Fórum de Pró-Reitores de Extensão das
Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX)
Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX)
O Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX) foi criado e implantado no dia 06 de novembro de 1987 durante o “I Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas”, realizado em Brasília. Desse encontro, originaram-se as diretrizes conceituais e políticas de ação para as Instituições de Ensino Superior - IES - do país e para o Plano Nacional de Extensão Universitária, o qual se desdobra em planos regionais e institucionais nas seguintes áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho.
A FORPROEX é uma entidade voltada para a movimentação e a definição de políticas acadêmicas de extensão com o comprometimento da transformação da sociedade, exercendo o exercício de cidadania e o fortalecimento da democracia.
A extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre UNIVERSIDADE e SOCIEDADE.
Os maiores objetivos da FORPROEX são:
propor políticas e diretrizes básicas que permitem o fortalecimento de ações comuns das pró-reitorias de Extensão e órgãos das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileira;
manter articulação permanente com representações dos dirigentes de instituições de educação superior e com os demais fóruns de Pró-Reitores, a fim de desenvolver ações conjuntas que visem à real integração da prática acadêmica ;
manter articulação permanente com instituições da sociedade civil, do setor produtivo e dos poderes constituídos, com vistas à constante ampliação da inserção social das Universidades Públicas;
incentivar o desenvolvimento da informação, avaliação, gestão e divulgação das ações de extensão realizadas pelas Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileira.
O FORPROEX tem como princípio de organização o trabalho associativo, enquanto órgão ligado aos pró-reitores de extensão. Para ampliação de seu alcance é essencial que dinamize o trabalho em rede, tendo como órgão de comunicação o portal da Rede Nacional de Extensão (www.renex.org.br). Dessa maneira, cada conjunto de colaboradores de pró-reitorias ou órgãos de gestão da extensão e instituições ou movimentos que elejam como direcionalidade o desenvolvimento da extensão universitária, bem como profissionais, pesquisadores e outros interessados podem ser nós e participantes dessa rede.
A rede é constituída por múltiplos nós com capacidade distintas de mobilização, proposição e ação. Ela é necessariamente uma construção coletiva de sujeitos que se articulam voluntariamente.
Atualmente, o presidente do Fórum é o professor Cipriano Maia de Vasconcelos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e a vice-coordenadora é Sandra de Fátima Batista de Deus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).
FORPROEX-SUL
Reúne as Universidades Públicas (Federais e Estaduais) dos três estados da Região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Atualmente, a coordenadora do Fórum Sul é a professora Sandra de Fátima Batista de Deus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), também vice-presidente do FORPROEX Nacional.
![]() Portal O Perobal |
![]() Jornal Notícia |
![]() Rádio UEL FM |
![]() TV UEL |
|
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
|
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
|
SERVIÇOS
|
|
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |