PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação
Documento sem título
Você está em: Pibid



|Apresentação| |Objetivos| |Características| |Pibid/UEL| |Escolas Parceiras| |Atividades|

|Resultados| |Opiniões| |Equipe de Coordenação| |Eventos| |Editais| |Documentos|

|Publicações| |Relatórios| |Notícias| |Links| |Contato|


Opiniões

Opiniões de coordenadores de área

“O PIBID permitiu que não somente os professores em Formação Inicial revissem suas concepções, mas os Supervisores e Formadores também. Não existe modelo pronto para desenvolver uma prática de ensino que avalie os conhecimentos adquiridos pelos estudantes das escolas, e os que eles trazem do seu meio; o PIBID permitiu que as interações entre aluno - professor ocorressem com maior frequência favorecendo o conhecimento prévio dos alunos o que contribuiu com o processo ensino aprendizagem”.[Ciências Biológicas – relatório da coordenadora – profa. Vera Bahl] 

“Em se tratando do projeto PIBID, com duração de 24 meses e desenvolvido fora da grade curricular, este projeto dá a oportunidade dos bolsistas repensarem a prática pedagógica como um processo de educar pela pesquisa, pois a cada etapa novas experiências são conquistadas e refletidas permitindo que as mesmas sejam aperfeiçoadas. Este projeto vem ao encontro da necessidade de projetos exclusivos para as licenciaturas, suprindo a demanda de alunos que cursam esta modalidade.” [Química – relatório da coordenadora profa. Sonia Barreto]

“Os dois maiores objetivos do projeto foram alcançados nesse primeiro ano de trabalho. Vimos os alunos exercitarem-se na pesquisa, beneficiando-se dos progressos de seus estudos e conhecimentos teóricos e metodológicos. Dois dos estudantes, inclusive, conseguiram escrever e defender seus trabalhos monográficos. Por outro lado, empreenderam contato direto com o universo da escola e com o público do ensino médio, iniciando-se nas habilidades de se fazerem professores” [Filosofia-relatório do coordenador – prof. Arlei de Espindola]

[Os alunos da licenciatura] “enfrentaram muitos dos problemas cotidianos do ambiente escolar, indisciplina e falta de motivação dos alunos do ensino médio, falta constante dos professores, arbitrariedades, etc. Atuaram efetivamente diante dos problemas, com ânimo e na busca constante de soluções. O contato semanal com os professores supervisores possibilitou experimentar o cotidiano e a realidade do dia-a-dia dos colégios, com suas limitações e também suas potencialidades. Os supervisores e a direção de ambos colégios também mostraram-se satisfeitos”. [Matemática – relatório da coordenadora – profa. Ana Marcia Tucci]


D
DESTAQUES ::.

Agência UEL mantém conteúdo acadêmico-científico no

Pesquisa analisa condições de abate de frangos

Laboratório estuda distúrbio da reprodução masculina

Jornal Notícia - 1380
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Pró-Reitoria de Graduação
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4483  Fax: (43) 3371-5458
Canais de Atendimento