PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores
APRESENTAÇÃO

NOTÍCIAS

 


Parfor debate a formação de professores de Arte


Agência UEL - 04/11/2014

Evento traz a Londrina pesquisadores brasileiros e de Portugal e prevê lançamentos de livros sobre ensino e docência

Professores e estudantes que integram o Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) da UEL participam neste sábado (8) da conferência “Olhares sobre a formação de professores de arte no Brasil e Portugal”, que pretende debater experiências acerca do ensino de arte na atualidade. As atividades serão realizadas das 8 às 12h30, no Anfiteatro Maior do Centro de Ciências Humanas (CCH), no Campus. Interessados podem fazer a inscrição no Departamento de Arte, sala do projeto Rede Arte na Escola, no Centro de Educação, Comunicação e Arte (CECA). A inscrição custa R$ 10,00

A proposta é abordar o ensino de arte, e ao mesmo tempo conhecer o que pensam os profissionais que formam e acompanham a trajetória dos estudantes nos estágios ou dos egressos.

Entre os conferencistas estão professores de instituições nacionais e internacionais, como o professor João Paulo Queiroz, da Faculdade de Bellas Artes de Lisboa (Portugal). O professor vai falar sobre “Missão: formar arte educadores, espaço de dasafio e inovação, em Portugal e no mundo”. Em resumo, o conferencista defende que a formação de professores de arte do ensino médio deve ser contextualizada e adaptada às mudanças culturais e aos respectivos estilos de vida.

Outra convidada é a professora Consuelo Schichta, do Departamento de Artes, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o tema “A formação como dimensão inseparável da atuação do educador em artes visuais: o que se propõe e o que se faz na escola?”. Ela vai abordar a questão da formação dos educadores em arte, que inclusive se intensificou nas últimas décadas.

A professora aposentada Teresinha Sueli Franz, da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) vai discutir perspectivas para a educação em Artes Visuais no Brasil, a partir do tema “Educação para uma compreensão crítica da arte na perspectiva da cultura visual”. A especialista destaca uma proposta de aprendizagem que a partir do estabelecimento de relações entre as imagens, obras de arte e seus respectivos contextos de produção.

A representante da UEL será a professora Maria Irene Pelegrino de Oliveira Souza, diretora do Parfor, com a conferência “Por que ainda faltam Professores de Arte na Educação básica? Outro território da Formação docente em arte no Brasil: PARFOR”. Maria Irene vai avaliar a falta de professores especialistas na área de arte, atuando na Educação Básica, assim como a ausência de alunos em outras licenciaturas. Para Maria Irene, o Parfor, enquanto política pública, forma cada vez mais profissionais, com o objetivo de cobrir essas lacunas, e suprir as novas demandas. 

Lançamentos

Serão lançados dois livros durante as conferências que ocorrerão no sábado. O livro “A Formação do Professor no Parfor/UEL: Percursos do Ensino Para a Docência”, de autoria da professora Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza, professora Marleide Rodrigues da Silva Perrude e Rosângela Ramsdorf Zanetti. A obra de 331 páginas, com prefácio da Pró-reitora de Graduação, professora Ângela Maria de Sousa Lima, reúne um conjunto de textos, com o objetivo de disseminar os resultados de vivências concretas dos professores do Parfor/UEL em diferentes contextos educacionais. Ao todo são três capítulos.

Os textos são recortes de ações ocorridas em alguns cursos do Parfor/UEL. Para as autoras Maria Irene e Marleide Rodrigues, é preciso destacar que as discussões apresentadas na coletânea podem revelar pistas para novas ações, não só dentro do programa, como também, segundo elas, nas licenciaturas em geral, sudsidiando uma reflexão mais aprofundada sobre as condições e as necessidade para a formação de professores.

Outro lançamento será o livro “Micropolíticas”, de autoria de Roberto Puccetti, Danillo Villa e Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza. A obra registra as discussões que pautaram o VI Seminário de Arte e Ensino de Londrina: Micropolíticas, que foi realizado em 2012. São duas partes: Parte I – ‘Das Palavras’, transcrição das falas de mesas-redondas do seminário e Parte II – ‘Dos objetos’, um registro fotográfico de duas exposições) registra as discussões que pautaram IV Seminário de Arte e Ensino de Londrina: Micropolíticas, que foi realizado em 2012. Além da UEL, o livro conta com apoio da CAPES.  

Mesa-redonda

Também faz parte da iniciativa a mesa-redonda “Processos de Criação e Mediação, porque a obra de arte também é sua”, que vai ocorrer na próxima segunda-feira, dia 10 de novembro, das 9h30 às 12h30, na Divisão de Artes Plásticas (Av. J.K, 1973). A mesa-redonda vai contar com a participação do pesquisador português João Paulo Queiroz, da Faculdade de Bellas Artes de Lisboa, Danillo Villa, chefe da Divisão de Artes Plásticas, da Casa de Cultura, e Leto William. Serão abordados os conteúdos subjacentes ao processo de criação artística como possibilidade de aproximação entre obra de arte e sujeitos nas mediações, além das inúmeras conexões entre arte e vida. 

© Universidade Estadual de Londrina
PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4642
e-mail: parfor@uel.br