PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação
Você está em: Notícias Prograd/Notícias 2018

Alunos são recebidos no Centro de Educação Física e Esporte (CEFE)

Campus recebe estudantes de 193 escolas do PR e SP


Agência UEL - 26/06/2018

Mais de 12 mil alunos do Ensino Médio de Londrina e região e interior de São Paulo participam nesta terça-feira (26) da 7ª Feira das Profissões da UEL. As atividades seguem até meio dia e retomam das 14 às 21h30, nos oito Centros de Estudos, localizados no Campus Universitário. O objetivo é divulgar para os visitantes os 53 cursos de graduação da Universidade, contribuindo para a escolha profissional dos jovens, inclusive com a divulgação dos prazos de inscrições e datas das provas do Vestibular 2019 da UEL.

Também são divulgadas, em tenda montada no Calçadão, próximo à Biblioteca Central, as ações afirmativas adotadas pela Universidade, como Políticas de Cotas, Vestibular Indígena e Educação Especial, além da adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SISU).


Visão do Calçadão dá dimensão do tamanho da Feira que recebe mais de 12 mil visitantes

Segundo informações da Pró-reitora de Graduação (PROGRAD), responsável pela organização da Feira, alunos de 193 escolas, de 58 cidades do Paraná e estado de São Paulo agendaram visita prévia no site da Pró-reitoria. Do Paraná são 51 cidades - Cambé, Rolândia, Ibiporã, Cornélio Procópio, Alvorada do Sul, Bandeirantes, entre outras. E outras seis do interior de São Paulo - Maracaí, Assis, Cândido Motta, Itaporanga, Ourinhos e Palmital e uma do Mato Grosso do Sul - Chapadão do Sul. Monitores auxiliam os visitantes durante aos Centros de Estudos. Eles são estudantes de cursos de graduação e egressos voluntários, que fizeram inscrição para participação na página da Prograd.

Em visita ao Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), local em que estão alocados, além do curso de Educação Física, também os cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o pedagogo do Instituto Estadual de Educação de Londrina (IEEL), José Alfara Echegaray, trouxe os cerca de 150 alunos do 3º ano do Colégio. Para ele, é muito interessante trazer os estudantes para conhecerem os cursos e as instalações e setores da própria Universidade. "É a oportunidade para que eles tirem todas as dúvidas e escolham a profissão que desejam", declara.

Na opinião da estudante Kathleen Cardoso, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Olympia Morais de Tormenta, a Feira das Profissões é uma oportunidade de ter contato direto com os universitários. "A gente pode se informar com os alunos que já estão aqui", disse. Ela já havia conhecido a UEL em outra oportunidade, mas gostou de saber mais sobre os cursos de Odontologia e Farmácia. Para a jovem, "a UEL é o lugar perfeito para estudar e se formar".


Jovens do Ensino Médio de Londrina e região em contato direto com estudantes dos cursos de graduação

Da cidade de Cândido Mota, interior de São Paulo, os estudantes João Carlos Martinelli e Giovanna Nogueira Gomes, da Escola Estadual José dos Santos Almeida, estão pela primeira vez na UEL. Segundo eles, os professores da escola sempre falaram muito sobre a qualidade da Universidade. Conhecer os cursos, para eles, é muito importante para decidir o futuro. "Como estou no 3º ano, surgem muitas dúvidas sobre o que fazer da vida. Conversar com o pessoal aqui já ajuda bastante", contou João Carlos.

Na avaliação da professora do Departamento do Estudo do Movimento Humano, do CEFE, a Feria é um momento muito especial para a Universidade, pois o Campus Universitário é aberto para a comunidade, além dos jovens que muitas vezes visitam o Campus pela primeira vez. "O aluno acaba só conhecendo o senso comum sobre o curso. Aqui ele tem a oportunidade de ouvir dos próprios universitários o que é a graduação. Isso ajuda muito e só tem a contribuir para a escolha deles, principalmente nesse momento em que muitas vezes os adolescentes não sabem ainda quem é, mas precisam escolher a profissão", avaliou a professora.


Reitor da UEL, Sérgio de Carvalho, faz avaliação positiva do evento

O reitor da UEL, Sérgio de Carvalho, considerou a Feira como uma ferramenta estratégica para difundir o trabalho realizado pela Universidade, com foco no Vestibular 2019 e nas ações afirmativas desenvolvidas. Ele afirmou que o desafio é manter a Instituição sempre aberta, aproximando-a dos vários segmentos sociais. "Queremos que a sociedade se empodere da UEL e perceba o quanto ela é importante como instrumento para o desenvolvimento econômico e social", considera o reitor.

Para a Pró-reitora de Graduação, Marta Fávaro, o evento auxilia o estudante do Ensino Médio a compreender com clareza a característica e a formação de cada curso, visando o momento da escolha profissional e o mercado de trabalho. "É um tempo em que este estudante pode conversar com os acadêmicos, conhecer laboratórios, os projetos desenvolvidos, além de poder observar atividades práticas sobre as possibilidades que cada graduação oferece", completa a Pró-reitora.

Aplicativos - A equipe da Prograd disponibilizou na página da pró-reitoria em "Aplicativos", um link para o Google Maps e o Waze. Também no site da Prograd em "Unidades para Visitação", os jovens poderão visitar online os Centros de Estudos. Além disso, a Prefeitura do Campus Universitário (PCU) fixou placas informativas em toda extensão do Campus.

Vestibular - Para tirar dúvidas, a Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) faz o "Vestibular UEL 2019: tudo que você precisa saber", no qual são fornecidas informações úteis aos professores de escola de Londrina e região e cursinhos visitantes. A ação é realizada na Sala 683, no CECA, nos três períodos: 10 horas, 15 horas e 20 horas.

Além da Prograd, a organização conta com a colaboração dos Colegiados de Cursos de Graduação e seus respectivos Centros de Estudos, Prefeitura do Campus (PCU), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC), Núcleo de Acessibilidade (NAC), Programa de Apoio ao Acesso e Permanência para a Formação do Estudante da UEL (PROPE), Coordenadoria de Comunicação (COM) e Assessoria de Tecnologia de Informação (ATI), Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE) e Programa de Educação Tutorial (PET).

O evento conta ainda com o apoio do Departamento de Comunicação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), por meio do Projeto de Formação Complementar "Evento como estratégia de fortalecimento do Curso e da profissão de Relações Públicas". A coordenadora é a professora Zilda Aparecida Freitas de Andrade.

Os estudantes podem participar com o envio de fotos, vídeos e depoimentos sobre a participação na Feira das Profissões 2019, acessando o endereço www.uel.br/prograd. Após o encerramento do evento, a Prograd também vai disponibilizar no mesmo endereço (www.uel.br/prograd) espaço aos visitantes para avaliação do evento.

D
DESTAQUES ::.

Jornal Notícia - 1385

Um lugar para construir a identidade

Projeto estuda revitalização do Marco Zero de Londri

Programa de iniciação ao futsal abre portas para cri
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Pró-Reitoria de Graduação
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4483  Fax: (43) 3371-5458
Canais de Atendimento