Informática para a análise de dados sociais


O InfoSoc é um Programa de Formação Complementar de Ensino de Graduação da Universidade Estadual de Londrina, registrado na PROGRAD com o número 00766. Tem por objetivo formar estudantes em ciência social computacional. Para participar é necessário solicitar a inscrição formal como colaborador discente do Programa InfoSoc. Período de inscrição para 2022 entre 1 de fevereiro e 31 de setembro.

Inscrições e Informações

Método de formação

As atividades são desenvolvidas pensando em quem quer aprender. Como Programa Complementar, foi planejado para oferecer aos estudantes recursos computacionais básicos para a formação em pesquisa social. As atividades são remotas e assíncronas. Todo o conteúdo fica permanentemente disponível online para quem está inscrito. Você define qual melhor horário para aprender. Ao finalizar as etapas de um módulo, você terá o registro equivalente em horas de Atividade Complementar para se somar à sua carga horária total, dentro do limite do Projeto Pedagógico do seu Curso.

Concentre-se em aprender

As atividades são compostas de videos com simulações, explicações, demonstrações, teoria e atividades práticas com a plataforma de colaboração Trello. Você faz as atividades quantas vezes quiser. Pode esclarecer dúvidas em conversas integradas com os docentes e compartilha seus avanços com os grupos de estudantes. Como participante do Programa InfoSoc você adapta o ritmo aos seus horários para completar as atividades.

A origem do InfoSoc

O projeto tem mais de 25 anos. Começou na UEL em 1994 como uma lista por e-mail (uma novidade na época!) para compartilhar experiências entre pesquisadores usuários do SPSS. Em 2000, transformou-se em um projeto de desenvolvimento e capacitação. Alguns anos depois, virou Projeto de Ensino, com ênfase no uso do software R para análise e modelagem de dados sociais. No ano de 2019, foi reestruturado como um Programa de Formação Complementar para o Ensino de Graduação. Foi ajustado para estar sempre acessível de forma remota e online. Ao longo desses anos, disseminou várias publicações e contribuiu com a formação de estudantes de diferentes áreas.

Atividades programadas

Atividades remotas e assíncronas
com acesso pela plataforma de
colaboração Trello

  • Indicadores sociais com Google Datastudio

    (M1 - 2021) Este módulo introdutório aborda a construção de painéis dinâmicos para difusão e análise de indicadores sociais, econômicos, demográficos. Será utlizado o software Google Datastudio para a visualização dos dados em formato de relatório dinàmicos ou "dashboards".

  • Introdução ao R e RStudio

    (R1 - 2022) é a linguagem de programação básica para análise de dados. Você vai aprender a tratar dados, fazer análises básicas, criar gráficos, construir Notebooks interativos e gerar documentos em word, latex, pdf e html, usando do R com Markdown. Tudo explicado com tutoriais e simulações.

  • Análise de Textos com IRAMUTEQ/R

    (R3 - 2022) Análise Qualitativa de Textos Assistida por Computador, utilizando estrutura de redes sociais. Vamos utilizar o software IRAMUTEQ e pacotes R para construir modelos de análise e visualização de documentos e textos com métodos de análsie de dados de Redes.

  • Análise de indicadores de políticas públicas com o R e RStudio

    (R2 - 2022) A Análise de Computacional de Redes Sociais (grafos) tem se tornado uma ferramenta analítica bastante difundida. Veremos os conceitos fundamentais como centralidade, agrupamentos (clusters), difusão de informação, estrutura, campanhas e relações institucionais.

Coordenação

Prof. Ronaldo Baltar,
Prof.ª Cláudia Siqueira Baltar