Matemática Essencial

Ensino Fundamental, Médio e Superior no Brasil

Geometria
Noção de espaço
Ulysses Sodré

Material desta página

1 O que é espaço?

O que é o espaço? Reconhecemos e usamos o espaço, mas se alguém perguntar o que é o espaço, muitos irão ter dificuldades em explicar. Na verdade, é mais fácil explicar o que se pode fazer com este ente primitivo que não tem definição para nós.

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. (João 14:2, A Bíblia Sagrada)

Uma primeira tentativa para explicar o que é espaço, é dizer que é tudo o que nos envolve e é o local onde podemos nos mover para a frente, para os lados e para cima e para baixo.

Pelo conceito expresso, observamos que vivemos em um ambiente tridimensional. Basta então conhecer as três direções para identificar a posição relativa que ocupamos.

Quando afirmamos que vamos andar para a frente, para o lado, para cima e para baixo, devemos quantificar e identificar o quanto vamos nos deslocar nestas direções, logo necessitamos conhecer uma origem para o sistema e identificar este ponto como \((0,0,0)\) pois esperamos que ele esteja localizado a uma distância num ponto de referência para todos os outros pontos.

2 O Sistema Cartesiano tridimensional

Um procedimento matemático simples é tomar um ponto genérico como:

\[P=(x,y,z)\]

onde \(x\) indica a quantidade deslocada na direção positiva do eixo que contem os deslocamentos para frente, \(y\) indica a quantidade deslocada na direção positiva do eixo que contem os deslocamentos para o lado e \(z\) indica a quantidade deslocada na direção positiva do eixo que contem os deslocamentos para cima.

Para facilitar as coisas do ponto de vista matemático, vamos denominar tais direções por: Eixo \(OX\), Eixo \(OY\) e Eixo \(OZ\).

O sistema tridimensional é o conjunto de todos os ternos ordenados \((x,y,z)\), sendo que a ordem não pode ser mudada sob pena de nos deslocarmos para outro lugar. A palavra cartesiano se deve a René Descartes, conhecido como cartesius. \(x\) recebe o nome de abscissa, \(y\) o nome de afastamento e \(z\) o nome de cota.

Exemplo: Se um indivíduo está no centro da cidade em uma posição \(O=(0,0,0)\) e quer andar para a frente \(3\) quadras, depois andar para o lado \(5\) quadras e depois subir até o \(10\)o. andar de um prédio a posição final do mesmo após o percurso será o ponto \(P=(3,5,10)\) e podemos observar que as unidades não são necessariamente as mesmas. Se este mesmo indivíduo se deslocasse para a posição final \(P=(3,10,5)\), certamente chegaria a um lugar diferente.

3 Outros sistemas de localização

Existem outras formas de localização no espaço tridimensional como é o caso do sistema de coordenadas cilíndricas e sistema de coordenadas esféricas, dentre outros. Particularmente importantes são os sistemas de coordenadas no plano. O sistema cartesiano plano é um caso particular do sistema cartesiano espacial tridimensional, mas existe um outro sistema muito importante que é o sistema de coordenadas polares.

4 O Sistema de Coordenadas Polares R2

Vamos considerar agora um mundo plano onde os pontos são indicados por \(P=(x,y)\). No sistema bidimensional a medida \(x\) recebe o nome de abscissa e a medida \(y\) recebe o nome de ordenada.

Existe um sistema que considera uma linha básica horizontal de referência, por exemplo, o Eixo \(OX\) indicado positivamente e outra forma de indicar um ponto P=(x,y).

Consideremos que a distância da origem \(O=(0,0)\) ao ponto \(P=(x,y)\) seja indicada pela letra \(r\) e que o ângulo formado entre o segmento \(OP\) e o Eixo \(OX\) indicado positivamente seja indicado por \(t\). Neste caso o ângulo deve ser um parâmetro tal que \(0 \leq t<2\pi\).

Assim, um ponto será indicado por \(P=(r,t)\), onde:

\[r = \sqrt{x^2+y^2}, \qquad t = \arctan(y/x)\]

Exemplo: Para um indivíduo pontual se deslocar da origem \(O=(0,0)\) ao ponto \(P=(3,4)\), ele deve se deslocar \(5\) unidades na direção da reta que forma um ângulo de \(t=36.87\) graus com o Eixo \(OX\). Assim, o ponto será descrito como \(P=(3,4)\) ou em coordenadas polares como:

\[P=(5, 36.87)\]

A tangente de \(36.87\) graus é igual a \(0.75 = 3/4\).

5 O Sistema de Coordenadas Cilíndricas

Este sistema considera duas linhas básicas que passam pela origem \(O=(0,0,0)\), uma linha de referência no plano do chão como o Eixo \(OX\) indicado positivamente, uma outra linha de referência como o Eixo \(OZ\) e o ângulo indicado por \(t\), formado pela projeção no plano do chão do segmento \(OP\) e o Eixo \(OX\) indicado positivamente. O ângulo deve ser um parâmetro tal que \(0 \leq t<2\pi\). Assim, um ponto \(P=(x,y,z)\) é indicado por

\[P=(r,t,z)\]

Este sistema é uma mera ampliação das coordenadas polares, mantendo a mesma coordenada \(z\), conhecida como a cota \(z\).

A ideia básica para indicar um ponto neste sistema é construir um cilindro circular reto com o centro na origem \(O=(0,0,0)\) e que passe exatamente pelo ponto \(P=(x,y,z)\).

A projeção deste ponto no plano do chão que é indicada pelo plano \(z=0\) é o ponto \(P_0=(x,y,0)\) e determinamos as coordenadas polares do par ordenado \((x,y)\) considerado como um ponto de um plano e não do espaço.

Exemplo: Para um indivíduo se deslocar da origem \(O=(0,0,0)\) ao ponto \(P=(3,4,10)\), ele deve se deslocar \(5\) unidades na direção da reta que forma um ângulo de \(t=36.87\) graus com o Eixo \(OX\) e subir \(10\) unidades, logo o ponto será descrito como \(P=(3,4,10)\) ou em coordenadas cilíndricas como:

\[P=(5, 36.87, 10)\]

6 O Sistema de Coordenadas Esféricas

Este sistema considera o plano do chão (\(z=0\)) que passa pela origem \(O=(0,0,0)\) contendo o Eixo \(OX\) orientado positivamente e o Eixo \(OZ\) orientado positivamente, que é uma linha reta perpendicular ao plano do chão.

Neste sistema, o ponto \(P=(x,y,z)\) é indicado por três medidas: \(r\) a distância entre \(O=(0,0,0)\) e o ponto \(P=(x,y,z)\), \(u\) o ângulo formado entre projeção no plano do chão do segmento \(OP\) e o Eixo \(OX\) indicado positivamente e \(v\) o ângulo formado entre o segmento \(OP\) e o Eixo \(OZ\) indicado positivamente.

Enquanto o ângulo \(u\) pode ser tal que \(0\leq u<2\pi\) pois a projeção de \(OP\) sobre o plano do chão pode dar uma volta completa, o ângulo \(v\) pertence ao intervalo \(0 \leq v<\pi\), pois este ângulo chega a ser no máximo um ângulo raso.

Assim, um ponto \(P=(x,y,z)\) é indicado por \(P=(r,u,v)\), onde

\[\begin{align} r &= \sqrt{x^2+y^2+z^2} \\ u &= \arctan(y/x) \\ v &= \arccos(z/r) \end{align}\]

7 Um Sistema Geográfico

Há um Sistema Geográfico Posicional de identificação na face da Terra que leva em consideração outros objetos como: meridianos e paralelos, para indicar a longitude e a latitude do ponto na superfície do globo terrestre. Como uma circunferência de círculo tem um arco com \(360^0\), os cientistas dividiram \(360^0\) por \(24\operatorname{h}\) para obter \(15^0\) por hora.

Consideraram a planificação do globo terrestre traçaram linhas imaginárias geodésicas (verticais) sobre a superfície terrestre, que passam pelos polos Norte e Sul e são denominadas meridianos e a referência básica foi a cidade de Greenwich (Inglaterra) que tem o meridiano \(0\).

Fizeram o mesmo com linhas horizontais na planificação e denominaram tais linhas de paralelos. Hoje podemos observar a localização de uma cidade em qualquer lugar do mundo situada no meridiano \(M\) e paralelo \(P\). Claramente temos que cada local está localizado com a cota \(z\) acima do nível do mar, razão pela qual este sistema pode ser indicado como:

\[P=(M,P,z)\]

Exemplo: O Terminal Rodoviário da cidade XYZ está localizada na posição \((a,b,c)\). Resolva este problema para a sua cidade.

8 O Sistema cartesiano R4

Você já pensou que ao invés de estar num sistema tridimensional como dissemos antes, talvez você esteja num sistema tetradimensional? Na verdade, vivemos num sistema \(R^4\), pois são necessárias \(4\) coordenadas para indicar a posição relativa de um objeto.

Um objeto colocado às \(12:00\operatorname{h}\) no ponto \((3,4,12)\) não é o mesmo objeto colocado às \(13:00\operatorname{h}\) no mesmo ponto \((3,4,12)\).

Para entender melhor, exija um sacrifício de uma pessoa e coloque a mesma parada (se possível, estática) às \(12:00\operatorname{h}\) em um local de sua casa, que tomamos como o ponto \((3,4,12)\). Você espera que esta pessoa seja a mesma pessoa às \(13:00\operatorname{h}\)? É óbvio que aconteceram modificações no comportamento da mesma, mesmo que você não tenha observado.

Você acha que uma árvore plantada em um local por mais de \(20\) anos é a mesma a cada instante? O corpo humano também é composto de átomos que se movem a uma velocidade que não pode ser visualizada, assim, um corpo está em constante movimento e dependendo dos estímulos recebidos das mais diversas fontes, terá alteração, logo não será o mesmo de antes, nem mesmo \(1\) segundo depois!

Já observamos como é possível estender o conceito de espaço a algo além daquilo que possamos desenhar ou conceber geometricamente.

9 Uma ideia sobre o Rn

Quando o governo calcula a inflação ocorrida em um certo período, ele afirma que a inflação \(inf\) é uma função que depende de várias variáveis como \(X\) (xuxu), \(A\) (abacate), \(Co\) (Condomínio), \(Ca\) (Carro), \(E\) (Escola), \(I\) (Indecisão do governo), \(D\) (Dívida Interna), \(E\) (etc) e outros objetos. Uma pessoa normal colocaria o Xuxu ou limão como um dos itens para a análise e cálculo da inflação?

Isto significa a um matemático sério, que

\[inf = f(X, A, Co, Ca, E, I, D, E)\]

e é logico que esta função é bem construída e consistente, mas, você não consegue desenhar o gráfico da mesma nesse ambiente tridimensional que você vive. Isto indica que você está trabalhando em um sistema com as \(8\) coordenadas \((X,A,Co,Ca,E,I,D,E)\), logo o gráfico desta função deve estar em \(R^9\). Para obter seriamente a inflação você precisa medir o comportamento de \(n\) (ou centenas de) variáveis e não somente de poucas, como faz o governo hoje.

Isto não quer dizer que a inflação é uma função construída para enganar o povo. Na verdade, o que deveria ser feito para obter a inflação é a considerar as principais variáveis que causam esta alteração no Sistema Financeiro Nacional, mas uma coisa é óbvia: Muitas vezes o governo não leva em consideração fatores que realmente distorcem o processo inflacionário pois não considera nesses cálculos os fatores que geram tal inflação mas alguns elementos da cesta básica que nada tem a ver com a realidade nacional e alguns poucos outros.

Com este exemplo, eu espero ter dado uma ideia sobre o significado do espaço \(R^n\), que é uma mera extensão dos espaços bidimensional e tridimensional, nossos velhos conhecidos.

A nossa capacidade ainda é pequena para entender um espaço multidimensional \(R^n\).

Observemos a passagem bíblica citada no início deste trabalho, que nos diz que existem outros ambientes (espaços) que o senso de um homem comum é incapaz de conceber.

Ha uma necessidade do ser humano alterar o seu comportamento para ver algo além das coisas comuns desse mundo. Há muitas pessoas que olham para uma parede de uma casa e não conseguem ver nada além dela. Você já se imaginou num quarto de uma casa, pensando exatamente que estivesse no quarto vizinho com todas as coisas boas ou ruins que o mesmo possui? Será que você é daqueles que percorre o trajeto de sua casa até o seu serviço sempre usando o mesmo caminho? Você já pensou que na outra rua existem (coisas ruins e) coisas belas que você nunca percebeu porque nunca passou por lá?

10 Exercícios criativos

Exercício de criatividade sobre o R5: Pense em uma pessoa no espaço \(R^3\) e simule a possibilidade dessa pessoa ter duas outras características como idade e beleza. Observamos aqui que este indivíduo é um ente pentadimensional e talvez não tivesse percebido isto, pois além de ser tridimensional, ele tem pelo menos \(2\) outras características.

Exercício para você: Simule as características principais do ser humano e considere tais objetos como coordenadas de um sistema cartesiano.

Exercício para o governo: Tome a conta do Condomínio do local onde você mora, faça uma medida mês a mês dos custos de cada item e monte uma função com várias variáveis para determinar o custo mensal condomínio. Analise a variação entre dois meses consecutivos e observe que a inflação de seu condomínio não tem absolutamente nada a ver com a inflação que o governo utiliza para referência de detalhes econômicos nacionais.