PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL DA UEL

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)

DESCARTE DE LÃ DE VIDRO E FORRO DE FIBRA MINERAL

Resíduo

Lã de Vidro e forro de fibra mineral utilizados para isolamento térmico e acústico de ambientes e/ou equipamentos.

Geradores

Todas as Unidades do Campus, HU e demais setores geradores

Responsável pela Destinação

PCU: DPOM

HU: DMPE

Recursos necessários

Baias ou sacos plásticos.

Armazenamento

Em local coberto.

Procedimentos para Coleta

Os materiais deverão ser armazenados de modo a facilitar o trabalho de coleta. A coleta deverá ser feita com a utilização de EPIs, como óculos de proteção, luvas e roupas de manga longa, evitando contato direto com a fibra de vidro.

Destinação Final

Após a juntada de quantitativo suficiente, deve-se contratar empresa licenciada para o transporte e posterior destino final em aterro classe I (Resíduos Perigosos), com a respectiva emissão do Certificado de Destinação Final, em conformidade com a legislação vigente.

O Certificado de Destinação Final deverá ser enviado ao Programa ReciclaUel, a fim de comprovação da destinação e arquivo.

Empresas com licença ambiental

Terranorte Engenharia Ambiental (Apucarana)

Kurica Ambiental (Londrina)

CETRIC