PROJETO LENPES

ENSINO

LABORATÓRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM SOCIOLOGIA (LENPES). Coordenadora: Profa Dra Ileizi Luciana Fiorelli Silva
 
O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sociologia, o LENPES, trabalha, desde 2007, na formação inicial e continuada dos/as professores/as de sociologia que atuam e atuarão na Educação Básica e na Educação Superior. Nessa fase de organização, os membros do referido laboratório decidiram que ele deve reforçar e consolidar as ações que possibilitem as práticas profissionais dos/as graduandos/as tanto no ensino como na pesquisa dentro das escolas e das instituições de ensino superior. Essas ações ajudam os/as graduandos/as a se prepararem para os desafios do exercício da docência e da pesquisa, possibilitando o conhecimento mais profundo do campo de trabalho. São, também, ações de extensão, pois envolvem as escolas e as IES de Londrina e região, realizando pesquisas coletivas, interinstitucionais. Dessa forma, une o ensino, a pesquisa e a extensão no processo de formação dos cientistas sociais desde a graduação até a pós-graduação. Tudo isso o caracteriza como programa de formação complementar. Os desafios dessa nova fase são os seguintes: a) realizar um balanço analítico desses onze anos de pesquisa, ensino e extensão; b) consolidar as linhas de ação nas escolas; c) continuar sendo um espaço de resistência diante das mudanças políticas, educacionais e sociais que atingem as ciências sociais e nossos profissionais; d) produzir materiais escritos, impressos, audiovisuais destinados a serem divulgados pelas redes disponíveis por meio da internet; e) sistematizar os modelos /métodos de ensino e pesquisa que desenvolvemos ao longo desses mais dez anos; f) realizar parcerias e acordos com as instituições de ensino e pesquisa em nível nacional e internacional.
 
   
PESQUISA
 
PROBLEMATIZAÇÃO SOCIOLÓGICA DOS PROCESSOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO ENSINO SUPERIOR EM CINCO IEES/PR: GESTÃO E POLÍTICAS CURRICULARES NAS LICENCIATURAS.
Coordenadora: Profa Dra Angela Maria de Sousa Lima
 
O referido projeto objetiva problematizar, sociologicamente, o processo de institucionalização da política de formação inicial e continuada de professores da educação básica e do ensino superior, conforme exigem a Resolução CNE/CP nº 02/2015 e a Portaria Capes nº158/2017 e sua relação com a gestão das atuais reformulações curriculares das licenciaturas em cinco universidades estaduais do paraná: UEL (Universidade Estadual de Londrina); UEM (Universidade Estadual de Maringá); UENP (Universidade Estadual do Norte Pioneiro); UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa); e UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Pretende também analisar, do ponto de vista político-pedagógico, as aproximações e os distanciamentos entre as formulações dessa “política institucional de formação de professores para a educação básica em consonância com o PPI” nessas instituições (Portaria Capes nº158/2017), com a exigência de que a “instituição formadora, em efetiva articulação com o planejamento estratégico do Fórum Estadual permanente de apoio à formação docente e com os sistemas e redes de ensino e com as instituições de educação básica, definirá no seu projeto institucional as formas de desenvolvimento da formação continuada dos profissionais do magistério da educação básica, articulando-as às políticas de valorização a serem efetivadas pelos sistemas de ensino”. (Resolução CNE/CP nº 02/2015, art. 17.vii-§ 2º, p.17). Intenciona-se ainda contribuir, por meio da pesquisa participante, com a articulação entre essas políticas institucionais locais no âmbito do estado, através do acompanhamento das ações dos fóruns permanentes (ex: PROGRADES; Fórum Permanente de Formação Docente do Paraná; Fóruns Permanentes das Licenciaturas; Fórum Permanente de Educação Especial do Paraná, entre outros). Espera-se que tais pesquisas/reflexões acerca dos processos de gestão no ensino superior, no âmbito das políticas curriculares das licenciaturas, ampliem nossos horizontes de atuação como docente da área de metodologia e prática de ensino e no programa de mestrado em Ciências Sociais da UEL.
 
 

   Destaque
 

ANAIS IV JORNADA INTERNACIONAL BRASIL – ARGENTINA (JIBA):

 PESQUISA E ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA E DE LETRAS-ESPANHOL
 
DIAS: 28, 29 E 30 DE AGOSTO DE 2019
 
[ISBN 978-85-7846-562-9]
 
 
CLIQUE AQUI: www.uel.br/projetos/lenpes/pages/arquivos/ANAIS_JIBA%20ago2019.pdf 

 

 

 
© 2007 Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-990 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43)3328-4440
e-mail: angellamaria@uel.br