PROJETO LENPES

Ensino

LENPES: Laboratório de Ensino Pesquisa e Extensão. Formação inicial e continuada de professores das Ciências Sociais, elaboração de materiais didáticos e pesquisas sobre juventudes e desigualdades socioeducacionais.


Pesquisa

LENPES: Juventudes no ensino médio: um estudo sociológico em escolas públicas da região de Londrina.  


 


  

Destaques

Lançamento do Livro: Representações Sociais dos Jovens Talentos das Ciências Humanas das Escolas do Campo de Londrina 


 

DISPONÍVEIS OS ANAIS DO VII SEMINÁRIO DE ESTÁGIO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E IV ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA

 

A SOCIOLOGIA E A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: SABERES E FAZERES EM DEBATE

ISBN: 978-85-7846-328-1

 ANAIS 2014 

 


NOTÍCIAS SOBRE O PROJETO:
 
23/10/2015   


Lançado livro que aborda Práticas Educacionais 

Agência UEL 


Foi lançado na tarde desta sexta-feira (23), o livro "Políticas e Práticas Educacionais - LENPES e Novos Talentos/Ciências Humanas", publicado pela Editora da UEL e organizado pela pró-reitora de Graduação Angela Maria de Sousa Lima. O lançamento foi realizado na sala Ana Ito, na Prograd.

A obra é a união do trabalho coletivo de alguns programas e projetos da Universidade que visam à integração com as escolas públicas da cidade de Londrina e região. Segundo a pró-reitora de Graduação, as ideias e proposições encontradas na obra têm na Escola Pública um dos espaços privilegiados do fazer educativo.

Os cursos de Ciências Sociais, Filosofia, História e Geografia da UEL, a partir da interação entre o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia (LENPES), o Programa Observatório da Educação (OBEDUC/Ciências Sociais/UEL) e o Programa Novos Talentos/Ciências Humanas/UEL, propiciam em seus textos análises e relatos de experiências que auxiliam na compreensão do funcionamento da educação pública e do papel das Ciências Humanas nesse processo.

São artigos, produzidos por diversos autores, abordando variados temas, que visam entender as práticas docentes das Ciências Humanas na Educação Básica, assim como as tensões, problemas e as estruturas desiguais da escola pública brasileira.

O livro inicia com interpretações criteriosas dos Relatórios do Programa Educação para Todos, da UNESCO, evidenciando as contradições nos discursos institucionais. A segunda seção é composta por artigos da disciplina do curso de mestrado em Ciências Sociais, "Tópicos especiais em temas contemporâneos" com ênfase na área de ensino de Sociologia. Logo após, são elencados relatos sobre as Semanas de Sociologia e Filosofia (mais recentemente denominadas Jornadas de Humanidades), como eventos que visam à integração entre a UEL e a Educação Básica por meio de oficinas, palestras e apresentações culturais. Esses relatos evidenciam a importância das Semanas/Jornadas para as escolas públicas e para a formação docente, num projeto com mais de uma década de duração. Na quarta seção estão os artigos do Programa "Novos Talentos/Ciências Humanas" da UEL que relatam práticas pedagógicas e discutem temas, conteúdos e metodologias voltadas à área de ensino das disciplinas de História e Geografia. Por fim, são apresentados diversos planos de aula da disciplina de Sociologia, elaborados por estudantes egressos do curso de Ciências Sociais.

Também fazem parte da organização do livro: Angélica Lyra de Araújo, Adriana Cristina Borges, Alexandre Jerônimo Correia Lima, Andreia Maria Cavaminami Lugle, Claudiney José de Sousa, Cristiano Pinheiro Correa, Gonçalo José Machado Junior, Ileizi Luciana Fiorelli Silva, Jaqueline Fabeni dos Santos, Maria José de Rezende, Margarida Cássia Campos, Marcela de Oliveira Nunes, Meire Ellen Moreno, Rogério Nunes da Silva e Rogério Martins Marlier. 


É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

 

 
 
 
 
Curso debate educação ambiental no ensino superior 
 
 

II Curso Anual de Formação Continuada da área de Ciências Sociais é realizado na UEL

 
 

 

© Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10011 | CEP 86057-970 | Londrina - PR

e-mail: angellamaria@uel.br