Matemática Essencial

Ensino Fundamental, Médio e Superior no Brasil

Ensino Fundamental
Frações e números decimais
Liliane E.Banzatto
Ulysses Sodré

Material desta página

1 O papel das frações e números Decimais

Esta página trata do estudo de frações e números decimais, bem como seus fatos históricos, propriedades, operações e aplicações. As frações decimais e números decimais possuem notória importância cotidiana. Tais conceitos são usados em muitas situações práticas, embora, muitas vezes passem despercebidas.

Indo ao supermercado comprar \(1/2\) kg de café por 2,80 e pagando a compra com uma nota de 5,00, obtém-se 2,20 de troco. Neste exemplo, observamos o uso de frações e números decimais. Através deste tipo de compra, usamos o conceito de fração decimal juntamente com o sistema de pesagem (\(1/2\) kg, números decimais juntamente com o sistema monetário. Muitas outras situações utilizam de frações e números decimais.

Nota: Para dividir um número \(X\) por outro número não nulo \(Y\), usamos frequentemente a notação \(X/Y\), por ser mais simples.

2 Elementos históricos sobre os números Decimais

Hoje em dia é comum o uso de frações. Houve tempo, porém que as mesmas não eram conhecidas. O homem introduziu o uso de frações quando começou a medir e representar medidas.

Os egípcios usavam apenas frações que possuiam o número 1 dividido por um número inteiro, como por exemplo: \(1/2\), \(1/3\), \(1/4\), \(1/5\),etc Tais frações eram denominadas frações egípcias e ainda hoje têm muitas aplicações práticas das mesmas. Outras frações foram descobertas pelos mesmos egípcios as quais eram expressas em termos de frações egípcias, como: \(5/6=1/2+1/3\).

Em geral, os babilônios usavam frações com denominador \(60\). Talvez o uso do número \(60\) pelos babilônios se deve ao fato que é um número menor do que \(100\) com a maior quantidade de divisores inteiros. Os romanos, por sua vez, usavam constantemente frações com denominador \(12\). Provavelmente os romanos usavam o número \(12\) por ser um número que embora pequeno, possui um número expressivo de divisores inteiros. Com o passar dos tempos, muitas notações foram usadas para representar frações. A atual maneira de representação data do século XVI.

Os números decimais têm origem nas frações decimais. Por exemplo, a fração \(1/2\) equivale à fração \(5/10\) que equivale ao número decimal \(0,5\).

Stevin (engenheiro e matemático holandês), em 1585 ensinou um método para efetuar todas as operações por meio de inteiros, sem o uso de frações, no qual escrevia os números naturais ordenados em cima de cada algarismo do numerador indicando a posição ocupada pela vírgula no numeral decimal. A notação abaixo foi introduzida por Stevin e adaptada por John Napier, grande matemático escocês.

\[\dfrac{1437}{1000}=1,\stackrel{1}{4}\stackrel{2}{3}\stackrel{3}{7}\]

A representação dos algarismos decimais, provenientes de frações decimais, recebia um traço no numerador indicando o número de zeros existentes no denominador.

\[\frac{437}{100} = 437/100 = 4\underline{37}\]

Este método foi aprimorado e em \(1617\) Napier propôs o uso de um ponto ou de uma vírgula para separar a parte inteira (PI) da parte decimal (PD).

\[\frac{437}{100} = 437/100 = 4,\underline{37}\]

e mais tarde para

\[\frac{437}{100} = 437/100 = 4,37\]

Por muito tempo os números decimais foram usados apenas para cálculos astronômicos em virtude da precisão proporcionada. Os números decimais simplificaram muito os cálculos e passaram a ser usados com mais ênfase após a criação do sistema métrico decimal.

3 Frações e Números Decimais

Dentre todas as frações, existe um tipo especial cujo denominador é uma potência de \(10\). Este tipo é denominado fração decimal.

Exemplos de frações decimais, são:

\[\frac{1}{10},\quad \frac{3}{100},\quad \frac{23}{100},\quad \frac{1}{1000},\quad \frac{1}{10^3}\]

Toda fração decimal pode ser representada por um número decimal, isto é, um número que tem uma parte inteira (PI) e uma parte decimal (PD), separados por uma vírgula.

A fração \(127/100=\frac{127}{100}\) pode ser escrita na forma mais simples, como:

\[127/100 = 1,27\]

onde \(1\) representa a parte inteira e \(27\) representa a parte decimal. Esta notação subentende que a fração \(127/100\) pode ser decomposta na seguinte forma:

\[\begin{align*} \frac{127}{100} & = \frac{100+27}{100}\\ & = \frac{100}{100}+\frac{27}{100}\\ & = 1 + 0,27 = 1,27 \end{align*}\]

A fração \(\frac{8}{10}=8/10=0,8\), onde 0 é a parte inteira e 8 é a parte decimal. Aqui notamos que este número decimal é menor do que \(1\) pois o numerador é menor do que o denominador da fração.

4 Leitura de números decimais

Para ler números decimais, primeiro devemos observar a posição da vírgula que separa a parte inteira (PI) da parte decimal (PD). Um número decimal pode ser posto na forma genérica:

Centenas, Dezenas, Unidades, Décimos, Centésimos, Milésimos

Por exemplo, o número 130,824, pode ser escrito na forma:

1 Centena, 3 dezenas, 0 unidades, 8 décimos, 2 centésimos e 4 milésimos

Exemplos:

  1. 0,6 Seis décimos;
  2. 0,37 Trinta e sete centésimos;
  3. 0,189 Cento e oitenta e nove milésimos;
  4. 3,7 Três inteiros e sete décimos;
  5. 13,45 Treze inteiros e quarenta e cinco centésimos;
  6. 130,824 Cento e trinta inteiros e oitocentos e vinte e quatro milésimos.

5 Transformando frações decimais em números decimais

Podemos escrever a fração decimal \(1/10\) como: \(0,1\). Esta fração é lida como: um décimo. A vírgula separa a parte inteira(PI) da parte fracionária (PF):

\[\begin{matrix} \hline \text{PI} & \text{vírgula} & \text{PF} \\ \hline 0 & , & 1 \\ \hline \end{matrix}\]

Uma outra situação mostra que a fração decimal \(231/100\) pode ser escrita como \(2,31\), que se lê da seguinte maneira: dois inteiros e trinta e um centésimos. A vírgula separa a parte inteira da parte fracionária:

\[\begin{matrix} \hline \text{PI} & \text{vírgula} & \text{PF} \\ \hline 2 & , & 31 \\ \hline \end{matrix}\]

Em geral, transforma-se uma fração decimal em um número decimal fazendo com que o numerador da fração tenha o mesmo número de casas decimais que o número de zeros do denominador. Na verdade, realiza-se a divisão do numerador pelo denominador. Por exemplo:

  1. \(130/100 = 1,30\)
  2. \(987/1000 = 0,987\)
  3. \(5/1000 = 0,005\)

6 Transformando números decimais em frações decimais

Também é possível transformar um número decimal em uma fração decimal. Para isto, toma-se como numerador o número decimal sem a vírgula e como denominador a unidade (\(1\)) seguida de tantos zeros quantas forem as casas decimais do número dado. Como exemplo, temos:

  1. \(0,5 = 5/10\)
  2. \(0,05 = 5/100\)
  3. \(2,41 = 241/100\)
  4. \(7,345 = 7345/1000\)

7 Propriedades dos números decimais

7.1 Anexar zeros após o último algarismo

Um número decimal não se altera quando se acrescenta ou se retira um ou mais zeros à direita do último algarismo não nulo de sua parte decimal. Por exemplo:

  1. 0,5 = 0,50 = 0,500 = 0,5000
  2. 1,0002 = 1,00020 = 1,000200
  3. 3,1415926535 = 3,141592653500000000

7.2 Multiplicando por uma potência de 10

Para multiplicar um número decimal por 10, 100 ou 1000, basta deslocar a vírgula para a direita 1, 2, ou 3 casas decimais. Por exemplo:

  1. 7,4 x 10 = 74
  2. 7,4 x 100 = 740
  3. 7,4 x 1000 = 7400

7.3 Dividindo por uma potência de 10

Para dividir um número decimal por 10, 100, 1000, etc, basta deslocar a vírgula para a esquerda 1, 2, 3, etc casas decimais. Por exemplo:

  1. \(247,5 ÷ 10 = 24,75\)
  2. \(247,5 ÷ 100 = 2,475\)
  3. \(247,5 ÷ 1000 = 0,2475\)

8 Operações com números decimais

8.1 Adição e Subtração

Para somar ou subtrair números decimais, devemos seguir alguns passos:

Passo1: Igualar a quantidade de casas decimais dos números decimais a serem somados ou subtraídos acrescentando zeros à direita de suas partes decimais. Por exemplo:

  1. 2,4+1,723 = 2,400+1,723
  2. 2,4-1,723 = 2,400-1,723

Passo2: Escrever os numerais observando as colunas da parte inteira (unidades, dezenas, centenas, etc), de forma que:

  1. o algarismo das unidades de um número deve ficar sob o algarismo das unidades do outro número,
  2. o algarismo das dezenas de um número deve ficar sob o algarismo das dezenas do outro número,
  3. o algarismo das centenas deve ficar sob o algarismo das centenas do outro número, etc),
  4. a vírgula deve ficar sob a outra vírgula, e
  5. a parte decimal (décimos, centésimos, milésimos, etc) de forma que décimos sob décimos, centésimos sob centésimos, milésimos sob milésimos, etc.

Duas situações: Uma com 2,4+1,713:

\[\begin{array}{cl} \hline & 2,400 \\ + & 1,713 \\ \hline & 4,113 \\ \hline \end{array}\]

e outra com 2,4-1,723:

\[\begin{array}{cl} \hline & 2,400 \\ - & 1,713 \\ \hline & 0,687 \\ \hline \end{array}\]

8.2 Multiplicando números decimais

Multiplicamos dois números decimais transformando cada um deles em frações decimais e realizando a multiplicação com numerador por numerador e denominador por denominador. Por exemplo:

\[\begin{align*} 2,25{\times}3,5 & = \frac{225}{100} {\times} \frac{35}{10} \\ & = \frac{225{\times}35}{100{\times}10} \\ & = \frac{7875}{1000} = 7,875 \end{align*}\]

Podemos também multiplicar os números decimais como se fossem inteiros e dar ao produto tantas casas quantas forem as casas do multiplicando somadas com as casas do multiplicador. Por exemplo:

\[\begin{array}{rcll} \hline 225 & 2,25 & \text{2 casas decimais} & \text{multiplicando} \\ 35 & 3,5 & \text{1 casa decimal} & \text{multiplicador} \\ \hline 7875 & 7,875 & \text{3 casas decimal} & \text{produto} \\ \hline \end{array}\]

8.3 Dividindo números decimais

Como visto antes, se multiplicamos tanto o dividendo como o divisor de uma fração por 10, 100 ou 1000, o quociente não se altera. Usando essas informações podemos efetuar divisões entre números decimais como se fossem divisões de números inteiros.

Por exemplo, para realizar a divisão: \(3,6÷0,4\), notamos que tanto o dividendo como o divisor possuem apenas uma casa decimal, assim, multiplicando o numerador e o denominador da fração por 10, obtemos números inteiros no numerador e no denominador da fração. Na prática, dizemos que estamos cortando a vírgula.

\[3,6÷0,4=\frac{3,6}{0,4}=\frac{3,6{\times}10}{0,4{\times}10}=\frac{36}{4}=9\]

A divisão \(0,35÷7\) pode ser escrita na forma:

\[\frac{0,35}{7} =\frac{0,35{\times}100}{7{\times}100} = \frac{35}{700} = \frac{35÷7}{700÷7} = \frac{5}{100} = 0,05\]

Neste caso, o dividendo tem duas casas decimais e o divisor é um inteiro, logo multiplicamos ambos por \(100\) para que o quociente não se altere. Assim tanto o dividendo como o divisor serão inteiros.

Exercício: Uma pessoa de bom coração doou \(35\) medidas de terra para \(700\) pessoas. Sabendo-se que cada medida corresponde a \(24.200\) metros quadrados, qual será a área que cada um receberá?

8.4 Dividindo um número por outro maior

Vamos considerar a divisão de \(35\div 700\). Transformamos o dividendo, multiplicando-se por 10, 100, etc, para obter 350 décimos, 3500 centésimos, etc até que o novo dividendo fique maior do que o divisor, para que a divisão se torne possível. Neste caso, devemos multiplicar por 100.

Assim a divisão de 35 por 700 é transformada numa divisão de 3500 por 700. Como acrescentamos dois zeros ao dividendo, iniciamos o quociente com dois zeros, colocando-se uma vírgula após o primeiro zero. Isto pode ser justificado pelo fato que se multiplicarmos o dividendo por 100, o quociente fica dividido por 100.

\[\begin{array}{rr|ll} \hline \text{dividendo} & 3500 & 700 & \text{divisor} \\ \hline \text{resto} & 0 & 0,05 & \text{quociente} \\ \hline \end{array}\]

Realizamos a divisão de 3500 por 700 para obter 5, lembramos que foram anexados 2 zeros e concluímos que agora devemos dividir por 100, para obter 0,35/7=35/700=0,05.

8.5 Divisão de 10 por um número natural

A divisão \(10\div 16\) não resulta em um inteiro no quociente. Como \(10<16\), o quociente da divisão não é um inteiro, assim para dividir o número 10 por 16, montamos uma tabela semelhante à divisão de dois números inteiros.

\[\begin{array}{rrll} \hline \text{dividendo} & 10 & 16 & \text{divisor} \\ \hline \text{resto} & 0 & {} & \text{quociente} \\ \hline \end{array}\]
  1. Multiplicando o dividendo por 10, o quociente é dividido por 10. Isto justifica a presença do algarismo 0 seguido de uma vírgula no quociente.
    \[\begin{array}{rrll} \hline \text{dividendo} & 100 & 16 & \text{divisor} \\ \hline \text{resto} & 0 & 0, & \text{quociente} \\ \hline \end{array}\]
  2. Realizamos a divisão de \(100\) por \(16\). O resultado é 6 e o resto é 4.
    \[\begin{array}{rrll} \hline \text{dividendo} & 100 & 16 & \text{divisor} \\ \hline \text{resto} & -96 & 0,6 & \text{quociente} \\ \hline \end{array}\]
  3. O resto 4 corresponde a 4 décimos = 40 centésimos, razão pela qual colocamos outro zero (0) à direita do número 4.
    \[\begin{array}{rrll} \hline \text{dividendo} & 100 & 16 & \text{divisor} \\ \hline \text{resto} & -96 & 0,6 & \text{quociente} \\ \hline \text{resto} & 40 & {} & {} \\ \hline \end{array}\]
  4. Dividimos 40 por 16 para obter o quociente 2 e o novo resto 8.
    \[\begin{array}{rrll} \hline \text{dividendo} & 100 & 16 & \text{divisor} \\ \hline \text{resto} & -96 & 0,62 & \text{quociente} \\ \hline \text{resto} & 40 & {} & {} \\ \hline \text{resto} & -32 & {} & {} \\ \hline \text{resto} & 8 & {} & {} \\ \hline \end{array}\]
  5. O resto 8 corresponde a 8 centésimos = 80 milésimos, razão pela qual inserimos um 0 à direita do número 8. Dividimos 80 por 16 para obter o quociente 5 e o resto igual a 0.
    \[\begin{array}{rrll} \hline \text{dividendo} & 100 & 16 & \text{divisor} \\ \hline \text{resto} & -96 & 0,625 & \text{quociente} \\ \hline \text{resto} & 40 & {} & {} \\ \hline \text{resto} & -32 & {} & {} \\ \hline \text{resto} & 80 & {} & {} \\ \hline \text{resto} & -80 & {} & {} \\ \hline \text{resto} & 0 & {} & {} \\ \hline \end{array}\]
    Assim, a divisão 10/16 é igual a 0,625. O quociente é um número decimal exato, embora não seja um inteiro.

9 Comparação de números decimais

A comparação de números decimais pode ser feita analisando-se as partes inteiras e decimais desses números. Para isso, fazemos uso dos sinais: \(>\) (maior), \(<\) (menor) ou \(=\) (igual).

9.1 Números com partes inteiras diferentes

O maior número é aquele que tem a parte inteira maior. Por exemplo:

  1. \(4,1>2,76\), pois \(4\) é maior do que \(2\).
  2. \(3,7<5,4\), pois \(3\) é menor do que \(5\).

9.2 Números com partes inteiras iguais

Igualamos o número de casas decimais acrescentando zeros tantos quantos forem necessários. Após esta operação, temos dois números com a mesma parte inteira mas com partes decimais diferentes. Basta comparar estas partes decimais para constatar qual é o maior deles. Alguns exemplos, são:

  1. \(12,4>12,31\) se escreve \(12,40>12,31\) pois \(40>31\).
  2. \(8,032<8,47\) se escreve \(8,032<8,470\) pois \(032<470\).
  3. \(4,3=4,3\) pois \(4=4\) e \(3=3\).

10 Porcentagem

Ao abrir um jornal, ligar uma televisão, olhar vitrines, é comum depararmos com expressões do tipo:

  1. A inflação do mês foi de 4% (lê-se quatro por cento)
  2. Desconto de 10% (dez por cento) nas compras à vista.
  3. O índice de reajuste salarial de março é de 0,6% (seis décimos por cento)

A porcentagem é um modo de comparar números usando a proporção direta, onde uma das razões da proporção é uma fração cujo denominador é \(100\). Toda razão \(a/b\) na qual \(b=100\) chama-se porcentagem.

Exemplos:

  1. Se há \(30\%\) de meninas em uma sala de alunos, pode-se comparar o número de meninas com o número total de alunos da sala, usando para isto uma fração de denominador 100, para significar que se a sala tivesse 100 alunos então 30 desses alunos seriam meninas. Trinta por cento é o mesmo que \(\frac{30}{100} = 30\%\).
  2. Calcular \(40\%\) de \(\$300,00\) é o mesmo que determinar um valor \(X\) que represente em \(\$300,00\) a mesma proporção que \(\$40,00\) em \(\$100,00\). Isto pode ser resumido na proporção: \(\frac{40}{100} = \frac{X}{300}\). Como o produto dos meios é igual ao produto dos extremos, realizamos a multiplicação cruzada para obter: \(100X=12000\), assim \(X=120\). Logo, \(40\%\) de \(\$300,00\) é igual a \(\$120,00\).
  3. Li \(45\%\) de um livro que tem \(200\) páginas. Quantas páginas ainda faltam para ler? Basta tomar \(\frac{45}{100} = \frac{X}{200}\) o que implica que \(100X=9000\), logo \(X=90\). Como eu já li \(90\) páginas, ainda devo ler \(200-90=110\) páginas.