GESEN - Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento

 

 

Avaliação de Protocolos de prevenção de agravos/ iatrogenias relacionadas à Assistência hospitalar da pessoa idosa

 

Resumo

 

Este projeto tem como objetivo desenvolver e avaliar protocolos de prevenção de agravos e iatrogenias relacionadas a qualidade da assistência hospitalar a pessoa idosa na rede de cuidado do SUS. Será desenvolvido por pesquisadores do Grupo de Estudo sobre Envelhecimento da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O estudo terá delineamento transversal e será realizado em hospitais da rede SUS do Paraná e campos de estágio da UEL. As etapas metodológicas incluirão: revisão sistemática sobre o tema e conhecimento da realidade do serviço de saúde; elaboração dos instrumentos de avaliação dos protocolos de prevenção de agravos; avaliação da implementação de medidas de prevenção de agravos através da coleta de dados que incluirão fontes secundárias como prontuários, entrevistas e observação da realização de cuidados.  Espera-se que os resultados possam oferecer novas possibilidades de reflexão sobre a assistência prestada a pessoa idosa na rede de hospitais do SUS,  além de implementar e avaliar medidas de prevenção de iatrogenias, visando o cuidado seguro e consequentemente a qualidade da assistência. Espera-se ainda estimular a aplicação de conhecimentos científicos na prática de serviços hospitalares, através da prática baseada em evidências  e  da prática  em serviços de saúde.

 

 
 

Objetivo Geral:

1- Desenvolver e avaliar protocolos de prevenção de agravos/iatrogenias relacionados a qualidade da assistência hospitalar a pessoa idosa na rede de cuidado do SUS.

 

 Objetivo Específico:

 1-    Realizar revisão bibliográfica buscando indicadores de qualidade da assistência hospitalar, procedimentos e protocolos de assistência a pessoa idosa.

2-    Comparar a revisão de literatura com a realidade dos campos de pesquisa de Londrina.

3-    .Propor e avaliar protocolos de prevenção de agravos e iantrogenias com quedas, ulceras de pressão, desnutrição e infecções hospitalares relacionadas a assistência da pessoa idosos em ambiente hospitalar.

4-    Testar a aplicação na prática dos protocolos de prevenção propostos na literatura e pela equipe de pesquisadores quanto a sua eficácia e eficiência.

 4-    Criar instrumentos de mensuração de avaliação da realização de procedimentos preventivos pelas equipe de enfermagem e outros profissionais.

5-    Criar ambientes e momentos de debate com a equipe dos serviços quanto à efetividade da utilização dos protocolos de prevenção de agravo e iatrogênias.

6-    Estimular a equipe do serviço envolvido a refletir sobre a utilização dos protocolos de prevenção de iatrogênias procurando assim a sua adequação a realidade do serviço hospitalar da rede SUS de assistência.

 

 
 
Coordenação:
         Prof Drª Mara S G Dellaroza
 
© 2007 Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-990 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43)3328-4440
e-mail: web@uel.br