Matemática Essencial
Ensino Fundamental, Médio e Superior no Brasil
Ensino Fundamental
Exercicios de frações e números decimais
Bianka S. N. Dominiz
Rodrigo D. Balestri
Amauri Vertuan
Sônia F. L. Toffoli
Ulysses Sodré
Nota: Sugerimos que você tente resolver cada questão proposta antes de ver a respectiva solução, que pode ser obtida pelo posicionamento do cursor do mouse sobre a linha com a palavra Resposta
.
- Qual é a alternativa que representa a fração
9/2
em números decimais?
- 3,333
- 4,25
- 5,01
- 4,5
- Qual é a alternativa que representa a fração
35/1000
em números decimais?
- 0,35
- 3,5
- 0,035
- 35
- Qual é a alternativa que representa o número
0,65
na forma de fração?
- 65/10
- 65/100
- 65/1000
- 65/10000
- Observe as frações e suas respectivas representações decimais.
- 3/1000=0,003
- 2367/100=23,67
- 129/10000=0,0129
- 267/10=2,67
Usando as igualdades acima, escolha a alternativa correta.
- I e II
- I e IV
- I, II e III
- I, II, III e IV
- Qual alternativa representa a soma dos números decimais
0,65
e 0,15
?
- 0,70
- 0,80
- 0,67
- 1,00
- Qual alternativa representa a soma
4,013+10,182
?
- 14,313
- 13,920
- 14,195
- 14,083
- Qual alternativa indica a subtração do número
724,96-242,12
?
- 48,284
- 586,28
- 241,59
- 482,84
- Qual alternativa indica a subtração
3,02-0,65
?
- 2,37
- 3,37
- 1,32
- 23,7
- Para cada caso, realizar a somar.
- 0,25+1,25 =
- 0,25+2,50 =
- 0,25+3,70 =
- 0,25+6,20 =
- 0,30+1,25 =
- 0,30+2,50 =
- 0,30+3,70 =
- 0,30+6,20 =
- Para cada caso, realizar a subtração.
- 1,25-0,25 =
- 2,50-0,25 =
- 3,70-0,25 =
- 6,20-0,25 =
- 1,25-0,30 =
- 2,50-0,30 =
- 3,70-0,30 =
- 6,20-0,30 =
- O número decimal
0,03
pode ser escrito por extenso como:
- três décimos
- três centésimos
- três milésimos
- Associar o número
15,435
à alternativa que o representa:
- Quinze inteiros e quatrocentos e trinta e cinco centésimos
- Cento e cinquenta e quatro e trinta e cinco centésimos
- Quinze inteiros e quatrocentos e trinta e cinco milésimos
- Assinalar a alternativa com a resposta da adição
4/7+2/7
:
- 5/7
- 6/14
- 7/6
- 6/7
- As áreas coloridas nos círculos representam frações de um inteiro. Qual é a soma destas frações?
- 5/8
- 7/8
- 9/8
- 8/7
- A área colorida no círculo indica uma frações de um inteiro. Qual é a alternativa que representa esta fração?
- 3/2
- 6/1
- 5/6
- 6/5
- Usando a figura seguinte com as letras, nos seus devidos lugares na reta numerada associar as frações
3/2
, 9/2
e 1/2
:
- A=1/2, B=9/2, C=3/2
- A=9/2, B=3/2, C=1/2
- A=3/2, B=1/2, C=9/2
- Qual das faixas representa a fração
5/10
em cor vermelha?
-
-
-
- Qual é a fração mais simples que equivale a
14/21
?
- Qual das alternativas representa a subtração
8/9-6/9
?
- -2/9
- 2/9
- 14/9
- 1/4
- Cada área colorida em cada círculo representa uma fração de um inteiro. Qual fração representa a diferença destas frações indicada na figura anterior?
- 1/2
- 3/4
- 1/4
- 4/4
- Usando um papel ou um caderno, realizar as operações indicadas e confirmar as respostas indicadas.
- \(3,9 \times 8,2 = 31,98\)
- \(2,315 \times 6 = 13,89\)
- \(26,45 : 5 = 5,29\)
- \(58,24 : 2 = 29,12\)
- \(4/5 \times 3/7 = 12/35\)
- \(6/7 \times 5/3 = 10/7\)
- \(2/5 : 8/7 = 7/20\)
- \(7/9 : 3/16 = 112/27\)
- Qual alternativa representa a dízima periódica
0,555...
?
- 5/3
- 5/2
- 5/4
- 5/9
- Quando calculamos
30%
de 100
, obtemos:
- 10
- 20
- 30
- 40
- Quando calculamos
3%
de 120
, obtemos:
- 36
- 3,6
- 0,36
- 360
- Qual é a alternativa que corresponde a
55%
de 500,00
?
- 250,00
- 275,00
- 300,00
- 265,00
- Qual é a dízima periódica representada pela fração
10/3
?
- \(0,333\cdots\)
- \(1,111\cdots\)
- \(3,0303\cdots\)
- \(3,333\cdots\)
- Escrever a fração
5/3
na forma de um número decimal.
- \(1,666 \cdots\)
- \(1,6060 \cdots\)
- \(1,0606 \cdots\)
- \(2,1010 \cdots\)
- Qual é o sinal de desigualdade que verifica cada situação?
- \(0,29>0,21\) ou \(0,29<0,21\)
- \(8,9 < 9,2\) ou \(8,9 < 9,2\)
- \(1,03<10,2\) ou \(1,03<10,2\)
- \(10,01<9,99\) ou \(10,01<9,99\)
- \(2,09<1,9\) ou \(2,09<1,9\)
- \(0,901<9,01\) ou \(0,901<9,01\)
- Qual é a frase correta, em cada situação seguinte?
- \(1/5\) é menor que \(1/3\) ou \(1/5\) é maior que \(1/3\).
- \(2/7\) é menor que \(3/9\) ou \(2/7\) é maior que \(3/9\).
- \(3/4\) é menor que \(1/2\) ou \(3/4\) é maior que \(1/2\).
- Observar as desigualdades:
\[\begin{array}{rc}
\text{I.} & 10,001 < 9,99 \\
\text{II.} & 2,09 >1,90 \\
\text{III.} & 9,01 < 0,901
\end{array}\]
e indicar a alternativa correta.
- I e II estão certas.
- II está errada.
- I e III estão erradas.
- Todas estão erradas.