PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL DA UEL
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)
DESCARTE DE FLUÍDOS REFRIGERANTES (GÁS) DE AR CONDICIONADO
 
Resíduo
Descarte dos fluidos refrigerantes de aparelhos de ar condicionado.
Geradores
Unidades do Campus e HU
Responsável pela Destinação
Divisão de Patrimônio/PROAF
Recursos necessários
Cilindros específicos para armazenaemnto de gases
Armazenamento
O armazenamento dos gases devem ser feitos em cilindros próprios e homologados para armazenamento de gases. Já o armazenamento dos aparelhos devem ser feitos em baias ou barracões cobertos e fechados, podendo ser armazenados empilhados ou sobre pallets para facilitar a coleta.
 
Procedimentos para coleta
Após laudo emitido pela DE, os equipamentos devem ser enviados ao Setor de Patrimônio para baixa  e armazenamento até sua destinação final, devendo ser preservadas as suas características físicas, até a retirada do gás refrigerante, evitando vazamentos.
A retirada do gás refrigerante deve ser feita por empresa especializada e licenciada para tal. Após isso, o aparelho pode ser encaminhado para reciclagem e, caso não haja contaminação, os filtros devem ser descartados no lixo comum. Havendo contaminação, os filtros devem ser descartados juntamente com material contaminado.
 
Destinação final
Primeiramente deve-se tomar conhecimento do tipo do gás a ser descartado e sua quantidade. Deve-se observar onde o gás está armazenado, se ficou no aparelho ou em cilindros. Caso o gás ainda esteja armazenado no aparelho, será necessário contratar empresa licenciada por recolher o mesmo através de equipamento adequado e dispor o resíduo em cilindros, para posterior envio à empresa, que fará sua reciclagem, evitando o seu descarte no meio ambiente.
Após a análise do tipo de gás, a empresa deverá emitir laudo técnico e posterior emissão do Certificado de Destinação Final do gás. Caso este não seja puro, a empresa deverá realizar a destilação fracionada do fluído, para separação do mesmo, possibilitando sua reutilização.
A destinação final do aparelho, já sem o gás, poderá ser feita normalmente, conforme normas e critérios já estabelecidos para descarte de bens patrimoniais, podendo ser descartados como sucata metálica. Outras peças como material plástico ou eletrônico, deverão seguir as regras específicas para materiais recicláveis e lixo eletrônico, sendo de responsabilidade da Divisão de Patrimônio/PROAF o acompanhamento da logística, podendo o Programa ReciclaUel dar suporte técnico para as questões que envolvem os resíduos. 
Estes procedimentos devem ser adotados por todas as unidades geradoras, inclusive HU. 
 

 

 

 

 

 

 

© Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10011 | CEP 86057-970 | Londrina - PR

e-mail: mjsartor@uel.br