupo e pode reduzir os conflitos.

http://efetividade.net/2012/04/o-que-e-etica-no-trabalho-guia-rapido-com-10-mandamentos-essenciais.html