PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação
Documento sem título
Você está em: Administrativo/Estrutura Administrativa/Divisão de Políticas de Graduação/Comissão Universidade para os Índios (CUIA)

|Apresentação| |Palavras da Pró-Reitora| |Calendário| |Inscrições| |Provas|

|Conteúdo Programático| |Editais| |Manual do Candidato| |Recomendação de Autodeclaração|

|Ficha de Inscrição| |Questionário Socioeducacional| |Homologações| |Gabarito Definitivo|

|Download da prova escrita| |Resultado Final|

Palavras da Pró-Reitora

Em 2008, pela primeira vez, a Universidade Estadual de Londrina sediou o VIII Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. Sete anos após, em dezembro de 2015, por meio do rodízio entre as Instituições de Ensino Superior do Paraná, volta a ser a sede deste importante evento. Este processo seletivo específico oferece seis vagas em cada uma das sete Universidades Estaduais, além de dez vagas na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, como conveniada.

A efetivação dessa política de Ação Afirmativa, garantida pelas Leis Estaduais nº13.134/2001 e nº 4.995/2006, marca o compromisso das IES/PR na busca pela redução das desigualdades socioeducacionais e socioculturais, fortalecendo as iniciativas interinstitucionais vigentes que visam garantir a ampliação do acesso e da permanência dos povos indígenas nas universidades. A realização conjunta do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná fortalece a luta permanente das comunidades indígenas, dos movimentos sociais, das IES/PR e dos profissionais da Educação Superior comprometidos com a constituição de sociedades que devem superar urgentemente os preconceitos, as discriminações e os etnocentrismos culturais e acadêmicos.

Garantir vagas suplementares no Vestibular Indígena significa ampliar a democratização do acesso ao Ensino Superior às populações historicamente excluídas das políticas públicas de educação. As universidades são desafiadas permanentemente a criarem melhores condições de permanência e a repensarem estratégias para o acompanhamento das políticas de inclusão social. Ainda temos muito a aprender e a melhorar nas universidades para a concretização de ações educacionais e interculturais que diminuam as diferentes formas de exclusão cultural e contribuam para o enfrentamento das desigualdades de acesso aos bens culturais historicamente constituídos pelos diferentes grupos humanos. Ações Afirmativas como estas, também desafiam as comunidades universitárias a mobilizarem estratégias que garantam o respeito à diversidade e à pluralidade no processo de formação humana e profissional dos seus graduandos.

Diferentemente do que ocorre com alunos não indígenas, neste processo de vestibular específico, o candidato escolhe apenas a Universidade onde deseja estudar e não o curso. A escolha da graduação é feita pelo estudante apenas no ato da matrícula. E na UEL, há ainda outro diferencial: os graduandos permanecem por um ano na experiência do “Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica”, onde recebem formação intermediária entre a Educação Básica e o Ensino Superior, acompanhados de perto pela CUIA (Comissão Universidade para os Índios), pela Pró-reitoria de Graduação e pelos Colegiados de Cursos de Graduação.

A realização do XV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná na UEL é uma honra para a universidade e uma oportunidade de fortalecimento das políticas públicas de inclusão e de ações afirmativas. Entende-se que esta forma de acesso materializa uma conquista política extremamente relevante para esses povos e efetiva o exercício de um direito educacional que deve ser muito valorizado por todos os professores, técnicos administrativos e estudantes das universidades que os acolhem.

Sejam todos bem-vindos às universidades paranaenses através do XV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná!

Profª Dra. Ângela Maria de Sousa Lima
Pró-reitora de Graduação da UEL

Jornal Notícia 1.369

Ciências Biológicas completa 45 anos