PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL DA UEL

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)

DESCARTE DE SUCATA METÁLICA

 

Resíduo

Sucata Metálica

Peças metálicas de desmanufatura de equipamentos, sobras de canos e ferragens de construção, chapas metálicas de calhas e placas, alambrados, etc.

Geradores

Prefeitura do Campus, Hospital Universitário e demais unidades da UEL

Responsável pela Destinação

Sucatas metálicas originadas de equipamentos (bens patrimoniais):

PCU/DE, PROAF - Divisão de Patrimônio, HU/DA/Patrimônio

Sucatas metálicas em geral (sem patrimônio): PCU/DPOM, PCU/DE, HU/DMPE e HU/Divisão de Zeladoria.

Recursos Necessários

 

Armazenamento

Local coberto, como baias ou barracões, para que não junte água das chuvas.

Procedimentos para Coleta

Quando não se tratar de sucatas originadas de bens patrimoniais, devem ser recolhidas pelo setor responsável, respeitando as normas de segurança e armazenamento adequado para que, posteriormente, sejam recolhidas pela Cooperativa de Catadores para a  destinação final.

Em caso de bens patrimoniais, os equipamentos deverão ser coletados pela Diretoria de Equipamentos, mediante solicitação de serviço de reparos e, se constatada a inviabilidade do conserto, deverá ser emitido laudo técnico e o devido encaminhamento para a Divisão de Patrimônio da PROAF para baixa.

A Divisão de Patrimônio deverá viabilizar transporte e espaço adequado para a guarda do bem baixado ou inservível e, quando for o caso, a Diretoria de Equipamentos deverá realizar a desmontagem e descaracterização  do bem, encaminhando as sucatas metálicas para reciclagem ou para guarda até que seja decidido o destino dos mesmos.

No caso do Hospital Universitário, o laudo deverá ser feito pela DMPE e a baixa patrimonial pelo Setor de Patrimônio/DA. Caberá ao Setor de Patrimônio pover transporte e local adequado para armazenamento, até a destinação final.

Destinação Final

Para bens patrimoniais, deverão ser respeitados todos os procedimentos para laudo, realizado pela Diretoria de Equipamentos/PCU ou DMPE/HU e posterior baixa, realizada pela Divisão de Patrimônio da UEL ou Setor de Patrimônio do HU.

A Comissão de Avaliação de Patrimônio, constituída por portaria da Reitoria, juntamente com a Divisão de Patrimônio da PROAF, definirão os critérios e a destinação das sucatas, podendo as mesmas serem leiloadas ou realizada a doação, respeitando o disposto na Lei 8.666/93.

Para sucatas metálicas de outras fontes, como sobras de barras de cano, ferro, chapas metálicas, calhas, alambrados, entre outros, a destinação final para reciclagem deverá ter fluxo contínuo, podendo ser encaminhadas por meio da Cooperativa de Materiais Recicláveis responsável pela coleta seletiva em cada setor.

Quantidades que justifiquem outro tipo de destinação, deverão ser avaliadas pelo Programa ReciclaUel, juntamente com a Divisão de Patrimônio, para definição da melhor forma de destinação, respeitando as normas legais e o princípio da economicidade.

Empresas licenciadas

Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis

Ferro Velhos e outros comércios de sucatas

 

 

 

 

© Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10011 | CEP 86057-970 | Londrina - PR

e-mail: mjsartor@uel.br