PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL DA UEL

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)

REVELADOR E FIXADOR DE RAIO X

Resíduo

Revelador e Fixador de Raio X

Geradores

Ambulatório de Especialidades do HU, Clínica Odontológica - COU, Bebê Clínica e SAUEL.

Responsável pela Destinação

Programa ReciclaUel

Recursos Necessários

Galões e Bombonas plásticas

Armazenamento

Local fechado, piso impermeável e coberto, em galões identificados e com tampa de rosca para garantir o não vazamento do resíduo para o solo.

Observar o uso de EPIs adequados para o manejo dos resíduos.

Procedimentos para Coleta

A coleta e armazenamentos internos dos materiais deve ser feita pelo setor responsável pela geração. Quando houver quantitativo que justifique a coleta para destinação final, a mesma deverá ser feita por equipe da coleta de resíduos (ReciclaUel) e/ou da empresa que fará o  transporte para destinação final, devendo estar acompanhados ou autorizados pelo ReciclaUel.

Destinação Final

Ao se juntar o quantitativo que justifique o transporte e destinação do material, o setor responsável pela guarda deve contactar o Programa de Gestão Ambiental - ReciclaUEL - para se tomar as devidas providências.

O Programa ReciclaUel deve observar a política interna de destinação, o atendimento a legislação ambiental e licenças obrigatórias para o transporte e destinação dos resíduos.

Após isso, deverá ser feito contato com empresa(s) licenciada(s) para as operações de coleta, transporte e destinação final dos resíduos, mediante apresentação de Manifesto de Transporte de Resíduos (condizente com o quantitativo a ser transportado), bem como a emissão do Certificado de Destinação Final dos resíduos, que deverá ser encaminhada ao ReciclaUEL para arquivo e comprovação da destinação.

Empresas Licenciadas

Empresas licenciadas para a recuperação de metais pesados e tratamento dos efluentes do revelador e fixador.