PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação
Você está em: Notícias Prograd/Notícias 2019

Oficina de serigrafia no CCB

Alunos produzem cartazes sobre limpeza e organização dos espaços


Agência UEL - 01/03/2019

Estudantes ingressantes dos cursos de Ciências Biológicas e Biomedicina, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), realizaram nesta sexta-feira (1º) oficina de serigrafia em cartazes, como parte da Semana de Recepção dos Calouros 2019. O material impresso por eles será utilizado em salas de aulas e corredores do Centro, com objetivo de conscientizar os frequentadores sobre organização do espaço e colaboração com a zeladoria. A atividade foi realizada na Central de Salas do CCB.

A oficina foi ministrada pelo diretor do CCB, Paulo Melleti, que demonstrou aos alunos como fazer a impressão no papel. Os cartazes produzidos contêm mensagens de cuidado e zelo com o patrimônio, no caso organização do espaço, das carteiras, além da destinação correto para o lixo, por exemplo. "É uma atividade de empoderamento dos alunos e de valorização dos zeladores", afirma o diretor do CCB.

O trabalho é realizado em parceria com a diretora da Gráfica da UEL, Camila Doubek, e o professor do Departamento de Psicologia Social e Institucional, do CCB, Maianguo Dias. Eleses desenvolveram as artes e a linguagem dos cartazes, produziram e revelaram as telas e compraram as tintas. Ainda tiveram o apoio da diretora do Centro de Ciências Humanas (CCH), Viviane Aparecida Bagio Furtoso, que revisou o material.


Cartazes serão fixados em salas de aulas e corredores do Centro

A técnica de serigrafia consiste na impressão manual, usando a transferência de tinta para um cartaz, a partir de tela com a arte a ser fixada. A ingressante do curso de Ciências Biológicas, Gabriela Canteiro Figliano, não conhecia a técnica e foi a primeira a fazer impressão. "Achei que não ia dar certo, mas foi incrível", afirma.

Ela elogiou as atividades que o CCB e o Centro Acadêmico (CA) prepararam para a recepção. No primeiro dia, ela conta que estava receosa por ser tudo muito novo. "A semana de integração foi essencial para fazer laços com outras pessoas e aprender a confiar um no outro. Sem ela ficaríamos perdidos", finaliza. A oficina de serigrafia também foi realizada nos Centros de Ciências Agrárias (CCA), Ciências Humanas (CCH) e Estudos Sociais Aplicados (CESA). Os demais Centros optaram por adquirir os cartazes da Gráfica e incentivaram os novos alunos a fixá-los nas salas de aula. 



D
DESTAQUES ::.

Projeto aposta no uso da comunicação audiovisual em

Grupo de Estudos discute deficiência e altas habilid

Pesquisadores identificam ferramentas e técnicas con

Projeto desenvolve ilustrações para meios de comunic
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Pró-Reitoria de Graduação
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4483  Fax: (43) 3371-5458
Canais de Atendimento