IPAC/LDA - Inventário e Proteção ao Acervo Cultural de Londrina

Título: Diálogos com o Patrimônio Cultural e a Memória Coletiva - Londrina/PR

 
Coordenação: Ana Cleide Chiarotti Cesário
Término do Projeto: 31/12/2011
 

RESUMO:
 
Este projeto está vinculado ao Programa "UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS" da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI. Tem por objetivo estabelecer um diálogo dos segmentos da população londrinense que residem na periferia da cidade com os suportes materiais do Patrimônio Cultural e da Memória, já perenizados e institucionalizados, no centro da cidade, estimulando-os a reinterpretá-los. Mais ainda, por meio da criação de espaços de circulação de falas e lembranças, no bairro periférico em que vivem essas populações, instalar uma discussão capaz de problematizar a questão do Patrimônio Cultural na cidade e do direito à Memória não apenas como fruição do Patrimônio já instituído, mas como o acesso aos processos de constituição de novas memórias e reconhecimento de bens patrimoniais que sejam significativos também para essas populações quase sempre relegadas à invisibilidade sócio-cultural e política. Com esses diálogos, pretende-se ainda que os grupos envolvidos possam, a partir de suas redes de significados, valores e identidades, elegerem novos lugares de Memória, inclusive no bairro em que vivem. Trata-se, portanto, de retirá-los de uma situação passiva em relação ao direito à cidade, estabelecendo laços de continuidade entre passado e presente, transpondo clivagens entre centro e periferia, condições fundamentais para todo e qualquer projeto de conquista de cidadania plena daqueles que habitam a cidade.
O projeto é formado por uma equipe multidisciplinar (Ciências Sociais e História) e conta com 3 profissionais recém-formados, cinco graduandos e duas bolsistas de Inclusão Social da Fundação Araucária. Este projeto estabelece parceria com outros dois projetos de extensão vinculados ao USF:
LEAFRO - Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e de Relações Raciais.
LENPES - Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia.
 
 
 
Título: Memória Coletiva e Patrimônio Cultural: discursos sobre a cidade.
Coordenação: Ana Cleide Chiarotti Cesário 
 
RESUMO:
 
A presente pesquisa dirige um olhar compreensivo sobre a produção de signos que geralmente acompanha a construção material da cidade, por entender que o ambiente urbano se faz presente no cotidiano dos cidadãos que nela vivem, agindo não apenas como formadores de identidades, mas também expressando desigualdades, diferenças e contradições. Mais que isso, busca compreender como os moradores de londrina se relacionam com os referenciais do passado - monumentos e bens patrimoniais -, bem como com o seu entorno - praças, ruas, edificações. Espera-se ser possível entender os monumentos da cidade por meio de uma intertextualidade marcada pela confluência de uma memória regional com a memória nacional.


EXECUÇÃO: JUL/2007 a JUN/2010.

 

 

 

Título: INVENTÁRIO E PROTEÇÃO DO ACERVO CULTURAL DE LONDRINA – IPAC/LDA. MONUMENTOS HISTÓRICOS EM LONDRINA: RECRUTAMENTO, IDETIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO

 Término do Projeto: 19/07/2008

 

Resumo do Projeto:

  O município de Londrina possui algumas dezenas de monumentos públicos, compreendendo esculturas, estátuas, bustos, obeliscos, placas comemorativas etc. Não há um levantamento preciso de quantos e quais monumentos existem na cidade, tampouco a história de cada um deles. Este projeto de extensão pretende, portanto, realizar preliminarmente um levantamento dos monumentos públicos existentes na cidade, sua localização, histórico e tipologia monumental. A seguir, deve-se cpmpreender seus significados para a comunidade londrinense em geral, o que demandará uma pesquisa de campo, a fim de entrevistar amostragens de habitantes da cidade. O projeto pretende desenvolver atividades que possibilitem o envolvimento da população londrinense, escolas, associações de bairros, instituições públicas e privadas, em ações de inventário e preservação da cultura material e patrimonial da cidade. Dessa forma, os alunos envolvidos no projeto poderão aliar as atividades de extensão, pesquisa e ensino.

 

  

Projeto: 00730 - MEMÓRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA CIDADE DE LONDRINA

 

Coordenador: 0701371 - GILSON MORALES

 

Depto Coordenador: CTU-DCC - DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

 

Término do Projeto : 01/05/2004

 

 

Resumo do Projeto

O projeto proposto faz parte do IPAC - Inventário e Proteção do Acervo Cultural de Londrina, criado em 1985 como um projeto de pesquisa e extensão voltado a coletividade, visando encaminhar ações de política cultural, estabelecendo relações de aliança com a população. Dentro deste espírito, o presente projeto se direciona para o espaço urbano central da cidade de Londrina, visando registrar através de documentos e depoimentos de pioneiros a memória desta área da cidade, com enfoque voltado para o registro das atividades da construção civil ao longo do processo de colonização e seguindo as diversas fases evolutivas que se seguiram.

 

 

Projeto: 00503 - IPAC/LONDRINA - INVENTÁRIO E PROTEÇÃO DO ACERVO CULTURAL DE LONDRINA - OS CAMINHOS DO CAFÉ NO PARANÁ

Coordenador: 0306941 - CELSO VIANNA BEZERRA DE MENEZES

Depto Coordenador: CCH-SOC - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Término do Projeto: 01/09/2003

 

Resumo do Projeto

Programa de caráter multidisciplinar, que combina pesquisa e extensão, voltado para a questão do patrimônio cultural. Atua através de propostas ligadas à memória coletiva com o objetivo de despertar nos grupamentos sociais a identidade cultural, base para a sedimentação de uma cidadania ativa. As discussões sobre patrimônio cultural não se referem somente aos bens edificados e aos bens simbólicos, mas também às questões ligadas ao planejamento ambiental urbano, fatores voltados à qualidade de vida da população. O IPAC - LDA hoje caracteriza-se como um grande projeto de extensão com vários subprojetos, em que pesquisadores, docentes, alunos e a coletividade envolvem-se no campo de identificação e interpretação dos bens culturais.

 

 

Projeto: 00515 - APROPRIAÇÃO E USOS DO ESPAÇO URBANO: COTIDIANO E MEMÓRIA NA CIDADE DE LONDRINA

Coordenador: 0104050 - ANA MARIA CHIAROTTI DE ALMEIDA

Depto Coordenador;  CCH-SOC - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Término do Projeto: 01/06/2000

 

Resumo do Projeto

Subprojeto com caráter multidisciplinar que combina pesquisa e extensão voltado para a questão do patrimônio cultural. Recuperar, através de um exercício da memória coletiva dos grupos sociais, história da apropriação e dos usos do espaço urbano de Londrina, especificamente o quadrilátero central e seus entornos conforme definido no plano de implantação pela Companhia de Terras Norte do Paraná.

 

 

Projeto: 00504 - MEMÓRIA E IMAGENS DE RIBEIRÃO CLARO

Coordenador: 0100090 - ANA CLEIDE CHIAROTTI CESARIO

Depto Coordenador: CCH-SOC - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Término do Projeto: 01/01/2000

 

Resumo do Projeto

Projeto de política cultural voltado para o registro da memória e a preservação do patrimônio do município de Ribeirão Claro no Norte Pioneiro do Paraná.

 

 

Projeto: 00732 - A ESCOLA VEM AO IPAC

Coordenador: 0100090 - ANA CLEIDE CHIAROTTI CESARIO

Depto Coordenador: CCH-SOC - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Término do Projeto: 01/12/2002 CANCELADO - APROVADO PELA CÂMARA

 

Resumo do Projeto

A Casa do Pioneiro, embora aberta à visitação pública, não possui uma agenda de visitação. O público que a visita é constituído, em sua maioria, pela população universitária e por alunos da primeira fase do ensino fundamental, das escolas de Londrina e região. E mais, não há, por hora, nenhum trabalho efetivo, na forma de folder informativoou de guia, que possa dar, ao visitante, informações sobre A Casa - seu valor histórico, arquitetônico, cultural. Às crianças, isto parece ainda mais estranho, que dentro de uma antiga casa, pioneira, estejam convivendo forno à lenha e microcomputador. Tal estranhamento merece explicação. E não só ele, é preciso que se aproveite esta iniciativa de certas escolas de levar seus alunos para conhecer a casa e desenvolver um trabalho que tematize, com as crianças, questões relativas à memória, ao patrimônio, à preservação. São crianças, mas são também agentes sociais que escrevem e se inscrevem na memória, na história.

 

 

Projeto: 00514 - O IPAC VAI À ESCOLA

Coordenador: 0504667 - EUNILDA KEMMER CERNEV

Depto Coordenador: CCH-SOC - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Término do Projeto: 01/06/1999

 

Resumo do Projeto

O IPAC VAI À ESCOLA, é uma iniciativa de política cultural desenvolvida através de atividades apropriadas a escolares na faixa etária de 9 a 12 anos, de modo que alunos e professores sejam incentivados, inicialmente a participarem por identificação de interesses com o lugar, com as situações de sociabilidade, trabalho, lazer entre outras.

 

 

Projeto: 00503 - IPAC/LONDRINA - INVENTÁRIO E PROTEÇÃO DO ACERVO CULTURAL DE LONDRINA - OS CAMINHOS DO CAFÉ NO PARANÁ

Coordenador: 0306941 - CELSO VIANNA BEZERRA DE MENEZES

Depto Coordenador: CCH-SOC - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Execução: 1985 a 2003

 

Resumo do Projeto.

Programa de caráter multidisciplinar, que combina pesquisa e extensão, voltado para a questão do patrimônio cultural. Atua através de propostas ligadas à memória coletiva com o objetivo de despertar nos grupamentos sociais a identidade cultural, base para a sedimentação de uma cidadania ativa. As discussões sobre patrimônio cultural não se referem somente aos bens edificados e aos bens simbólicos, mas também às questões ligadas ao planejamento ambiental urbano, fatores voltados à qualidade de vida da população. O IPAC - LDA hoje caracteriza-se como um grande projeto de extensão com vários subprojetos, em que pesquisadores, docentes, alunos e a coletividade envolvem-se no campo de identificação e interpretação dos bens culturais.

 

 

Sub-projetos:

 

·         O bairro Casoni;

·         Heimtal: o passado e o presente no vale dos alemães  

·         Espaços e marcas da arquitetura de madeira das casas de fazenda/Rolândia-PR;  

·         Os signos de Nova Dantzig e a memória em Cambé; 

·         Ribeirão Claro: Espacialização e memória ativa.

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