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Tomando o axioma M4, que afirma que todo número real diferente de zero, possui um inverso multiplicativo, temos o conjunto dos números racionais, que é um outro subconjunto muito importante do conjunto dos números reais:
Nota: A palavra racional provém do Latim ratio=razão também entendida em Matemática como divisão. Usamos a barra \(/\) para entender o sinal de divisão \(\div\).
Exemplos de números racionais:
O conjunto \(I\) dos números Irracionais é o conjunto dos números reais que não são racionais:
Embora os números racionais e os irracionais sejam apresentados como conceitos simples, às vezes não é fácil verificar se um certo número real \(x\) é racional ou irracional.
Como exemplos de números irracionais, sempre nos apresentaram números especiais como:
mas provar que tais números são irracionais, é uma outra história muito mal contada.
A escola de Pitágoras (580-500 a.C) já sabia que não existia um número racional \(x\) com a propriedade que:
Nota: Lembramos que estamos introduzindo os números reais diretamente, apresentando um conjunto de axiomas que os caracterizam e verificamos que este conjunto deve conter os números naturais, os números inteiros, os números racionais e também os números irracionais.
No Ensino Fundamental, a criança começa tomando contato com os números naturais, depois com os números inteiros, e então com os números racionais, etc.
Detalhes sobre os números racionais e números irracionais
Nota: Com os oito itens apresentados acima, podemos construir um enorme conjunto de números irracionais.
Dado histórico: No Curso Médio estuda-se o conjunto dos números complexos, que é mais amplo que todos os conjuntos tratados até aqui. Um grande equívoco é pensar que as teorias destes conjuntos tenha sido feita, de uma forma acabada, nesta mesma ordem que estamos apresentando.
No século XVI, os matemáticos já lidavam com números complexos. O método de Tartaglia (publicado no livro Ars Magna como sendo de Cardano) para a resolução de equações do terceiro grau, foi o grande elemento motivador para o estudo destes números e também de equações algébricas. Mas foi somente no final do século XIX que a teoria de cada um destes conjuntos ficou consolidada.
Vamos retornar ao conjunto dos números positivos para estabelecer duas convenções muito importantes.
Intervalos finitos: Com estas últimas convenções podemos definir os conceitos de intervalo e da importante função modular.
Podemos visualizar os quatro tipos de intervalos com extremidades finitas, pondo um círculo vazio onde não vale a igualdade e um círculo cheio onde vale a igualdade.
Intervalos infinitos: Definimos o intervalo \((a,\infty)\) como o conjunto de todos os números reais maiores do que \(a\), isto é:
e também os intervalos:
e uma notação comum é
O módulo (valor absoluto) de um número real \(x\), é definido como o maior valor (máximo) entre \(x\) e \(-x\), isto é:
ou usando a função raiz quadrada, por:
ou ainda por:
Exemplos: \(|+5|=5\), \(|0|=0\) e \(|-6|=6\).
O conceito de módulo de um número real realiza um papel de fundamental na Análise Matemática e são valiosas algumas relações de igualdade e desigualdade onde aparecem os módulos.
Teorema: Quaisquer que sejam \(x,y\in R\), tem-se que:
Nota: Nem sempre é verdadeira
a igualdade \(|x+y|=|x|+|y|\).
O conceito de módulo de um número real permite introduzir o conceito de distância entre dois números reais e caracterizar o conceito de proximidade entre dois números reais.
Dados \(x,y\in R\), define-se a distância entre \(x\) e \(y\) como:
Exemplo: \(d(-3,+7)=|(-3)-(7)|=|-10|=10\).
Com as desigualdades podemos construir a relação de ordem total sobre \(R\):
com as seguintes propriedades:
As duas últimas propriedades expressam o fato que a relação de ordem \( < \) considerada é compatível com a estrutura de corpo de \(R\).
A última propriedade é muitas vezes motivo de tropeços para muitos alunos e professores, em especial na resolução de desigualdades e pela sua importância, faremos a sua demonstração.
Se \(x=y\in R\) e \(z=0\), a relação é verdadeira, pois \(0 \cdot x=0\), logo, para todo \(z\in R\).
Se \(x < y\) e \(z > 0\), obtemos \(y-x\in P\) e \(z\in P\). Pela propriedade P1, temos:
e pela propriedades distributiva:
ou seja:
Prove a outra parte como exercício.
É o conjunto de todos os valores que satisfazem à proposição dada, sendo que este conjunto depende do universo que estamos trabalhando.
Exemplo: Consideremos
O conjunto solução no conjunto \(R\) dos números reais tem dois elementos e é dado por:
mas o conjunto solução no conjunto \(N\) dos números naturais é um conjunto unitário, dado por:
Dada uma desigualdade, é importante obter o conjunto solução \(S\) que satisfaz a esta desigualdade, isto é, obter o conjunto de todos os números reais que satisfazem à desigualdade dada e indicar o resultado na forma de um intervalo real ou através da reunião ou interseção de intervalos reais.
Exemplo 1: Para resolver a desigualdade real \(5x+15 > 0\), somamos o número \(-15\) a ambos os termos da desigualdade:
para obter
Dividindo ambos os termos por 5, obtemos
Assim, o Conjunto Solução é:
Exemplo 2: Para resolver as desigualdades \(12 < 5x+15\leq 25\), no conjunto dos números reais, podemos somar \(-15\) a todos os termos das desigualdades, para obter
Simplificando, obtemos
Dividindo todos os termos das desigualdades por \(5\):
Simplificando, obtemos finalmente
logo o Conjunto Solução será:
A relação de ordem total \(x\leq y\) se \(y-x\geq 0\) que existe em \(R\) e o fato de \(R\) ser completo, permitem identificar o conjunto dos números reais com os pontos de uma reta, fato conhecido por representação gráfica da reta real.
Esta representação é uma linha reta onde se identifica um ponto, denominado origem, com o número zero \(0\) e outro ponto, tomado por unidade, com o número um \(1\) e a partir daí indicam-se os outros valores numéricos, dependendo de sua grandeza em relação à unidade.
Existe um terceiro axioma que caracteriza o conjunto dos números reais como um corpo ordenado completo. Deste axioma é possível obter as propriedades mais importantes do Cálculo e na verdade, se este fato não fosse verdadeiro, pouco restaria dos conhecidos Teoremas do Cálculo Diferencial e Integral.
Infelizmente, o enunciado deste axioma exige tantos requisitos que ele só pode (e deve) ser trabalhado com cuidado em um curso mais avançado de Cálculo Diferencial e Integral ou Análise Matemática.
Mostramos aqui algumas consequências deste axioma, como por exemplo, o conceito de raiz quadrada.
Por \(R\) ser completo um fato importantíssimo é o seguinte: Dado um número real não negativo \(a\), existe um único número real
não negativo \(x\) tal que
Por definição, este número real não negativo é a raiz quadrada de \(a\) e assim, dado \(a\geq 0\), define-se a raiz quadrada de \(a\), como:
sendo \(x\geq 0\) e \(x^2=a\).
Portanto, \(\sqrt{4}=2\) e é errado
afirmar que \(\sqrt{4}= \pm 2\).
Uma consequencia desta definição e da definição de módulo de um número real, é a seguinte:
Dado um número real x qualquer, podemos redefinir então o módulo de um número real de uma terceira forma, através do uso da raiz quadrada. Você conseguiria fazer isto?
O conceito de raiz quadrada permite a criação de duas funções reais, definidas sobre o conjunto \([0,\infty\)) por:
De modo análogo podemos definir a raiz \(n\)-ésima de um número real não negativo \(a\), como:
se e somente se \(b \geq 0\) e \(b^n=a\) e o número \(b\) que pode posto na forma
onde \(n\) é um número inteiro.
Referências bibliográficas