' Matemática Essencial :: Alegria Matemática :: Auto Teste para Covid-19

Matemática Essencial

Ensino Fundamental, Médio e Superior no Brasil

Alegria Matemática
Auto Teste para COVID-19
Ulysses Sodré
00:00

Veja ou esconda o conteúdo, clicando sobre uma das faixas.

Este aplicativo gratuito indica algumas possibilidades, que uma pessoa pode obter, para tentar se proteger nos dias atuais, onde a doença COVID-19 continua sendo disseminada, não apenas pelo contato, mas também pelo ar. SE o volume esférico de cada virus mede cerca de 100 nm3 (nm=nanômetro), ele é muito pequeno e pode se deslocar por um bom tempo pelo simples movimento do ar. Isso NÃO tem sido divulgado pela mídia e NEM MESMO pelos órgãos ligados à saúde publica em todo o planeta Terra.

SE o virus da doença COVID-19 ocupa uma região espacial cujo volume mede cerca de 100 nm3 (nanômetro), o volume de um virus da COVID19 mede 100×10-9 m3 que é igual a 10-7 m3. A capacidade de uma esfera com 1 metro de raio, mede 4,1887902 m3, então o número possível de virus da COVID19 em uma esfera com raio de 1 m, é:

\begin{align*} N & = (4,1887902\;\text{m}^3) \div (10^{-7}\;\text{m}^3) \\ & = 4,1887902 \div 10^{-7} \\ & = 4,1887902 \times 10^7 \\ & = 41.887.902\;\text{virus} \end{align*}

Se um ser humano, está com a sua cabeça no centro de uma região esférica (uma bola) com 1 metro de raio, esta região pode conter cerca de 42 milhões de virus COVID19, que foi obtido com uma regra de três simples direta. Este assunto e muitos outros tópicos de Matemática, estão disponíveis na página Matemática Essencial.

Seja honesto consigo mesmo, para identificar, na lista formada por vinte e quatro (24) elementos pessoais e alguns sintomas que você pode estar tendo hoje ou que já tenha passado em outras ocasiões e os mesmos ainda causam problemas para a tua saúde. Use este aplicativo, na pandemia da doença COVID19 (e pelo resto da tua vida) e fique atento às mudanças ocorridas nos resultados desses dias. Para avaliar crianças, os pais são os responsáveis pelo uso deste aplicativo.

Todos podem acessar este aplicativo em celulares, computadores e outras mídias, mas isso não dispensa a visita a um médico especialista no assunto se o indicador estiver próximo de um e meio (1.830). Neste aplicativo, o maior indicador é 3.660. Escolha a opção adequada ao detalhe descrito em cada grupo, desde que tenha algum mal indicado. Pressione um dos círculos em cada linha.

Valores maiores, indicam mais doenças e problemas que facilitam mais a ação da doença COVID19. As estimativas destes pesos foram colhidas no Boletim Epidemiológico Coronavirus número 23 do Ministério da Saúde, além de outras divulgações da Web informando situações já ocorridas com estas doenças. No momento, talvez o Ministério da Saúde possa ter outras medidas para os pesos que uso aqui, mas eu fico à disposição para alterar os mesmos, em função das informações técnicas deste Ministério.

Em baixo, à direita neste do plicativo, fica um indicador numérico sobre um grau de probabilidade de você estar infectado.

Uma pessoa normal, sem problemas, deve ter um indicador próximo de 1. Um valor maior que um inteiro e oito décimos (1.8) não garante que você esteja infectado pela doença COVID-19, mas JÁ informa que você deve tomar muito cuidado e se resguardar bastante, evitando contatos e a infecção, caso contrário, a presença de algumas dessas doenças (comorbidade) facilita a presença da doença COVID19 e esta ligação pode ser fatal para você.

O tempo gasto nesta página (ver o canto inferior direito desta página), mostra o quanto este aplicativo pode ajudar na identificação de problemas rapidamente, antes mesmo de procurar auxílio médico, pois a tua vida vale muito mais do que os minutos e segundos gastos na tua prevenção.

Já marquei as piores situações possíveis, com o Indicador=3.660. Atualize cada ítem, de acordo com os teus dados (e de tua família) neste Auto Teste.

  1. Sexo:

  2. Faixa de idade:

  3. Raça ou Cor:

  4. Tem doenças cardíacas?

  5. Tem diabetes?

  6. Tem doenças do rim?

  7. Tem doenças neurológicas?

  8. Tem doenças do pulmão?

  9. Tem obesidade?

  10. Tem baixa imunidade?

  11. Tem asma?

  12. Tem doença do fígado?

  13. Tem doença do sangue?

  14. Está com febre?

  15. Tem dificuldades para respirar?

  16. Tem dor ou pressão no peito?

  17. Perdeu a fala ou os movimentos do corpo?

  18. Você perdeu o paladar?

  19. Você perdeu o olfato?

  20. Tem dor de garganta ou dor de cabeça?

  21. Tem tosse seca?

  22. Tem cansaço?

  23. Tem diarreia?

  24. Tem conjuntivite?

Indicador: --.--

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor."
(Carta aos Romanos 6:23, Bíblia Almeida Corrigida e Fiel, 2007)