PROEX - Pró-Reitoria de Extensão
Projeto Rondon

APRESENTAÇÃO


O Projeto Rondon é hoje uma ação de integração social coordenada pelo Ministério da Defesa e pelo MEC através da Secretaria de Ensino Superior. O FORPROEX - Fórum dos Pró-Reitores das Instituições de Ensino Superior também assumiu o Projeto Rondon como uma ação extensionista vinculada a projetos e programas de extensão.

O Projeto envolve atividades voluntárias de professores e alunos universitários buscando aproximá-los da realidade do país, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável das mais diferentes comunidades carentes, urbanas e rurais.

O Projeto promove a capacitação de organizações da sociedade na defesa dos direitos de cidadania nas possibilidades de geração de renda às populações.

As oito Áreas Temáticas (Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho) que fundamentam as políticas extensionistas das universidades públicas brasileiras estão contempladas nas propostas da ação Rondonista.

Desde 2005, quando o Projeto Rondon ressurgiu, novas propostas e perspectivas foram incorporadas, tais como, políticas públicas que possibilitam o conhecimento, as trocas e a colaboração nos processos organizacionais em cursos nos diferentes recantos do Brasil, onde o projeto consegue chegar.

Na UEL, estamos apoiando o Projeto Rondon como uma ação extensionista integrada de forma sistemática e continuada com um grupo de professores e alunos participantes de Projetos e Programas de Extensão que venham unir sistematicamente, debatendo projetos, ações e metodologias que possam ser desenvolvidas

É deste modo que vemos o Projeto Rondon como uma ação extensionista planejada como uma intervenção crítica e transformadora da realidade do nosso país.



 

© Universidade Estadual de Londrina
Pró-Reitoria de Extensão
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4512
Fale com a UEL