PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL DA UEL

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)

DESCARTE DE ESPUMAS

Resíduo

Espumas de estofados, colchões, isolamento acústico, entre outras

Geradores

Unidades do Campus, Moradia Estudantil, HU entre outros setores geradores

Responsável pela Destinação

PCU: DPOM/DE/ReciclaUel

HU: DMPE/DSG

Recursos necessários

Bags para acondicionamento das espumas

Armazenamento

Área coberta

Procedimentos para Coleta

As espumas descartadas pelas unidades geradoras deverão ser recolhidas e acondicionadas nos bags adequados pela equipe responsável, até a sua retirada para destinação final.

Destinação Final

Após a juntada de quantitativo que justifique a contratação de empresa licenciada para destinação, os materiais serão recolhidos pela equipe de coleta do programa ReciclaUel, mediante solicitação de serviço, ou contratação direta, quando for o caso. Como forma de comprovação da destinação correta, o setor contratante deve recolher junto à empresa destinadora, o Certificado de Destinação Final. Este documento deve ser entregue para o setor responsável pela atualização do Plano de Gerenciamento de Resíduos. Tal documento deve estar em conformidade com a legislação ambiental vigente no momento da destinação.

Os materiais recolhidos pela empresa deverão enviados a Aterro Industrial para Resíduos Classe I - Resíduos Perigosos.