PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação
Documento sem título
Você está em: Publicações/Guia Acadêmico UEL



Guia Acadêmico em um clique:


   

RECURSOS ACADÊMICOS


A UEL se preocupa, além da formação profissional de seus estudantes, com o seu bem-estar. A seguir, apresentamos os recursos acadêmicos disponíveis e a estrutura de serviços que darão suporte para que sua trajetória aqui na UEL se torne a mais significativa possível.


Foto: Google

Bibliotecas

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina compreende a Biblioteca Central, localizada no calçadão do campus, que centraliza em um único espaço físico, todo o acervo concernente às áreas Biológicas, Exatas, Agrárias, Tecnológicas e Odontologia, e mais três Bibliotecas Setoriais, a saber: BS/CCS, que atende aos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, BS/EAAJ que atende aos estagiários da área jurídica e BS/CH que atende a comunidade usuária da área de humanidades.

Durante o período letivo, a Biblioteca Central e BS/CH atendem de segunda a sexta-feira das 8h00 às 22h00, e aos sábados das 9h às 13h. As Bibliotecas Setoriais têm horário de atendimento diversificados.

Todo acadêmico pode utilizar o acervo do Sistema de Bibliotecas para consulta e empréstimo, e ainda pode acessar o sistema automatizado que permite o acesso ao catálogo on-line por meio da página http://virtua.uel.br:8080. O empréstimo é efetuado mediante a apresentação da “identificação estudantil”, podendo ser renovado ou reservado online pelo próprio usuário. É de suma importância o estudante conhecer o Regulamento da Biblioteca, bem como ficar atento aos prazos para a devolução dos livros emprestados. Para que todos conheçam os serviços e produtos do Sistema de Bibliotecas, o estudante poderá participar de uma visita orientada à Biblioteca Central, geralmente programada pelos Colegiados dos Cursos para a semana de integração dos ingressantes, também pode ser agendada pelos telefones (43) 3371-4336 - (43) 3371-4448, ou ainda na própria Biblioteca.

Outras informações de interesse poderão ser obtidas por meio do site www.uel.br/bc.


Foto: Google

Livraria

A Livraria EDUEL trabalha com livros de sua própria editora - EDUEL - e também com livros das demais editoras - universitárias e comerciais, aceitando, inclusive encomendas - se você se cadastrar receberá, por e-mail, informação sobre lançamentos e promoções. Hoje, a livraria, completamente reformada, possui para pronta entrega aproximadamente 5.000 títulos. A Livraria EDUEL fica aberta de 2ª a 6ª feira das 8h00 as 21h00. Seus preços são mais acessíveis já que todos os livros são vendidos com descontos que variam entre 15 e 20% para pagamento a vista ou no cartão de crédito. A Livraria EDUEL fica perto da Biblioteca Central, no campus. Fone: 3371-4691 e e-mail: livrariaeduel@uel.br.

Editora

A EDUEL já publicou mais de trezentos títulos, alguns deles em parceria com outras importantes editoras. Sua linha editorial está voltada para o público universitário, publicando livros de docentes da UEL e de outras universidades também. A EDUEL também funciona como campo de estágio para diversos cursos da Instituição. Fone: 3371-4674 - e-mail: eduel@uel.br - www.eduel.com.br.


Foto: Google

Casa de Cultura

A Casa de Cultura é um dos órgãos responsáveis pela promoção cultural na Universidade. Sua sede é um Centro Cultural Integrado que fica no centro de Londrina. A Casa de Cultura possui quatro divisões: a Divisão de Música, que além de participar da realização do Festival de Música de Londrina, realiza atividades de musicalização intantil e adulta, administra 1 orquestra, 6 corais (Infantil, Juvenil, Adulto, de Terceira Idade, H.U. e Campus), 2 grupos de música antiga (o NEUMA Ensamble Universitário de Música Antiga e o ARS Mensurabilis). A Orquestra Sinfônica da UEL e os corais da UEL, realizam concertos oficias e didáticos e já gravaram vários CD's. No início de cada semestre voluntários da comunidade externa e interna da UEL, podem inscrever-se para processo seletivo dos corais. Não é necessário conhecimento prévio de música. A Divisão de Artes Cênicas organiza o FILO - Festival Internacional de Teatro de Londrina, e presta assessoria a grupos de teatros. A Divisão de Artes Plásticas promove a Semana de Arte, desenvolve oficinas e cursos e mantém espaços de exposição. A Divisão de Artes Cinema e Vídeo priorizando a exibição de obras que estão excluídas do circuito comercial tradicional. A Casa de Cultura mantém ainda o CINE TEATRO OURO VERDE, o maior da cidade, com quase mil lugares que se localiza no centro de Londrina. O prédio faz parte do patrimônio Histórico do Paraná. Neste espaço também são apresentados shows musicais, peças de teatro e espetáculos de dança. Fone: 3323-8562 - e-mail: festivais@uel.br - www.uel.br/cc.


Foto: Facebook - Museu Histórico de Londrina

Museu Padre Carlos Weiss

O Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss tem como finalidade dar suporte à pesquisa e à extensão, dispondo para isto de um valioso acervo histórico constituído de objetos, fotografias e documentos textuais que resgatam e preservam a memória da cidade de Londrina desde os primórdios da colonização. Parte deste acervo encontra-se em salas de eposição abertas ao público de segunda à sexta, das 9h00 às 11h30 e das 14h30 às 17h30 e aos sábados e domingos das 9h00 às 11h30 e das 13h00 às 17h00. Fone: 3323-0082 - e-mail: mhl@uel.br - www.uel.br/museu.



Imagem: Site Laboratório de Línguas

Laboratório de Línguas

Situado no 2º piso do Instituto de Referência em Ciências Humanas – IRCH do Centro de Letras e Ciências Humanas – CLCH, o Laboratório de Línguas é um setor de apoio às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. Também oferta cursos de línguas nos idiomas: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Mandarim, Português para Estrangeiros, Grego e Latim Clássicos. Os cursos são ofertados às comunidades interna e externa da UEL, em módulos semestrais. Informações pelo fone (43) 3371-4296; e-mail: labling@uel.br; site www.uel.br/cch/lablinguas e facebook www.facebook.com/lab.linguas .

Núcleo de Acessibilidade da UEL - NAC

Regido pela Resolução CU/CA nº 079/2021, é composto por profissionais de Psicologia, Educação, Libras e áreas afins com a função de prestar atendimento educacional especializado (AEE) à estudantes com deficiência e altas habilidades/superdotação, ou que, em razão de impedimentos de longo prazo, demandam estratégias de ensino diferenciados (procedimentos educacionais especializados).

O estudante pode informar sua condição a este Núcleo na matrícula inicial, nas renovações de matrícula e no decorrer do curso, em formulários próprios disponíveis  na página eletrônica do Núcleo. 

Mais informações pelo site www.uel.br/nac.

Clique para Requerer AEE

Clique para consultar a Resolução CU/CA nº 79/2021.

Contato pelo e-mail: nac@uel.br.


Imagem: Facebook - TV UEL

TV UEL

A TV UEL – Televisão Cultural e Educativa da Universidade Estadual de Londrina – PR, é uma RTV que, em razão de convênio, retransmite a programação da É Paraná- Televisão Educativa do Paraná, pelo canal 40 UHF. A emissora entrou no ar em 14 de dezembro de 2009. No estrutura organizacional da universidade a TV UEL é um Órgão Suplementar, vinculado academicamente ao CECA – Centro de Educação, Comunicação e Artes e administrativamente à Vice-Reitoria. As matérias da TV UEL são também veiculadas pelo site www.uel.br/tv.


Imagem: Site - UEL FM

Rádio Universidade FM

Sintonize 107,9 MHZ!!! Você escuta a Rádio Universidade FM, emissora da Universidade Estadual de Londrina. A única rádio educativa-cultural do Norte do Paraná que contribui para a educação, a cultura, a arte, a ecologia, a ética e a construção da cidadania. A Rádio tem uma proposta generalista e não-temática. Isso significa uma pluralidade de programas produzidos pela equipe da rádio e por colaboradores voluntários que destacam os mais diversos gêneros da música. São mais de 30 programas com música do Brasil (antiga e moderna, popular e erudita), música étnica, música europeia erudita, tango, rap, reggae, rock, blues, jazz, música latino americana, música infantil, entre outros.

Mas a Universidade FM não é só música. Poesia e crônica têm espaço garantindo na programação. E também boletins, entrevistas, jornal, dicas culturais e programas com apoio de estudantes da UEL e colaboradores que apresentam colunas sobre ciência e tecnologia, meio ambiente, bioética, empreendedorismo, leitura, música. Um programa do noticiário internacional é apresentado nas duas edições diárias do programa O mundo Hoje, da BBC de Londres, às 8h00 e às 17h00. A Rádio Universidade FM também pode ser ouvida no site www.uel.br/radio. Contatos por e-mail: radio@uel.br ou radiojornalismo@uel.br e pelo telefone: 3348-5027.


Imagem: Site - LABTED

Laboratório de Tecnologia Educacional - LABTED

O Laboratório de Tecnologia Educacional (LABTED) atua há quase quatro décadas na área de Educação, oferecendo apoio pedagógico à comunidade interna e externa da Universidade Estadual de Londrina, assim como serviços ligados ao uso de tecnologia na educação.

A unidade proporciona aprimoramento aos professores e alunos em estratégias de ensino, criação e uso de materiais didáticos. Os setores educacional, produção, arte, midiateca, secretaria e operação se unem na oferta de cursos, palestras, orientação individual ou em grupo, suporte técnico, fornecimento de material de apoio ou recursos pedagógicos, tanto para alunos como para docentes e pesquisadores.

Um aluno com dificuldades em apresentar um seminário ou um professor que queira aprimorar os métodos de ensino, tem todo o suporte no atendimento individual e possui acesso a cursos e vídeos específicos oferecidos no setor. Gravações e transmissões de aulas e eventos, produções e edições de programas institucionais e informativos são de responsabilidade da equipe de produção e de operação audiovisual. O setor de arte, por sua vez, é o responsável pela programação visual de projetos como: identidade visual, diagramação, peças gráficas institucionais, ilustração, apresentação multimídia e outros.

O LABTED, por meio do NEAD - UEL, atua também no ensino de Educação a Distância (EAD), gerando aprimoramento dos recursos humanos e promoção da cultura da EAD na instituição.

O Núcleo de Educação à Distância da Universidade Estadual de Londrina (NEAD-UEL) foi criado em 8 de abril de 2009, por meio da Resolução CA/CU nº 69/2009.

Tem como objetivos: oportunizar a democratização do conhecimento, por meio do acesso ao saber acadêmico; estimular e apoiar ações de educação à distância; incentivar o uso de ferramentas e tecnologias de informação e comunicação, visando a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão; propor política de estímulo à produção científica em educação à distância; e, buscar parcerias e recursos para o desenvolvimento de educação a distância.

O NEAD da UEL oferta cursos na modalidade de educação a distância, promove a capacitação de servidores para atuarem em educação a distância, assessora as iniciativas em educação a distância e desenvolve projetos e parcerias em EAD – Educação a Distância com outras instituições. Contatos pelo telefone: (43) 3371-4518 ou pelo site www.uel.br/labted.

Clique para para consultar a Resolução CU/CA nº 69/2009.

Midiateca - LABTED

A Midiateca constitui um acervo bastante amplo de recursos de apoio ao ensino, com empréstimo de vídeos de caráter informativo, instrucional, documentários e outros. Possui atualmente cerca de 5 mil títulos de vídeos em DVDs, que estão à disposição de seus usuários, docentes e discentes da UEL, para o desenvolvimento de suas atividades educacionais.

Assessoria de Relações Internacionais - ARI

A Assessoria de Relações Internacionais (ARI) é um órgão vinculado ao Gabinete da Reitoria da UEL, que desempenha papel fundamental visando a formulação e gerenciamento de ações, acordos e convênios que viabilizam a cooperação acadêmica internacional em suas várias formas. Para esse fim busca, identificar oportunidades para o fortalecimento da internacionalização da Universidade, assim como busca auxiliar estudantes e docentes em suas propostas de cooperação internacional, apoiar iniciativas de intercâmbio de integrantes da comunidade universitária e dar apoio a visitantes estrangeiros. Também visa apoiar os núcleos de estudos específicos de temáticas internacionais, tanto aqueles já existentes como os que surgirem. Em linhas gerais, suas atividades são direcionadas para atingir cinco objetivos principais: (1) Adotar a internacionalização como eixo transversal das ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade; (2) Aperfeiçoar mecanismos de incentivo, formalização e reconhecimento das ações de internacionalização; (3) Incrementar as atividades de internacionalização "em casa"; (4) Incrementar as ações de internacionalização no exterior; e (5) Dar suporte institucional e visibilidade a ações integradas de internacionalização da Universidade.

Mais informações sobre a ARI da UEL: www.uel.br/ari

Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa - NECJ

O NECJ tem por objetivo o estudo e a pesquisa sobre a lingua e a cultura japonesa; presta serviços à comunidade nas áreas desses conhecimentos; promove intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores com Universidades do Japão desde 1978.

Visa a realização de trabalhos de cooperação científica, tecnológica, econômica e sócio-cultural como importante iniciativa no processo de desenvolimento nacional e fortalecimento dos laços de amizade entre Brasil e o Japão.

Local - calçadão em frente ao Departamento de Física
Telefone - (43) 3371-4189
e-mail - necj@uel.br


Imagem: Site NEAB

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro - NEAB

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro da UEL desenvolve Projetos e atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão ligados aos temas das Relações Étnico-Raciais, notadamente referentes à História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Destacam-se ainda as ações e os estudos voltados às políticas de Ação Afirmativa e aos temas referentes ao racismo e a migração da população negra.

O NEAB-UEL ocupa a sede histórica, Casa Dona Vilma, localizada no Calçadão da Universidade.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.

E-mail: neab@uel.br

Telefone: (43) 3371-4599 ou 3371-4679


Foto: Google

Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos - EAAJ

O EAAJ é um Órgão Suplementar do CESA, presta assistência jurídica à população economicamente carente de Londrina, permitindo-lhe acesso à justiça e consequentemente ao exercício da cidadania, e ao mesmo tempo é campo de estágio para os estudantes do Curso de Direito, Serviço Social e Psicologia, da UEL. Situado na rua Brasil, 742 - centro, os serviços jurídicos prestados são realizados por 474 estudantes, e atendendo-se casos como: separação, alimentos, inventários, despejos, criminais, trabalhistas e outros. Informações pelo telefone: 3324-6352 ou pelo e-mail: eaajur@uel.br ou pelo site: www.uel.br/eaaj.


Imagem: Site NAFI

Núcleo de Atividades Físicas - NAFI

Você pode participar das atividade físicas ofertadas pelo Centro de Educação Física e Desportos através do Programa de Atividade Física - NAFI, mediante uma taxa. O CEFE conta com duas piscinas internas (aquecidas), quadras esportivas externas, ginásio poliesportivo interno, aparelhos de ginástica e musculação, campos de futebol e salas de ginástica e dança. Para ficar em forma, entre em contato com o pessoal do NAFI, escolha a modalidade que mais lhe agrada e usufrua sua energia! Fone: 3371-4143 ou por e-mail: nafi@uel.br.

D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Pró-Reitoria de Graduação
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4483  Fax: (43) 3371-5458
Canais de Atendimento