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PROJETOS:


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PROJETOS:
ENSINO
LABORATÓRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM SOCIOLOGIA (LENPES).
Coordenadora: Profa Dra Ileizi Luciana Fiorelli Silva
O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sociologia, ou LENPES, trabalha, desde 2007, na formação inicial e continuada de / como professores / como sociologia que atua e atua na Educação Básica e na Educação Superior. Nessa fase de organização, os membros do laboratório referido decidiram que devem reforçar e consolidar como ações que possibilitam práticas profissionais dos / graduados / como no ensino de pesquisa nas escolas e instituições de ensino superior. Essas ações podem ser usadas / como graduadas / como se preparar para os desafios do exercício de docência e pesquisa, possibilitando o conhecimento mais profundo do campo de trabalho. São, também, ações de extensão, envolvendo escolas e IES de Londrina e região, realizando pesquisas coletivas, interinstitucionais.Dessa forma, no ensino, uma pesquisa e extensão no processo de formação de cientistas sociais desde uma graduação até uma pós-graduação. Tudo isso ou como programa de treinamento complementar. Os desafios dessa nova fase são os seguintes: a) realizar um balanço analítico desses últimos anos de pesquisa, ensino e extensão; b) consolidar como linhas de ação nas escolas; c) continuar sendo um espaço de resistência diante das mudanças políticas, educacionais e sociais que atingem as ciências sociais e nossos profissionais; d) produzir materiais escritos, impressos, audiovisuais usados para divulgados pelas redes disponíveis pela Internet; e) sistematizar os modelos / métodos de ensino e pesquisa que desenvolvem ao longo desses dez anos;f) realizar parcerias e acordos com instituições de ensino e pesquisa em nível nacional e internacional.
PESQUISA
PROBLEMATIZAÇÃO SOCIOLÓGICA DOS PROCESSOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO ENSINO SUPERIOR EM CINCO IEES / PR: GESTÃO E POLÍTICA DE CURRICULARES NAS LICENCIATURAS.
Coordenadora: Profa Dra. Angela Maria de Sousa Lima
O referido projeto de projeto objetivo, sociologicamente, ou o processo de institucionalização da política de formação inicial e continuada dos professores de educação básica e superior, conforme Resolução CNE / CP nº 02/2015 e Portaria Capes nº158 / 2017 e sua relação com uma gestão das reformas curriculares das cinco universidades do Paraná: UEL (Universidade Estadual de Londrina); UEM (Universidade Estadual de Maringá); UENP (Universidade Estadual do Norte Pioneiro); UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa); e UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Pretende também analisar, fazer um ponto de vista político-pedagógico,como aproximações e distâncias entre as formulações dessa “política institucional de treinamento de professores para a educação básica em consonância com o PPI”; Fórum Permanente de Suporte à Formação Docente e Sistemas e Redes de Ensino e Instituições de Educação Básica, Definir o Projeto Institucional como Formas de Desenvolvimento da Formação Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica, Articular-se às Políticas de Valorização pelos Sistemas de Ensino ” . (Resolução CNE / CP nº 02/2015, art. 17.vii-§ 2º, p.17). Intenciona-se ainda contribuir, por meio da pesquisa participante,com uma articulação entre essas políticas institucionais locais no âmbito do estado, através do acompanhamento de ações dos fóruns permanentes (ex: PROGRAMAS; Fórum Permanente de Formação Docente do Paraná; Fóruns Permanentes de Licenciaturas; Fórum Permanente de Educação Especial do Paraná, entre outros) . Espera-se que tais pesquisas / reflexões sobre os processos de gestão no ensino superior, no âmbito das políticas curriculares das licenciaturas, ampliem nossos horizontes de atuação como docente na área de metodologia e prática de ensino e no programa de mestrado em Ciências Sociais da UEL .
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