Material desta página
Um vetor (geométrico) no plano \(R^2\) é uma classe de objetos matemáticos (segmentos) com a mesma direção, mesmo sentido e mesmo módulo (intensidade).
Uma quarta característica de um vetor é formada por dois pares ordenados: o ponto onde ele começa (origem do vetor) e um outro ponto onde ele termina (extremidade do vetor) e as coordenadas do vetor são obtidas pela diferença entre as coordenadas da extremidade e as coordenadas da origem.
Nota: Existe uma definição, não necessariamente geométrica, muito mais ampla do conceito de vetor envolvendo muitos objetos matemáticos como: matrizes, conjuntos, funções, soluções de equações diferenciais, etc.
Exemplo: Se um vetor \(v\) tem origem no ponto \((1,2)\) e extremidade no ponto \((7,12)\), ele é dado por \(v=(6,10)\), pois:
Esta classe de objetos é representada por um segmento de reta (representante) desta família que tem as mesmas características.
O representante escolhido, quase sempre é o vetor que tem origem em \((0,0)\) e a extremidade em um par ordenado \((a,b)\) no plano cartesiano e que será denotado por
Se \(v=(a,b)\) e \(w=(c,d)\), definimos a soma dos vetores \(v\) e \(w\), por:
Propriedades da soma de vetores
Ponto médio de um segmento: Dado um segmento de reta, cujas extremidades são também as extremidades dos vetores \(v_1=(x_1,y_1)\) e \(v_2=(x_2,y_2)\), o ponto médio deste segmento é dado por \(m=(x,y)\) onde
Centro de gravidade de um triângulo: Tomemos os vértices de um triângulo como as extremidades dos vetores \(v_1=(x_1,y_1)\), \(v_2=(x_2,y_2)\) e \(v_3=(x_3,y_3)\).
O centro de gravidade deste triângulo é dado pelo vetor \(g=(x,y)\) onde
Se \(v=(a,b)\) e \(w=(c,d)\), definimos a diferença entre os vetores \(v\) e \(w\), por:
Se \(v=(a,b)\) é um vetor e \(k\) é um número real, definimos o produto de \(k\) por \(v\), por:
Propriedades do produto de escalar por vetor
Quaisquer que sejam os escalares \(a\) e \(b\) e os vetores \(v\) e \(w\), temos que:
Exercício: Dados os vetores \(v=(3,4)\) e \(w=(8,12)\), construir geometricamente no plano cartesiano os vetores: \(v\), \(w\), \(-v\), \(-w\), \(v+w\) e \(v-w\).
O módulo ou comprimento do vetor \(v=(a,b)\) é um número real não negativo, definido por:
Vetor unitário é um vetor que tem o módulo igual a 1.
Exercício: Mostrar que para todo \(t\) real, o vetor \(v=(\cos(t),\sin(t))\) é unitário.
Notas:
Exercício: Qual é a projeção vertical do vetor \(v=(3,4)\)? Qual é o módulo deste vetor? Esboce um gráfico desta situação no plano R^2.
Dados os vetores \(v=(a,b)\) e \(w=(c,d)\), definimos o produto escalar ou produto interno entre os vetores \(v\) e \(w\), como o número real obtido por:
Exemplos: O produto escalar entre \(v=(2,5)\) e \(w=(-7,12)\) é dado por:
O produto escalar entre \(v=(2,5)\) e \(w=(-5,2)\) é:
Exercício: Faça um gráfico em \(R^2\), com muito cuidado nas medidas e mostre as posições dos vetores \(v\) e \(w\) do último exemplo.
Propriedades do produto escalar: Quaisquer que sejam os vetores, \(u\), \(v\) e \(w\) e o escalar \(k\):
Outro modo de escrever o produto escalar entre os vetores \(v\) e \(w\) é
onde \(q\) é o ângulo formado pelos vetores \(v\) e \(w\).
Com este modo podemos obter o ângulo \(q\) entre dois vetores quaisquer \(v\) e \(w\), pois:
se nenhum dos vetores é nulo. Aqui, \(0\leq q\leq\pi=3,1416\cdots\).
Exercício: Faça uma análise quando \(q=0\), \(q=\pi/2\) e \(q=\pi\). Determine o ângulo entre os vetores \(v=(1,0)\) e \(w=(1,1)\). Nunca se esqueça de construir gráficos com esses objetos vetoriais.
Dois vetores \(v\) e \(w\) são ortogonais se:
Exercício: Dado o vetor \(v=(3,7)\), obtenha pelo menos dois vetores do plano que sejam ortogonais a \(v\). Construa geometricamente estes vetores.
Dois vetores \(v\) e \(w\) são paralelos se existe uma constante real \(k\neq 0\), tal que:
Exercício: Obter pelo menos dois vetores do plano que sejam paralelos ao vetor \(v=(3,7)\). Construa geometricamente estes vetores.