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Ano 4 · Edição número 6 · ISSN: 1678-1317 ·   Dezembro de 2006.    Busca   


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O ENSINO DO CUIDADO EM SAÚDE GERONTOGERIÁTRICA NO PROGRAMA UNATI - ATUAÇÃO DA ÁREA DE ENFERMAGEM / SAÚDE

autor: Profa. Benedita Ribeiro Cordeiro; Profa. Regina Célia Bueno R Machado; Roberta Bonfim; Samira Michel Garcia; Elizabeth Fernandes Ferreira.

Resumo:

O tema envelhecimento adquire excepcional relevância neste momento no mundo, Brasil e em Londrina em virtude do crescimento acelerado da população idosa em nosso meio. A esperança de vida que atualmente é de 67 anos estima-se uma expectativa de chegar aos 74 anos. Isto torna necessário maior dedicação de profissionais da saúde nos esclarecimentos das diferentes situações de saúde dos idosos. A enfermagem se propõe a capacitar os alunos idosos da Unati nas questões relativas aos problemas de saúde da terceira idade tornando-os agentes reprodutores destes conhecimentos a outros grupos de terceira idade do município de Londrina em conjunto com alunos de enfermagem que ampliarão os conhecimentos e atendimentos relativos a esta fase da vida.



     

JUSTIFICATIVA

O Brasil era um “país jovem”, pois boa parte da população tinha menos de 30 anos de idade. Pois uma rápida mudança neste cenário esta ocorrendo nos últimos anos, tanto no Brasil, como no mundo em geral. O idoso (pessoas acima de 65 anos de idade) a terceira idade, vem crescendo rapidamente. No Brasil o número de idosos em 2000 era de 15 milhões com estimativas de 34 milhões em 2025. O envelhecimento (processo natural, independente da vontade do homem) é o resultado de fatores intrínsecos e extrínsecos, como herança genética que podem determinar maior ou menor longevidade e aparição de determinadas doenças e as exposições à radiação, poluição, alimentos e estresse (fatores intrínsecos) interagindo junto. Do ponto de vista biológico o envelhecimento é caracterizado por modificações sucessivas nos sistemas e estruturas humanas. Ribeiro, 1999 .Em função da evolução, mudanças demográficas ocorridas, não é mais possível ignorar a necessidade de atender ao idoso em todos os níveis principalmente na saúde onde tem suas necessidades e características próprias que devem ser esclarecidos quanto às transformações que vem ocorrendo no seu corpo e como enfrenta-las, superá-las, de tal forma à torná-los capazes de serem multiplicadores dos conhecimentos obtidos, conhecimentos estes que eles vão construir ao longo dos encontros agendados. Com objetivo de capacitá-los em temas relativos à saúde física e mental do Idoso, mas ao mesmo tempo tornando-os ativos no processo de busca e discussão do conhecimento aprendido. Néri(1995) afirma que a velhice não é um período caracterizado só por limitações, sendo possível manter e até aprimorar as funções cognitivas, afetivas a despeito do aumento da probabilidade de doenças e limitações. Fala-se hoje de velhice bem sucedida e velhice produtiva. O conceito velhice bem-sucedido está relacionado à idéia de realização do próprio potencial para alcançar um desejável grau de bem-estar-físico, psicológico e social (Néri, 1999). Velhice produtiva compreende as possibilidades de exercer diversas funções e papéis num momento em que cada vez vêem como possível envelhecer bem. Ao alunos da UNATI serão capacitados nos temas relativos à saúde e doenças próprias do envelhecimento, após a compreensão dos mesmos, esses alunos irão preparar material didático ilustrativo afim de serem multiplicadores das informações recebidas, para outros idosos da comunidade londrinense, em grupos de idosos já constituídos nos bairros.

OBJETIVOS

Gerais:

Capacitar os alunos do projeto UNATI nos conhecimentos relativos à gerontologia e geriatria “saúde” e torná-los multiplicadores destas informações à outros grupos de idosos de Londrina.

Específicos:

1) Instrumentalizar os alunos idosos do projeto UNATI com os temas relativos a saúde na 3a idade.
2)  Apresentar em forma de palestra ou reuniões de grupo os temas estudados aos colegas de curso e a grupos de 3a idade do município de Londrina.
3) Divulgar aos departamentos envolvidos no Programa UNATI as atividades desenvolvidas pelos alunos idosos do UNATI.

METODOLOGIA:

1) Levantamento dos temas de cuidados da saúde do Idoso;
2) Seleção de material bibliográfico;
3) Estudo em grupo e individual;
4) Elaboração de material audiovisual;
5) Treinamento dos alunos idosos da Unati;
6) Levantamento dos grupos de idosos do município de Londrina;
7) Selecionar os grupos e visitá-los;
8) Montar cronogramas de palestras;
9) Conhecer os diferentes serviços de saúde de atendimento ao idoso;
10) Confeccionar material de divulgação;
11) Apresentar os trabalhos em grupos ou palestras aos idosos do município de Londrina;
12) Fazer avaliação e produção de relatório parcial e final.

AVALIAÇÃO:

A avaliação ocorrerá em duas formas:
1) dos alunos referente a proposta trabalhada e temas abordados.
2) dos grupos de 3a idade visitados sobre a forma trabalhada dos temas relativos à saúde do idoso por idosos.

DISSEMINAÇÃO DOS RESULTADOS:

- Apresentação dos resultados em seminários de extensão em eventos relativos à   gerontologia, geriatria e enfermagem;
- Redação de um artigo científico com os resultados obtidos para publicação em revista especializada de enfermagem e ou gerontologia;
- Participação em Congressos de Enfermagem/Saúde;
- Apresentação do projeto e das atividades desenvolvidas em Jornais.

ÓRGÃOS ENVOLVIDOS:

Execução: Departamento de Enfermagem/ CCS
Apoio: Pró-Reitoria de Extensão – PROEX
             Centro de Ciências da Saúde – CCS
             Programa UNATI

LOCALIZAÇÃO: As atividades do presente projeto acontecerão nas salas de aula do CESA/UEL destinadas ao Programa UNATI.

POPULAÇÃO ALVO: Aproximadamente 40 idosos matriculados anualmente no Programa UNATI.

DURAÇÃO:36 meses

BIBLIOGRAFIA:

NEGRI, A L. O desenvolvimento integral do homem. A Terceira Idade. São Paulo: Ano VI, nº 10 – 4-15 – julho de3 1995.

NEGRI, A L.; CACHIONI, M. Velhice bem-sucedida e educação. In NERI al: Velhice e Sociedade. Campinas, São Paulo: Papirus, 1999.

Ribeiro, A Aspectos biológicos do envelhecimento. In: Busso, I.C.P: Internação fonoaudiólogica na terceira idade. Rio de Janeiro: Revinter, 1999, p.1-11.




   
 
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