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Curiosidade 01:
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Curiosidade 05:
Curiosidade 06:
Curiosidade 07:
Curiosidade 08:
Curiosidade 09:
Curiosidade 10:
Curiosidade 11:
Na época do Renascimento, os matemáticos sentiram cada vez mais a necessidade de um novo tipo de número, que pudesse ser a solução de equações tão simples como:
As Ciências precisavam de símbolos para representar temperaturas acima e abaixo de \(0^\circ\)C, por exemplo. Astrônomos e físicos procuravam uma linguagem matemática para expressar a atração entre dois corpos.
Quando um corpo age com uma força sobre outro corpo, este reage com uma força de mesma intensidade e sentido contrário. Mas a tarefa não ficava somente em criar um novo número, era preciso encontrar um símbolo que permitisse operar com esse número criado, de modo prático e eficiente.
A ideia sobre os sinais vem dos comerciantes da época. Os matemáticos encontraram a melhor notação para expressar esse novo tipo de número. Veja como faziam tais comerciantes:
Suponha que um deles tivesse em seu armazém duas sacas de feijão com 10 kg cada. Se esse comerciante vendesse num dia 8 kg de feijão, ele escrevia o número 8 com um traço (similar ao atual sinal de menos) na frente para não se esquecer de que no saco faltava 8 kg de feijão.
Mas se ele resolvesse despejar no outro saco os 2 kg que restaram, escrevia o número 2 com dois traços cruzados (semelhante ao atual sinal de mais) na frente, para se lembrar de que no saco havia 2 kg de feijão a mais que a quantidade inicial.
Com essa nova notação,os matemáticos poderiam, não somente indicar as quantidades, mas também representar o ganho ou a perda dessas quantidades, através de números, com sinal positivo ou negativo.
Definimos o conjunto dos números inteiros como a reunião do conjunto dos números naturais, o conjunto dos opostos dos números naturais e o zero. Este conjunto é denotado pela letra \(Z\) (Zahlen=número em alemão). Este conjunto pode ser escrito por:
Exemplos de subconjuntos do conjunto Z dos números inteiros
Conjunto dos números inteiros excluído o número zero:
Conjunto dos números inteiros não negativos:
Conjunto dos números inteiros não positivos:
Nota: Não existe padrão para estas notações.
Uma forma de representar geometricamente o conjunto \(Z\) dos números inteiros é construir uma reta numerada, considerar o número \(0\) como a origem do sistema e o número \(1\) colocado à direita do zero em algum ponto, tomar a unidade de medida como a distância entre \(0\) e \(1\) e colocar os números inteiros da seguinte maneira:
Ao observar a reta numerada notamos que a ordem que os números inteiros obedecem é crescente da esquerda para a direita, razão pela qual usamos uma seta para indicar a orientação para a direita. Esta consideração é adotada por convenção, o que nos permite pensar que se fosse adotada outra forma, não haveria qualquer problema.
Baseando-se ainda na reta numerada podemos afirmar que todos os números inteiros possuem um e somente um antecessor e também um e somente um sucessor.
O sucessor de um número inteiro é o número que está imediatamente à sua direita na reta (em \(Z\)) e o antecessor de um número inteiro é o número que está imediatamente à sua esquerda na reta (em \(Z\)).
Exemplos:
Todo número inteiro \(z\) exceto o zero, possui um elemento simétrico ou oposto \(-z\) e ele é caracterizado pelo fato geométrico que tanto \(z\) como \(-z\) estão à mesma distância da origem \(0\) do conjunto \(Z\).
Exemplos:
O módulo ou valor absoluto de um número inteiro é o maior valor (máximo) entre um número e o seu oposto, e pode ser denotado pelo uso de duas barras verticais | |. Assim:
Exemplos:
Nota: Do ponto de vista geométrico, o módulo de um número inteiro corresponde à distância deste número até a origem (zero) na reta numérica inteira.
Para melhor entendimento desta operação, associaremos aos números inteiros positivos a ideia de ganhar e aos números inteiros negativos a ideia de perder.
ganhar 3 e ganhar 4 | ganhar 7 | (+3)+(+4)=(+7) | |
perder 3 e perder 4 | perder 7 | (-3)+(-4)=(-7) | |
ganhar 8 e perder 5 | ganhar 3 | (+8)+(-5)=(+3) | |
perder 8 e ganhar 5 | perder 3 | (-8)+(+5)=(-3) |
Atenção: O sinal \(+\) antes do número positivo pode ser dispensado, mas o sinal \(-\) antes do número negativo nunca pode ser dispensado.
Exemplos:
Fecho: O conjunto \(Z\) é fechado para a adição, isto é, a soma de dois números inteiros ainda é um número inteiro.
Associativa: Para quaisquer \(a,b,c\in Z\):
Comutativa: Para quaisquer \(a,b\in Z\):
Elemento neutro: Existe \(0\in Z\), que somado a cada \(z\in Z\), produz o próprio \(z\), isto é:
Elemento oposto: Para cada \(z\in Z\), existe \(-z\in Z\), tal que
A multiplicação funciona como uma forma simplificada de adição quando os números são repetidos. Poderíamos analisar tal situação como o fato de estarmos ganhando repetidamente alguma quantidade, como por exemplo, ganhar 1 objeto por 30 vezes consecutivas, significa ganhar 30 objetos e esta repetição pode ser indicada por um \({\times}\), isto é:
Trocando o número \(1\) pelo número \(2\), obtemos:
Trocando o número 2 pelo número -2, obtemos:
A multiplicação é um caso particular da adição onde os valores são repetidos.
O produto dos números \(a\) e \(b\), pode ser indicado por \(a{\times}b\), \(a.b\) ou ainda \(ab\) sem nenhum sinal entre as letras.
Para multiplicar números inteiros, devemos obedecer à seguinte regra de sinais:
Com o uso das regras anteriores, podemos concluir que:
Sinais | Produto |
---|---|
iguais | positivo |
diferentes | negativo |
Fecho: O conjunto Z é fechado para a multiplicação (produto), isto é, a multiplicação de dois números inteiros ainda é um número inteiro.
Associativa: Para quaisquer \(a,b,c\in Z\):
Comutativa: Para quaisquer \(a,b\in Z\):
Elemento neutro: Existe \(1\in Z\), que multiplicado por todo \(z\in Z\), produz o próprio \(z\), isto é:
Distributiva: Para quaisquer \(a,b,c\in Z\):
A potência \(a^n\) do número inteiro \(a\), é definida como um produto de \(n\) fatores iguais. O número \(a\) recebe o nome de base e o número \(n\) é o expoente.
Exemplos:
Com os exemplos, notamos que a potência de todo número inteiro elevado a um expoente par é um número positivo e a potência de todo número inteiro elevado a um expoente ímpar é um número que conserva o seu sinal.
Nota: Quando \(n=2\), a potência \(a^2\) pode ser lida como: a elevado ao quadrado e quando o expoente é \(n=3\), a potência \(a^3\) pode ser lida como: a elevado ao cubo. Tais leituras são provenientes do fato que área do quadrado pode ser obtida por \(A=a^2\) onde \(a\) é a medida do lado e o volume do cubo pode ser obtido por \(V=a^3\) onde \(a\) é a medida da aresta do cubo.
Para obter a potência \(M^n\) em seu navegador, como \(12^5\), digite (ou copie) a linha de comando:
javascript:Math.pow(12,5)
da forma como está escrito, na caixa do seu navegador onde está o nome do arquivo que está sendo acessado neste momento (location=endereço). Após isto, pressione a tecla ENTER. Você verá uma nova página com uma calculadora para você executar a potenciação ou mesmo qualquer outra disponível na calculadora. A resposta deve ser \(248832\).
A raiz \(n\)-ésima (de ordem \(n\)) de um número inteiro \(a\) é a operação que objetiva obter um outro número inteiro não negativo \(b\) que elevado à potência \(n\) fornece o número \(a\). O número \(n\) é o índice da raiz e o número \(a\) é o radicando (que fica sob o sinal do radical). Leia a nota seguinte para entender as razões pelas quais evito usar o símbolo de radical neste trabalho.
Assim, \(b\) é a raiz \(n\)-ésima de \(a\) se, e somente se, \(a=b^n\), isto é:
A raiz quadrada (de ordem \(2\)) de um número inteiro \(a\) é a operação que visa obter um outro número inteiro não negativo que elevado ao quadrado coincide com o número \(a\).
Nota: Não existe a raiz quadrada de um número inteiro negativo no conjunto dos números inteiros. A existência de um número cujo quadrado seja igual a um número negativo só será estudada mais tarde no contexto dos números complexos.
Erro comum: Frequentemente lemos em materiais didáticos e até mesmo ocorre em algumas aulas o aparecimento de:
mas isto está errado. O certo é:
Não existe um número inteiro não negativo que multiplicado por ele mesmo resulte em um número negativo.
A raiz cúbica (de ordem \(3\)) de um número inteiro \(a\) é a operação que visa obter um outro número inteiro que elevado ao cubo seja igual ao número \(a\). Aqui não restringimos os nossos cálculos somente aos números não negativos.
Exemplos:
Nota: Ao obedecer a regra dos sinais para o produto de números inteiros, concluímos que:
Para obter a raiz \(n\)-ésima de um número não negativo \(M\), que é igual a uma potência (power, em inglês, reduzida para pow) com expoente fracionário da forma \(1/n\), no navegador, digite:
javascript:Math.pow(M,1/n)
na caixa do navegador com o nome do arquivo que está sendo acessado neste momento (location=endereço). Você verá uma nova página onde você calcular a raiz enésima ou qualquer outro calcul disponível.