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O conjunto dos números naturais é representado pela letra maiúscula \(N\) e estes números são construídos com os algarismos:
conhecidos como algarismos indo-arábicos. No século VII, os árabes invadiram a Índia, difundindo o seu sistema numérico.
Embora o zero não seja um número natural no sentido que tenha sido proveniente de objetos de contagens naturais, iremos considerá-lo como um número natural uma vez que ele tem as mesmas propriedades algébricas que os números naturais. Na verdade, o zero foi criado pelos hindus na montagem do sistema posicional de numeração para suprir a deficiência de algo nulo. Para saber mais, clique nos links: Notas históricas sobre o zero ou Notação Posicional. Caso queira se aprofundar no assunto, veja o belíssimo livro: História Universal dos Algarismos, Tomos I e II, Editora Nova Fronteira, 1998 e 1999, de Georges Ifrah.
Na sequência, consideramos o conjunto dos números naturais tendo o número zero como primeiro elemento (para este conjunto ter mais propriedades algébricas) e denotamos este conjunto por:
Representamos o conjunto dos números naturais com a letra \(N\). As reticências (três pontos) indicam que este conjunto não tem fim. \(N\) é um conjunto com infinitos números.
Excluindo o zero do conjunto dos números naturais, o conjunto é representado por:
Todo número natural dado tem um sucessor (número que vem depois do número dado), considerando também o zero.
Exemplos: Seja \(m\) um número natural.
Exemplos:
Exemplos:
Exemplos: Se \(m\) é um número natural finito diferente de zero.
O conjunto abaixo é conhecido como o conjunto dos números naturais pares. Embora uma sequência real seja um outro objeto matemático denominado função, algumas vezes utilizaremos a denominação sequência dos números naturais pares para representar o conjunto dos números naturais pares:
O conjunto abaixo é conhecido como o conjunto dos números naturais ímpares, às vezes também chamado, a sequência dos números ímpares.
Dizemos que um conjunto A é igual a um conjunto B se, e somente se, o conjunto A está contido no conjunto B e o conjunto B está contido no conjunto A. Quando a condição anterior é satisfeita, escrevemos A=B (que se lê: A é igual a B). Quando não ocorre a igualdade, denotamos tal fato por \(A \neq B\), que se lê: A é diferente de B.
Na definição de igualdade de conjuntos, não é importante a ordem dos elementos no conjunto.
Exemplo com igualdade: No desenho seguinte, os elementos do conjunto A são os mesmos elementos do conjunto B. Neste caso, A=B.
Seja agora uma situação em que os elementos dos conjuntos A e B são distintos.
Sejam \(A=\{a,b,c,d\}\) e \(B=\{1,2,3,d\}\). Nem todos os elementos do conjunto A estão no conjunto B e nem todos os elementos do conjunto B estão no conjunto A. Também NÃO podemos afirmar que um conjunto é maior do que o outro conjunto, mas podemos afirmar que o conjunto A é diferente do conjunto B.
Exercício: Há um espaço em branco entre dois números em cada linha. Qual é o sinal apropriado que deve ser posto neste espaço: \(<\), \(>\) ou \(=\).
Exercício: Representar analiticamente cada conjunto, isto é, através de alguma propriedade e depois por extensão, apresentando os elementos do conjunto:
Na sequência, estudamos as duas principais operações possíveis no conjunto dos números naturais. Praticamente, toda a Matemática é construída a partir destas duas operações: adição e multiplicação.
A primeira operação fundamental da Aritmética, tem por finalidade reunir em um só número, todas as unidades de dois ou mais números. Antes de surgir os algarismos indo-arábicos, as adições eram realizadas por meio de tábuas de calcular, com o auxílio de pedras ou por meio de ábacos.
Para somar dois números, com a tabela, um em uma linha e outro em uma coluna, basta fixar um número na 1a. coluna e um segundo número na 1a. linha. Na interseção da linha e coluna fixadas, obtemos a soma dos números.
Por exemplo, se tomarmos o número \(7\) na linha horizontal e o número \(6\) na linha vertical, obtemos a soma \(13\) no cruzamento da linha do \(7\) com a coluna do \(6\).
É a operação que tem por finalidade adicionar o primeiro número denominado multiplicando ou parcela, tantas vezes quantas são as unidades do segundo número denominado multiplicador.
Exemplo: \(4\) vezes \(9\) é o mesmo que somar o número \(9\) quatro vezes:
O resultado da multiplicação é o produto e os números dados que geraram o produto, são os fatores. Usamos o sinal \({\times}\) ou \(·\) para representar a multiplicação.
Multiplicando um número natural pela soma de dois números naturais, é o mesmo que multiplicar o fator, por cada uma das parcelas e a seguir adicionar os resultados obtidos.
Dados dois números naturais, às vezes precisamos saber quantas vezes o segundo número está contido no primeiro número. O primeiro número que é o maior é o dividendo e o outro que é menor é o divisor. O resultado da divisão é o quociente. Se multiplicarmos o divisor pelo quociente obtemos o dividendo.
No conjunto \(N\) dos números naturais, a divisão não é fechada, pois nem sempre é possível dividir um número natural por outro número natural e na ocorrência disto a divisão não é exata.
Relações essenciais numa divisão de números naturais
Exercício: Se X=6 e Y=9, qual é o valor da soma do dobro de X com o triplo de Y?
Para dois números naturais \(m\) e \(n\), a expressão \(m^n\) é um produto de \(n\) fatores iguais ao número \(m\), ou seja:
denominada potência.
O número que se repete como fator é denominado base da potência que neste caso é \(m\). O número de vezes que a base se repete é o expoente que neste caso é \(n\). O resultado é a potência.
Esta operação é uma multiplicação com fatores iguais, como por exemplo:
Uma potência cuja base é igual a \(1\) e o expoente natural é \(n,\) denotada por \(1^n\), é igual a 1.
Exemplos:
Exemplos:
Para obter uma potência \(M^n\) com o navegador, como por exemplo \(12^5\), digite (ou copie com Control+C) a linha de comando:
javascript:Math.pow(12,5)
da forma como está escrito, na caixa do seu navegador que contém o nome do arquivo que é acessado neste momento (location=endereço). Após isto, pressione a tecla ENTER. Você verá uma nova página com uma calculadora, na qual você realizar esta potenciação para obter \(248832\) e muitas outras operações disponíveis.
No livro Matemática e Imaginação, o matemático americano Edward Kasner apresentou um número denominado googol que é representado por \(1\) seguido de \(100\) zeros.
Ele pensou que este era um número superior a qualquer coisa que passasse pela mente humana sendo maior do que qualquer coisa que pode ser posta na forma de palavras.
Um googol é um pouco maior do que o número total de partículas elementares conhecidas no universo, algo da ordem de \(10^{80}\). Se o espaço com estas partículas fosse comprimido de uma forma sólida com neutrons, este ficaria com algo em torno de \(10^{128}\) partículas.
Outro matemático criou então o googolplex e o definiu como \(10\) elevado ao googol.
Exercícios:
Problema1: Na figura seguinte, insira os números \(1,2,3,4,5,6\) nos círculos, de modo que a soma de cada lado seja sempre igual a \(10\).
Problema2: Um gavião viu um grupo de pombos, chegou perto deles e disse:
Problema3: Três homens desejam atravessar um rio. O barco que eles possuem suporta no máximo 150 kg. Um deles pesa 50 kg, o segundo pesa 75 kg e o terceiro pesa 120 kg. Qual será o processo para eles atravessarem o rio sem afundar?
Problema4: Forme um quadrado mágico com os dígitos \(1,2,3,4,5,6,7,8,9\) tal que, a soma dos números de qualquer linha, qualquer coluna ou qualquer diagonal seja sempre igual a 15. Dica: Colocar o 5 no meio.