Matemática Essencial

Ensino Fundamental, Médio e Superior no Brasil

Ensino Fundamental
Exercicios de frações e números decimais
Bianka S. N. Dominiz
Rodrigo D. Balestri
Amauri Vertuan
Sônia F. L. Toffoli
Ulysses Sodré

Nota: Sugerimos que você tente resolver cada questão proposta antes de ver a respectiva solução, que pode ser obtida pelo posicionamento do cursor do mouse sobre a linha com a palavra Resposta.

  1. Qual é a alternativa que representa a fração 9/2 em números decimais?
    1. 3,333
    2. 4,25
    3. 5,01
    4. 4,5
  2. Qual é a alternativa que representa a fração 35/1000 em números decimais?
    1. 0,35
    2. 3,5
    3. 0,035
    4. 35
  3. Qual é a alternativa que representa o número 0,65 na forma de fração?
    1. 65/10
    2. 65/100
    3. 65/1000
    4. 65/10000
  4. Observe as frações e suas respectivas representações decimais.
    1. 3/1000=0,003
    2. 2367/100=23,67
    3. 129/10000=0,0129
    4. 267/10=2,67
    Usando as igualdades acima, escolha a alternativa correta.
    1. I e II
    2. I e IV
    3. I, II e III
    4. I, II, III e IV
  5. Qual alternativa representa a soma dos números decimais 0,65 e 0,15?
    1. 0,70
    2. 0,80
    3. 0,67
    4. 1,00
  6. Qual alternativa representa a soma 4,013+10,182?
    1. 14,313
    2. 13,920
    3. 14,195
    4. 14,083
  7. Qual alternativa indica a subtração do número 724,96-242,12?
    1. 48,284
    2. 586,28
    3. 241,59
    4. 482,84
  8. Qual alternativa indica a subtração 3,02-0,65?
    1. 2,37
    2. 3,37
    3. 1,32
    4. 23,7
  9. Para cada caso, realizar a somar.
    1. 0,25+1,25 =
    2. 0,25+2,50 =
    3. 0,25+3,70 =
    4. 0,25+6,20 =
    5. 0,30+1,25 =
    6. 0,30+2,50 =
    7. 0,30+3,70 =
    8. 0,30+6,20 =
  10. Para cada caso, realizar a subtração.
    1. 1,25-0,25 =
    2. 2,50-0,25 =
    3. 3,70-0,25 =
    4. 6,20-0,25 =
    5. 1,25-0,30 =
    6. 2,50-0,30 =
    7. 3,70-0,30 =
    8. 6,20-0,30 =
  11. O número decimal 0,03 pode ser escrito por extenso como:
    1. três décimos
    2. três centésimos
    3. três milésimos
  12. Associar o número 15,435 à alternativa que o representa:
    1. Quinze inteiros e quatrocentos e trinta e cinco centésimos
    2. Cento e cinquenta e quatro e trinta e cinco centésimos
    3. Quinze inteiros e quatrocentos e trinta e cinco milésimos
  13. Assinalar a alternativa com a resposta da adição 4/7+2/7:
    1. 5/7
    2. 6/14
    3. 7/6
    4. 6/7
  14. As áreas coloridas nos círculos representam frações de um inteiro. Qual é a soma destas frações?
    1. 5/8
    2. 7/8
    3. 9/8
    4. 8/7
  15. A área colorida no círculo indica uma frações de um inteiro. Qual é a alternativa que representa esta fração?
    1. 3/2
    2. 6/1
    3. 5/6
    4. 6/5
  16. Usando a figura seguinte com as letras, nos seus devidos lugares na reta numerada associar as frações 3/2, 9/2 e 1/2:
    1. A=1/2, B=9/2, C=3/2
    2. A=9/2, B=3/2, C=1/2
    3. A=3/2, B=1/2, C=9/2
  17. Qual das faixas representa a fração 5/10 em cor vermelha?
    1.        
    2.        
    3.        
  18. Qual é a fração mais simples que equivale a 14/21?
  19. Qual das alternativas representa a subtração 8/9-6/9?
    1. -2/9
    2. 2/9
    3. 14/9
    4. 1/4
  20. Cada área colorida em cada círculo representa uma fração de um inteiro. Qual fração representa a diferença destas frações indicada na figura anterior?
    1. 1/2
    2. 3/4
    3. 1/4
    4. 4/4
  21. Usando um papel ou um caderno, realizar as operações indicadas e confirmar as respostas indicadas.
    1. \(3,9 \times 8,2 = 31,98\)
    2. \(2,315 \times 6 = 13,89\)
    3. \(26,45 : 5 = 5,29\)
    4. \(58,24 : 2 = 29,12\)
    5. \(4/5 \times 3/7 = 12/35\)
    6. \(6/7 \times 5/3 = 10/7\)
    7. \(2/5 : 8/7 = 7/20\)
    8. \(7/9 : 3/16 = 112/27\)
  22. Qual alternativa representa a dízima periódica 0,555...?
    1. 5/3
    2. 5/2
    3. 5/4
    4. 5/9
  23. Quando calculamos 30% de 100, obtemos:
    1. 10
    2. 20
    3. 30
    4. 40
  24. Quando calculamos 3% de 120, obtemos:
    1. 36
    2. 3,6
    3. 0,36
    4. 360
  25. Qual é a alternativa que corresponde a 55% de 500,00?
    1. 250,00
    2. 275,00
    3. 300,00
    4. 265,00
  26. Qual é a dízima periódica representada pela fração 10/3?
    1. \(0,333\cdots\)
    2. \(1,111\cdots\)
    3. \(3,0303\cdots\)
    4. \(3,333\cdots\)
  27. Escrever a fração 5/3 na forma de um número decimal.
    1. \(1,666 \cdots\)
    2. \(1,6060 \cdots\)
    3. \(1,0606 \cdots\)
    4. \(2,1010 \cdots\)
  28. Qual é o sinal de desigualdade que verifica cada situação?
    1. \(0,29>0,21\) ou \(0,29<0,21\)
    2. \(8,9 < 9,2\) ou \(8,9 < 9,2\)
    3. \(1,03<10,2\) ou \(1,03<10,2\)
    4. \(10,01<9,99\) ou \(10,01<9,99\)
    5. \(2,09<1,9\) ou \(2,09<1,9\)
    6. \(0,901<9,01\) ou \(0,901<9,01\)
  29. Qual é a frase correta, em cada situação seguinte?
    1. \(1/5\) é menor que \(1/3\) ou \(1/5\) é maior que \(1/3\).
    2. \(2/7\) é menor que \(3/9\) ou \(2/7\) é maior que \(3/9\).
    3. \(3/4\) é menor que \(1/2\) ou \(3/4\) é maior que \(1/2\).
  30. Observar as desigualdades: \[\begin{array}{rc} \text{I.} & 10,001 < 9,99 \\ \text{II.} & 2,09 >1,90 \\ \text{III.} & 9,01 < 0,901 \end{array}\] e indicar a alternativa correta.
    1. I e II estão certas.
    2. II está errada.
    3. I e III estão erradas.
    4. Todas estão erradas.