PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL DA UEL

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)

DESCARTE DE REJEITOS SÓLIDOS E ORGÂNICOS NÃO PASSÍVEIS DE RECICLAGEM

Resíduo

Rejeitos sólidos e orgânicos não passíveis de reciclagem

Geradores

Unidades do Campus e demais setores da UEL, inclusive HU.

Responsável pela Destinação

PCU: Divisão de Jardinagem e Paisagismo/Programa ReciclaUel

HU: DSG/Zeladoria

Recursos necessários

Sacos plásticos e luvas para o manuseio

Armazenamento

Contêineres e/ou depósitos apropriados, com cobertura e piso impermeável.

Procedimentos para Coleta

Os resíduos deverão ser armazenados em sacos pretos ou marrons e encaminhados até os contêineres específicos ou depósito temporário da unidade ou setor para posterior recolhimento. A coleta para destinação final será feita de forma semi-mecanizada, com caminhão compactador e equipe de coleta do Campus.

Os materiais deverão ser classificados na fonte geradora, devendo ser encaminhados para aterro classe IIA, apenas os materiais não recicláveis (rejeitos e orgânicos não passíveis de reciclagem).

Serão recolhidos por equipe responsável na UEL e depositados nas baias adequadas. Transportados por coleta realizada pela UEL para as empresas licenciadas que encaminharão para disposição final em Central de Tratamento de Resíduos (CTR).

Destinação Final

Após a juntada de quantitativo necessário, os mesmos serão transportados para as empresas licenciadas, que encaminharão para disposição final na Central de Tratamento de Resíduos (CTR). A empresa contratada deverá emitir Certificado de Destinação Final, em consonância com a legislação vigente, assim como o ticket de pesagem e os documentos deverão ser enviados ao Programa ReciclaUel, que fará a comprovação do mesmo e, posteriormente, o arquivará. Porém caso os materiais sejam de responsabilidade do DMPE/HU, os documentos citados acima serão guardados e ficarão sob responsabilidade do CCIH/HU.

Empresas licenciadas

Kurica Ambiental e Terranorte Engenharia Ambiental