PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL DA UEL

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)

DESCARTE DE LIXO ELETRÔNICO

 

Resíduo

Lixo eletrônico

Origem

Bens patrimoniais como computadores, impressoras, aparelhos telefônicos, entre outros equipamentos eletrônicos.

Outras sucatas eletrônicas como cartuchos de tinta e tonner, CDs, disquetes, placas e peças para equipamentos eletrônicos, etc.

Geradores

Unidades do Campus, HU e demais setores da UEL

Responsável pela Destinação

Divisão de Patrimônio da UEL e Programa ReciclaUel

Recursos necessários

Pallets e caixas de papelão

Armazenamento

Área coberta, fechada e com piso impermeável. Itens menores devem ser acondicionados em caixas e prateleiras, de forma a facilitar a coleta.  

Os cartuchos de tinta e tonner devem, preferencialmente, serem armazenados nas suas caixas originais para evitar danos ou vazamento de pó ou tinta.

Procedimentos para Coleta

Bens patrimoniados do Campus deverão ser recolhidos  de acordo com a logística da Divisão de Patrimônio, após laudo da Diretoria de Equipamentos e respectiva baixa patrimonial.

Bens patrimoniados do HU deverão ser recolhidos pela DSG e/ou DMPE, após laudo da DMPE e baixa patrimonial realizada pelo Setor de Patrimônio.

Os itens não patrimoniados deverão ser encaminhados separadamente ao Programa ReciclaUel ou solicitada a coleta, mediante solicitação de serviço. Os resíduos de menor volume devem ser acondicionados em caixas de papelão para facilitar a coleta.

Destinação Final

Para itens não patrimoniados, como peças de reposição, CDs, cartuchos de tinta, disquetes, entre outros, deverão ser encaminhados para o Programa ReciclaUel, que fará o devido encaminhamento para reciclagem. Não sendo possível a reciclagem e em se tratando de material contaminante, o mesmo deverá ser encaminhado para aterro específico para disposição final, conforme legislação vigente.

Para bens patrimoniados, a destinação final deverá seguir as normas ambientais vigentes, bem como os critérios estabelecidos pela Comissão de Avaliação de Patrimônio e em conformidade com a Lei 8.666/93.

Em ambos os casos, após a juntada de quantitativo suficiente, deverá ser feita a destinação final por empresa licenciada, com a respectiva emissão do Certificado de Destinação Final, sendo a responsabilidade de guarda deste documento feita pelo setor responsável pela atualização do Plano de Gerenciamento de Resíduos da UEL (Programa Recicla Uel).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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