PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL DA UEL

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)

DESCARTE DE LÂMPADAS PÓS-USO

Resíduo

  Lâmpadas

Geradores

Unidades do Campus, HU e demais setores

Recursos necessários

Caixas de origem

Acondicionamento

Devem ser acondicionadas nas caixas de origem, fechadas com fita de embalagem e com identificação das quantidades.

Armazenamento

As caixas devidamente fechadas devem ser armazenadas em área coberta, com piso impermeável ou sobre pallets, até o recolhimento para destinação final.

Procedimentos para coleta

Para lâmpadas solicitadas no Almoxarifado Central do Campus ou cuja substituição tenha sido realizada por equipe da PCU, as lâmpadas pós-uso serão recolhidas pelo Setor de Elétrica/DPOM/PCU, mediante emissão de solicitação de serviço específica.

Para lâmpadas solicitadas no Almoxarifado do Hospital Universitário, a logística de entrega e local para guarda deverão ser definidos pela Divisão de Suprimentos/Almoxarifado do HU, cabendo ao Setor de Elétrica da DMPE e AEHU a guarda das mesmas nas caixas de origem, fechadas e identificadas com as quantidades, devendo ser acondicionadas em local adequado, definido pelo Almoxarifado do HU, até o momento de retirada para tratamento e destinação final.

Destinação final

As lâmpadas pós-uso deverão ser destinadas pelo fornecedor, conforme edital de licitação e em atendimento à logística reversa, em cumprimento à Lei 12.305/2010, ou por empresa licenciada contratada para tal, devendo as mesmas serem guardadas em local e embalagem adequados, de modo a evitar quebras.

Para as lâmpadas solicitadas junto ao Almoxarifado Central do Campus, os contatos com o fornecedor para devolução serão realizados pelo Almoxarifado Central e DPOM/PCU, após emissão de Ordem de Contratação, devendo a Nota Fiscal ser encaminhada para pagamento somente após a retirada por parte do fornecedor das lâmpadas pós-uso e envio de Certificado de Destinação Final por empresa licenciada e/ou documento equivalente.

Os mesmos procedimentos para retirada e envio para destinação final devem ser seguidas pelo Hospital Universitário, cabendo ao Almoxarifado do HU e Setor de Suprimentos, estabelecer a metodologia e os contatos com o fornecedor para devolução das mesmas.

As quantidades retiradas deverão ser equivalente às quantidades entregues pelo fornecedor, conforme previsto em edital de licitação. Os documentos comprobatórios de destinação final deverão ser encaminhados ao Programa ReciclaUel (Campus) e DSG (HU), para arquivo e/ou apresentação quando da renovação do PGRS junto ao órgão ambiental.

 

Responsável pela elaboração: Maria José Sartor (reciclauel@uel.br - ramal 4350)

 
 
 
 
 
 
 
 
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