PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação
Universidade Estadual de Londrina - PROGRAD - PROENE
Você está em: Administrativo/Estrutura Administrativa/Núcleo de Acessibilidade da UEL

 

DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Redução ou perda total da audição, que acarreta a necessidade de apoios para o acesso a língua oral e escrita (Português), como, por exemplo, o intérprete de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

DEFICIÊNCIA FÍSICA

Comprometimento do aparelho locomotor, devido a mal-formações, paralisias, doenças ou amputações, produzindo limitações permanentes de acordo com o tipo de lesão ocorrida e segmentos do corpo afetados. Podem requerer adequação de mobiliários e espaços físicos da instituição.
Exemplos: cadeirantes e usuários de bengalas.

DEFICIÊNCIA VISUAL

Redução ou perda total de visão, que acarreta a necessidade de leitura e escrita em Braille, impressos com fonte ampliada ou outros recursos específicos.

SUPERDOTAÇÃO/ ALTAS HABILIDADES

Desempenho acima da média ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora. Para estes estudantes pode ser necessário implementação curricular e orientação pedagógica específica.

TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO

São considerados estudantes com transtornos globais aqueles que apresentam diagnóstico médico de alterações qualitativas nas interações sociais recíprocas e na comunicação, repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Inclui-se nesse grupo alunos com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose.

Fonte: INEP

 

Observação:


O Núcleo de Acessibilidade não disponibiliza tratamentos nem faz diagnósticos médicos ou psicológicos. O atendimento educacional especializado se efetiva após apresentação de laudo médico que confirme a condição especial e a análise da equipe para indicação de procedimentos educacionais especiais.


D
DESTAQUES ::.

Jornal Notícia 1366

Padronização simplifica gestão de documentos

Projeto de eficiência garante produção de energia

Práticas em segurança do paciente
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com a Reitora
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Pró-Reitoria de Graduação
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4483  Fax: (43) 3371-5458
Canais de Atendimento