Uma das principais funções da Matemática é desenvolver a inteligência do Ser Humano. Os problemas apresentados estão relacionados com a Matemática e normalmente aparecem em livros sobre criatividade, revistas e materiais didáticos de Matemática. Apresentamos soluções para alguns dos problemas, pois o objetivo é promover o interesse do visitante pela Matemática.
Problema 01: Uma vasilha cilíndrica circular com capacidade
para 1 litro está cheia de suco.
De que forma pode ser feita a transferência de suco da vasilha maior
para uma outra vasilha irregular com capacidade para 678 ml, de modo que
ambas as vasilhas fiquem com exatamente 500 ml, sem usar outras vasilhas.
Solução M01
Considere o cilindro circular sendo olhado de longe. O mesmo parece um
retângulo. Coloque as letras A, B, C e D como os vértices do retângulo
e despeje o suco na outra vasilha até que as letras A e C estejam na
mesma horizontal (diagonal do retângulo).
Neste instante você deve estar com a metade do suco.
Problema 02a: Dada a figura em cor maravilha com 12 palitos, mova 3 palitos para obter três quadrados.
Solução M02a
Problema 02b: Usando 9 palitos de fósforo, construa o 100.
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Solução M02b
Problema 02c: Retirar 3 palitos do desenho em azul para obter 3 quadrados.
Solução M02c
Problema 02d: Acrescente 8 palitos a 3 palitos para obter oito.
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Solução M02d
Problema 02e: Mover 5 palitos na figura em anexo para
obter 3 quadrados.
Solução M02e
Problema 03: Um feirante vendia queijos em peças. Ao primeiro
comprador, ele vendeu a metade das peças que possuia mais meio queijo.
Ao segundo, ele vendeu a metade do que restou mais meio queijo. Assim
seguiu vendendo até chegar ao sexto e ultimo comprador que comprou a
metade do que o feirante possuia mais meio queijo, encerrando as atividades
com todos os queijos vendidos. Quantos queijos possuia o vendedor?
Solução M03
Na 6a.(última) vez o vendedor tinha a6=1 queijo, pois vendeu a
metade do que tinha mais meio queijo e encerrou as atividades
com zero.
Na 5a. vez o vendedor tinha 3 queijos, pois vendeu a metade do
que tinha mais meio queijo e encerrou as atividades com um 1,
logo a5=2(a6)+1=2(1)+1=3.
Na 4a. vez o vendedor tinha 7 queijos, pois vendeu a metade do
que tinha mais meio queijo e encerrou as atividades com 3,
logo a4=2(a5)+1=2(3)+1=7.
Na 3a. vez o vendedor tinha 15 queijos, pois vendeu a metade do
que tinha mais meio queijo e encerrou as atividades com 7,
logo a3=2(a4)+1=2(7)+1=15.
Na 2a. vez o vendedor tinha 31 queijos, pois vendeu a metade do
que tinha mais meio queijo e encerrou as atividades com 15,
logo a2=2(a3)+1=2(15)+1=31.
Na 1a. vez o vendedor tinha 63 queijos, pois vendeu a metade do
que tinha mais meio queijo e encerrou as atividades com 31,
logo a1=2(a2)+1=2(31)+1=63.
Problema 04: Qual é o número natural que dividido por 2 tem resto 1,
dividido por 3 tem resto 2, dividido por 4 tem resto 3, dividido por 5 tem
resto 4, dividido por 6 tem resto 5, e dividido por 7 tem resto 0?
Solução M04
Procuramos o número X. Assim, X+1 é divisível por 2,3,4,5 e 6, e
o menor número inteiro permitido para X+1 é 4×5×6=120,
logo o número procurado é 119 que também é divisível por 7.
Problema 05:
Qual é a fórmula que fornece a soma:
dos n primeiros números naturais?
dos n primeiros números naturais pares?
dos n primeiros números naturais ímpares?
dos quadrados dos n primeiros números naturais?
dos quadrados dos n primeiros números naturais pares?
dos quadrados dos n primeiros números naturais ímpares?
dos cubos dos n primeiros números naturais?
dos cubos dos n primeiros números naturais pares?
dos cubos dos n primeiros números naturais ímpares?
das potências de ordem 4 dos n primeiros números naturais?
das potências de ordem 5 dos n primeiros números naturais?
das potências de ordem 6 dos n primeiros números naturais?
Solução M05
Em nossa página Matemática Essencial no link Soma de potências,
existem respostas para este e para outros problemas desse tipo.
Problema 06: Como se pode repartir para três pessoas,
21 tonéis de vinho, se 7 tonéis estão vazios, 7 tonéis estão
cheios e 7 tonéis estão pela metade, de modo que no final da
divisão cada pessoa tenha a mesma quantidade de vinho e de tonéis.
Solução M06
Siga as mesmas ideias que foram usadas para resolver o
problema 01. Existem pelo menos duas outras soluções.
Tipo de vasilha
Cheia
Meio Cheia
Vazia
Indivíduo A
2
3
2
Indivíduo B
2
3
2
Indivíduo C
3
1
3
e
Tipo de vasilha
Cheia
Meio Cheia
Vazia
Indivíduo A
3
1
3
Indivíduo B
3
1
3
Indivíduo C
1
5
1
Problema 07: Como se pode repartir igualmente para duas pessoas,
8 litros de vinho que estão em uma vasilha v8 maior, sabendo-se que
as pessoas possuem somente duas vasilhas vazias, uma v5 com capacidade
para 5 litros e outra v3 com capacidade para 3 litros.
Solução M07
Mudar conteúdo
8
5
3
Situação Inicial
8
0
0
Da vasilha v8 para a vasilha v5
3
5
0
Da vasilha v5 para a vasilha v3
3
2
3
Da vasilha v3 para a vasilha v8
6
2
0
Da vasilha v5 para a vasilha v3
6
0
2
Da vasilha v8 para a vasilha v5
1
5
2
Da vasilha v5 para a vasilha v3
1
4
3
Da vasilha v3 para a vasilha v8
4
4
0
Problema 08: Repartir igualmente para duas pessoas, 16 litros
de vinho que estão em uma vasilha v16 maior, sabendo-se que as pessoas
possuem somente duas vasilhas vazias, uma v11 com capacidade para 11 litros
e outra v6 com capacidade para 6 litros.
Solução M08
Mudança do conteúdo
16
11
6
Situação Inicial
16
0
0
Da vasilha v16 para a vasilha v6
10
0
6
Da vasilha v16 para a vasilha v11
0
10
6
Da vasilha v6 para a vasilha v16
6
10
0
Da vasilha v11 para a vasilha v6
6
4
6
Da vasilha v6 para a vasilha v16
12
4
0
Da vasilha v11 para a vasilha v6
12
0
4
Da vasilha v16 para a vasilha v11
1
11
4
Da vasilha v11 para a vasilha v6
1
9
6
Da vasilha v6 para a vasilha v16
7
9
0
Da vasilha v11 para a vasilha v6
7
3
6
Da vasilha v6 para a vasilha v16
13
3
0
Da vasilha v11 para a vasilha v6
13
0
3
Da vasilha v16 para a vasilha v11
2
11
3
Da vasilha v11 para a vasilha v6
2
8
6
Da vasilha v6 para a vasilha v16
8
8
0
Problema 09: Desejamos construir uma coleção de pesos para medir
massas de objetos com uma balança contendo dois pratos equilibrados.
De que modo uma barra metálica com a massa de 40 Kg pode ser cortada
em apenas 4 partes de modo a se poder pesar objetos desde 1 Kg até 40 Kg.
Solução M09
Decompomos o número 40 nas quatro potências de 3, que são 1, 3, 9 e 27,
assim 40=1+3+9+27. Todos os números desde 1 até 40 podem ser escritos
na base 3, isto é, podem ser obtidos como soma ou subtração dos
números 1,3,9 e 27.
Valor
=
Operação
Balanceando os pratos
1
=
1
Informação adicional
2
=
3-1
3 em um prato, 1 em outro
3
=
3
4
=
1+3
1 e 3 em um prato
5
=
9-3-1
9 em um prato, 1 e 3 no outro
6
=
9-3
9 em um prato, 3 em outro
7
=
9+1-3
8
=
...
Continue até chegar ao 40
Problema 10: Dinheiros iguais: Uma pessoa falou com a outra:
'Se você me der 1,00, eu terei o dobro do que você tem'. Então
o outro disse: *Se você me der 1,00, teremos dinheiros iguais*.
Quanto tinha cada um?
Solução M10
Montamos um sistema com 2 equações e 2 incógnitas.
A pessoa PX possui X e a pessoa PY possui Y, assim se PY der 1 para PX, PX fica com X+1.
Este último valor é o dobro do que tem PY, logo: X+1=2Y.
Se PX der 1 para PY, PX fica com X-1 e PY com Y+1, logo X-1=Y+1.
Resolvendo o sistema, X+1=2Y e X-1=Y+1, obtemos X=5 e Y=3.
Problema 11: 10 litros de vinho estão em 3 vasilhas, uma v5
com capacidades de 5 litros, uma v3 com capacidade de 3 litros e outra
v7 com capacidade de 7 litros, respectivamente.
A primeira contém 4 litros de vinho, a segunda está vazia e a
terceira contém 6 litros de vinho. Repartir o vinho em 2 partes iguais,
usando somente estas três vasilhas?
Solução M11
Mudando o conteúdo
5
3
7
Situação inicial
4
0
6
Da vasilha v5 para a vasilha v3
1
3
6
Da vasilha v3 para a vasilha v7
1
2
7
Da vasilha v7 para a vasilha v5
6
2
2
Da vasilha v5 para a vasilha v3
5
3
2
Da vasilha v3 para a vasilha v7
5
0
5
Problema 12 (dos camelos): Um velho tinha três filhos e lhes deu
a ordem que depois de morto, deveriam dividir os 35 camelos que tinha,
de modo que o primeiro filho deveria receber a metade deles, o segundo
deveria receber um terço e ao último caberia um nono. Como não houve
concordância entre eles, foram até um sábio que também tinha um
camelo. Como foi que o sábio realizou a divisão de forma que todos os
filhos ficaram satisfeitos com a divisão e no final até mesmo o sábio
acabou ganhando um camelo?
Solução M12
Como o número 35 não pode ser dividido exatamente por 2, por 3 e por 9,
tem-se a impressão que que todos perderiam algo.
O sábio que também tinha um camelo, acrescentou o seu animal à cáfila
de 35 camelos, que a partir deste momento passou a ter 36 camelos para
dividir.
O primeiro recebeu 18 camelos, o segundo recebeu 12 camelos e o último
recebeu 4 camelos, totalizando para os filhos do homem, exatamente 34 camelos.
Sobraram dois camelos, um do próprio sábio e outro camelo que foi cobrado
pelo seu trabalho.
Problema 13: Três casais foram fazer compras em uma exposição.
João, José e Juca, são casados com Maria, Marlene e Mara. Quem está casado
com quem, se cada uma dessas seis pessoas pagou por cada objeto comprado
o mesmo número (em reais) que o número de objetos comprados.
Cada homem gastou 48,00 a mais que a sua mulher. Além disso, João
comprou 9 objetos a mais do que Marlene e José comprou 7 objetos a
mais do que Maria.
Dica: Para um certo casal, considere que o homem comprou h objetos e
a mulher m objetos.
Solução M13
Seja h é o número comprado por cada homem e m é o número comprado por
cada mulher, cada homem gastou h2 e cada mulher gastou m2,
logo h2-m2=48. Mas h2-m2=(h+m)(h-m)=48
e como h e m são positivos e como h+m>h-m, então h+m e h-m devem ser números
pares, e 48=2×24=4×12=6×8. Existem 3 possíveis sistemas,
tendo cada um 2 equações e 2 incógnitas:
h1+m1=24, e h1-m1=2
h2+m2=12 e h2-m2=4
h3+m3= 8 e h3-m3=6
As soluções são: h1=13, h2=8, h3=4 e m1=11, m2=7, m3=1.
Como: h(João)-m(Marlene)=9 e h(José)-m(Maria)=7, temos uma tabela com
os nomes dos homens e respectivas mulheres:
Objetos comprados
João
José
Juca
por homens
13
8
7
Objetos comprados
Mara
Marlene
Maria
por mulheres
11
4
1
Problema 14: De uma folha de papel sulfite, qual é o quadrado de maior
área que você pode cortar sem realizar emendas?
Solução M14
Dobrar o vértice B sobre o vértice B*.
Problema 15: De uma folha de papel sulfite, qual é o triângulo
equilátero de maior área que você pode cortar sem realizar emendas?
Solução M15
Procedimento: m(XY) indica a medida do segmento XY.
Em um papel sulfite, marque as letras A, B, C e D nos vértices, dobre o lado AB sobre o lado AD, marque a letra E tal que m(AE)=m(AB);
Dobre a folha onde foi colocada a letra E de modo que possa ser colocada a letra F entre B e C de modo que o lado DC (e também o lado AB) seja paralelo ao segmento EF. Você pode observar que A, B, F e E são vértices de um quadrado e que sobra uma faixa retangular de papel com vértices C, D, E e F;
Dobre o lado AB sobre o lado EF para construir uma linha GH que divide o quadrado ao meio;
Dobre o lado AE sobre a folha para obter o ponto I que fica na linha GH mas tal que m(AI)=m(AE) e também que m(EI)=m(AE), sendo que desta forma você acabou de construir um triâgulo equilátero porém este não é o maior triângulo equilátero possível neste papel sulfite pois existe ainda uma faixa retangular com comprimento BC e com largura HI que ainda não foi aproveitada e com ela podemos ampliar o triângulo equilátero;
Prolongando o segmento AI até encontrar o segmento BC, determinamos um ponto J no segmento BC para ser usado na obtenção de um outro ponto K no segmento AD de modo que o segmento JK seja paralelo ao segmento AB;
Este segmento AJ é um dos lados do triângulo equilátero. Um outro lado deve estar apoiado no segmento AD;
Agora vamos obter um ponto L entre D e E de forma que m(AK)=m(KL). O nosso maior triângulo equilátero tem os vértices A, J e L.
Desenho Animado: Os movimentos são lentos para vermos a construção
dos pontos E,F,G,H,I,J,K e L, nesta ordem. Sugiro clicar sobre o
botão indicado com Resposta 15 para entender o desenho.
Problema 16: De uma folha de papel sulfite, qual é o triângulo
isósceles de maior área que você pode cortar sem realizar emendas?
Solução M16
O triângulo isósceles tem a medida da altura igual à medida do lado
maior do papel sulfite e a medida da base com medida igual à do lado
menor do papel sulfite.
Outra solução, é o triângulo isóscelesm cuja medida da altura é igual
à medida do lado menor do papel sulfite e a medida da base com medida
igual à do lado maior do papel sulfite.
Problema 17: De uma folha quadrada de papel sulfite, como se pode
cortar um hexágono regular de maior área sem realizar emendas?
Problema 18: Demonstrar que a soma dos ângulos internos de um
triângulo corresponde a 180 graus. Dica: Considere as partes que têm a
mesma cor, dobrando a metade de cada uma sobre a outra metade para ver
o resultado.
Solução M18
A soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180 graus:
Existe uma linha horizontal na região em azul. Dobre a região que está acima desta linha horizontal sobre a região em azul que está abaixo desta linha.
Existe uma linha vertical dentro da região em verde. Dobre a região que está à direita desta linha vertical sobre a região em verde que está à esquerda desta linha.
Existe uma linha vertical dentro da região em amarelo. Dobre a região que está à esquerda desta linha vertical sobre a região em amarelo que está à direita desta linha.
Após dobrar as três regiões coloridas você obtém um retângulo.
As medidas dos ângulos A, B e C, são respectivamente iguais às medidas dos ângulos A*, B* e C*.
Como a soma das medidas dos ângulos A, B e C é igual a 180 graus, a soma das medidas dos ângulos A* , B* e C* também é igual a 180 graus.
Problema 19: De uma folha quadrada de papel sulfite, como se
pode cortar um octógono regular de maior área sem realizar emendas?
Problema 20: Demonstre geometricamente que (-1)×(-1)=+1,
usando o desenho seguinte:
Depois, usar o fato que: a.(-b)=(-b).a=-ab, onde a.a=a2 é
a área do quadrado de lado a.
Problema 21: Colocar 8 rainhas em um tabuleiro de xadrez de
modo que uma rainha não possa capturar qualquer outra rainha?
Solução M21
Tabuleiro para o jogo de xadrez
A notacão atual usada nas partidas de xadrez, as colunas são
indicadas pelas letras: A,B,C,D,E,F,G,H e as linhas são indicadas
pelos números 1,2,3,4,5,6,7,8.
A Posisão 14 indicada na tabela por: 35281746 aparece
no desenho seguinte e significa que as rainhas estão nas posisões:
A3, B5, C2, D8, E1, F7, G4 e H6.
Tabela com as 60 primeiras das 92 posições possí para as rainhas:
Colunas
A
B
C
D
E
F
G
H
P01
1
5
6
8
3
7
2
4
P02
1
6
8
3
7
4
2
5
P03
1
7
4
6
8
2
5
3
P04
1
7
5
8
2
4
6
3
P05
2
4
6
8
3
1
7
5
P06
2
5
7
1
3
8
6
4
P07
2
5
7
4
1
8
6
3
P08
2
6
1
7
4
8
3
5
P09
2
6
8
3
1
4
7
5
P10
2
7
3
6
8
5
1
4
P11
2
7
5
8
1
4
6
3
P12
2
8
6
1
3
5
7
4
P13
3
1
7
5
8
2
4
6
P14
3
5
2
8
1
7
4
6
P15
3
5
2
8
6
4
7
1
P16
3
5
7
1
4
2
8
6
P17
3
5
8
4
1
7
2
6
P18
3
6
2
5
8
1
7
4
P19
3
6
2
7
1
4
8
5
P20
3
6
2
7
5
1
8
4
P21
3
6
4
1
8
5
7
2
P22
3
6
4
2
8
=
7
1
P23
3
6
8
1
4
7
5
2
P24
3
6
8
1
5
7
2
4
P25
3
6
8
2
4
1
7
5
P26
3
7
2
8
5
1
4
6
P27
3
7
2
8
6
4
1
5
P28
3
8
4
7
1
6
2
5
P29
4
1
5
8
2
7
3
6
P30
4
1
5
8
6
3
7
2
P31
4
2
5
8
6
1
3
7
P32
4
2
7
3
6
8
1
5
P33
4
2
7
3
6
8
5
1
P34
4
2
7
5
1
8
6
3
P35
4
2
8
5
7
1
3
6
P36
4
2
8
6
1
3
5
7
P37
4
6
1
5
2
8
3
7
P38
4
6
8
2
7
1
3
5
P39
4
6
8
3
1
7
5
2
P40
4
7
1
8
5
2
6
3
P41
4
7
3
8
2
5
1
6
P42
4
7
5
2
6
1
3
8
P43
4
7
5
3
1
6
8
2
P44
4
8
1
3
6
2
7
5
P45
4
8
1
5
7
2
6
3
P46
4
8
5
3
1
7
2
6
P47
5
1
4
6
8
2
7
3
P48
5
1
8
4
2
7
3
6
P49
5
1
8
6
3
7
2
4
P50
5
2
4
6
8
3
1
7
P51
5
2
4
7
3
8
6
1
P52
5
2
6
1
7
4
8
3
P53
5
2
8
1
4
7
3
6
P54
5
3
1
6
8
2
4
7
P55
5
3
1
7
2
8
6
4
P56
5
3
8
4
7
1
6
2
P57
5
7
1
3
8
6
4
2
P58
5
7
1
4
2
8
6
3
P59
5
7
2
4
8
1
3
6
P60
5
7
2
6
3
1
4
8
Problema 22: Você saberia fazer com que um cavalo percorra
todo o tabuleiro de um jogo de xadrez sem nunca voltar a uma posição já
ocupada anteriormente?
Solução M22
Os 5 movimentos iniciais do cavalo estão no tabuleiro abaixo.
A notacão utilizada atualmente nas partidas de xadrez, indica as colunas
pelas letras: A,B,C,D,E,F,G,H e as linhas pelos numeros 1,2,3,4,5,6,7,8.
Nota: De B3 (última posição da lista acima) você pode voltar à A1
(primeira posição da lista acima). Isto significa que se fecha uma
sequência percorrendo todas as posições do tabuleiro. Para começar
a caminhada do cavalo da posição H6, basta procurar H6 na lista
anterior e seguir todas as posições indicadas.
Problema 23: Cortar a cruz, construída com 4 quadrados, que
aparece no desenho em anexo, para construir um outro quadrado maior.
Solução M23
Inicialmente traçamos 4 linhas na 'cruz' representada pelos cinco
quadrados de área igual a L2 e verificamos que após o
traçado aparece um outro quadrado maior de área igual a 52.
Note que existem quatro regiões triangulares coloridas em cor 'maravilha'
que ficam fora do grande quadrado e outras quatro regiões que estão em
branco que ficam dentro do quadrado grande. Como a área de cada triângulo
colorido é igual à á rea do triângulo branco, basta realizar uma rotação
no triângulo colorido para que o mesmo ocupe o lugar do triângulo branco.
No desenho animado, observamos a rotação no sentido horário de um dos
triângulos. O mesmo ocorre com os outros três triângulos.
Problema 24: Veja a Tabela Mágica abaixo, pense em um número natural
menor que 32 e diga ao 'Mágico' em quais das linhas: L1, L2, L3, L4, L5 este
número está. De um modo rápido ele dirá o número que você pensou.
De um ponto de vista matemático, você sabe explicar o funcionamento da tabela?
L1
1
3
5
7
9
11
13
15
17
19
21
23
25
27
29
31
L2
2
3
6
7
10
11
14
15
18
19
22
23
26
27
30
31
L3
4
5
6
7
12
13
14
15
20
21
22
23
28
29
30
31
L4
8
9
10
11
12
13
14
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25
26
27
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31
L5
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Problema 25: Com três algarismos 5 e as operações elementares, obter:
O número 0.
O número 1.
O número 2.
O número 4.
O número 5.
Outros números.
Problema 26: Uma lesma está subindo em uma parede de 4 metros de
altura. A cada dia ela sobe 20 centímetros e quando dorme agarrada à
parede desce 10 centímetros. Ao final de quantos dias, a lesma terá
atingido a altura máxima da parede, onde poderá descansar tranquila
sem o problema de ficar escorregando?
Problema 27 (Torres de Hanoi): Coloca-se uma tábua com três
hastes verticais A, B e C, onde são colocados n discos perfurados, sendo
os menores colocados sobre os maiores.
Deve-se mover todos os n discos que estão colocados na haste A
até a haste C de forma que nunca um disco maior fique colocado sobre
um disco menor, usando a haste B que está no meio para atransição.
Quais são os detalhes matemáticos e qual é o menor número de vezes
que se usa para tal movimento se o número de discos é n=5? Simule
situações com n=2,3,4,5,6,...?
Problema 28: Considere um jogo de dominó com as suas 28 peças.
Qual é a soma de todos os pontos das:
peças?
peças que possuem um zero em um dos lados?
peças que possuem um número par em um dos lados?
peças que possuem números pares nos dois lados?
peças que possuem um número ímpar em um dos lados?
peças que possuem números ímpares nos dois lados?
Problema 29: Construir um Quadrado Latino 3×3,
que é um quadrado 3×3, de acordo com a figura em anexo,
onde são colocados somente os algarismos 1, 2 e 3 nos quadradinhos
de modo que a soma desses números, por linha, por coluna ou por
diagonal seja sempre 6.
Problema 30: Construir um Quadrado latino 3×3 com
os números 1,2,3,4,5,6,7,8,9 de modo que a soma desses números,
por linha, por coluna ou por diagonal seja sempre igual.
Problema 31: Construa um Quadrado Latino 4×4, com
os números 1,2,3,...,16 de modo que a soma desses números, por
linha, por coluna ou por diagonal seja sempre igual.
Problema 32: Construir um Quadrado Latino 5×5, com
os números 1,2,3,...,25 de forma que a que a soma desses números,
por linha, por coluna ou por diagonal seja sempre igual.
Problema 33: Você conhece um método prático para elevar ao
quadrado um número terminado em 5?. Por exemplo 452=2025.
Problema 34: Em um relógio com ponteiros, os ponteiros de
Hora e Minuto se encontram após 1:00h, após 2:00h, após 3:00h, etc.
Você saberia calcular com a maior precisão possível as horas, minutos e
segundos em que tais *encontros* ocorrem. Você saberia mostrar qual e
que tipo de Matemática é usada para resolver este problema?
Problema 35: Sabemos que: 33+43+53=63
e 93+103=13+123.
Identificar outros números naturais para os quais valem as relações:
x3+y3+z3=w3 e
x3+y3=z3+w3.
Problema 36 (Teorema de Sofia Germain): Demonstrar que se
n é um número natural, então todo número da forma n4+4'
é composto, isto é, é produto de dois números naturais.
Solução M36
Se n=2, temos que n4+4=24+4=20=4×5.
Se n>2, então: n4+4=(n2-2n-2)(n2+2n+2).
Problema 38: Curiosidade com troca de posições:
12×42=21×24=504 e 26×93=62×39.
Identificar outros números com esta propriedade.
Problema 39 (do papiro Rhind): Entre cinco pessoas foram
repartidas 100 medidas de trigo, de modo que a segunda recebeu a mais
do que a primeira o mesmo que a terceira recebeu a mais do que a segunda,
que corresponde ao mesmo que a quarta recebeu a mais do que a terceira e
também a mesma quantidade que a quinta recebeu a mais do que a quarta.
Quanto recebeu cada pessoa?
Problema 40: De que forma pode ser repartido o número 36 em
duas partes, de modo que o produto das partes seja o maior possível?
Dica: Usar apenas conceitos do Ensino Fundamental e Ensino Médio,
e justificar a sua resposta do ponto de vista algébrico e não somente
do ponto de vista aritmético.
Problema 41: Frações egípcias: Escrever o número 1 como a soma
de frações em que o numerador é sempre 1 e os denominadores números naturais?
Problema 42: Resolver a equação: xx3=3.
Problema 43: Temos 100,00 para comprar três tipos de objetos
cujos custos unitários correspondem a 1,00, 4,00 e 12,00. Quais são
as possibilidades que existem para que se compre a maior quantidade
de objetos?
Problema 44: Quais são os números e qual é o maior número
que se pode obter com a combinação de:
Três algarismos 2.
Três algarismos 3.
Três algarismos 4.
Quatro algarismos 1.
Quatro algarismos 2.
Dica: Colocar lado a lado, adição, subtração, multiplicação, divisão,
potenciação, radiciação, etc, como por exemplo: (2+2)*2=8 ou (22)2=...
Problema 45: No produto dos números das duas primeiras linhas
da tabela, substituímos algarismos (nem sempre iguais) por asteriscos.
Quais são os valores dos asteriscos?
*
1
*
×
3
*
2
—
—
—
—
—
—
*
3
*
3
*
2
2
*
5
—
—
—
—
—
—
1
*
8
*
3
0
Problema 46: Qual é a área da região 'vermelha' na figura seguinte?
Problema 47: Qual é a área da região 'verde' na figura seguinte
se as quatro circunferências menores são tangentes aos eixos coordenados e
estão tangenciando internamente a circunferência maior cujo raio mede 12 cm?
Problema 48: Qual é a área da região 'azul' sabendo-se que as
duas circunferências pequenas são tangentes aos eixos coordenados e o
raio da circunferência maior mede 12 cm?
Problema 49: Qual é a área da região 'amarela' na figura seguinte,
localizada na região elíptica cujos semi-eixos são a e b?
Dica: Pesquise outro link desta página para obter o cálculo da área
de uma região elíptica.
Problema 50: Perguntas:
Quais são as desigualdades existem entre as médias aritmética,
geométrica e harmônica de dois números reais positivos?
Você saberia generalizar a relação de desigualdade para um número finito
de números reais positivos?
Você saberia usar tais desigualdades para obter situações de máximo ou
de mínimo de funções reais, sem ter que usar derivadas ou outros conceitos
mais avançados da Matemática?