PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL DA UEL
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)
DESCARTE DE PILHAS PÓS-USO
 
Resíduo
Pilhas
Geradores
Unidades do Campus,  HU e demais órgãos.
Recursos necessários
Recipientes plásticos como bombonas,  galões ou garrafas PET
Acondicionamento
Devem ser acondicionadas em garrafas PET, galões plásticos e/ou bombonas plásticas, dependendo do volume produzido, evitando vazamentos.
Armazenamento
Área coberta, com piso impermeável e fechada com alambrado e cadeado.
Procedimentos para coleta
Para as unidades geradoras do Campus Universitário, deve ser emitida solicitação de serviço para a coleta ou entregar pessoalmente na Divisão de Jardinagem ou Programa ReciclaUel.
As pilhas geradas no Hospital Universitário e Ambulatório de Especialidades do HU deverão ser encaminhadas ao Almoxarifado do HU, armazenadas em bombonas plásticas para evitar vazamentos e posteriormente encaminhadas ao Programa ReciclaUel para destinação final.
Destinação final
As pilhas serão guardadas em depósito próprio até retirada para tratamento e destinação final por empresa especializada, pelo fornecedor, por meio da logística reversa, em cumprimento à Lei 12.305/2010 ou através do programa ABINEE recebe pilhas, que faz parte do acordo setorial do Ministério do Meio Ambiente.
Os contatos com o fornecedor para devolução e ou/destinação final serão realizados pelo Programa ReciclaUel e ou/Almoxarifado Central. Após destinação, deverá ser emitido Certificado de Destinação Final por empresa licenciada e/ou documento equivalente e os mesmos encaminhados ao Programa ReciclaUel, para arquivo e/ou apresentação quando da renovação do PGRS junto à SEMA.
OBSERVAÇÃO:
 

  

 

 


  

 

 

 

© Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10011 | CEP 86057-970 | Londrina - PR

e-mail: mjsartor@uel.br