PROEX - Pró-Reitoria de Extensão
Nova pagina 1

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX)
 

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX)

O Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX) foi criado e implantado no dia 06 de novembro de 1987 durante o “I Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas”, realizado em Brasília. Desse encontro, originaram-se as diretrizes conceituais e políticas de ação para as Instituições de Ensino Superior - IES - do país e para o Plano Nacional de Extensão Universitária, o qual se desdobra em planos regionais e institucionais nas seguintes áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho.

A FORPROEX é uma entidade voltada para a movimentação e a definição de políticas acadêmicas de extensão com o comprometimento da transformação da sociedade, exercendo o exercício de cidadania e o fortalecimento da democracia.

A extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre UNIVERSIDADE e SOCIEDADE.

Os maiores objetivos da FORPROEX são:

  • propor políticas e diretrizes básicas que permitem o fortalecimento de ações comuns das pró-reitorias de Extensão e órgãos das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileira;

  • manter articulação permanente com representações dos dirigentes de instituições de educação superior e com os demais fóruns de Pró-Reitores, a fim de desenvolver ações conjuntas que visem à real integração da prática acadêmica ;

  • manter articulação permanente com instituições da sociedade civil, do setor produtivo e dos poderes constituídos, com vistas à constante ampliação da inserção social das Universidades Públicas;

  • incentivar o desenvolvimento da informação, avaliação, gestão e divulgação das ações de extensão realizadas pelas Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileira.

O FORPROEX tem como princípio de organização o trabalho associativo, enquanto órgão ligado aos pró-reitores de extensão. Para ampliação de seu alcance é essencial que dinamize o trabalho em rede, tendo como órgão de comunicação o portal da Rede Nacional de Extensão (www.renex.org.br). Dessa maneira, cada conjunto de colaboradores de pró-reitorias ou órgãos de gestão da extensão e instituições ou movimentos que elejam como direcionalidade o desenvolvimento da extensão universitária, bem como profissionais, pesquisadores e outros interessados podem ser nós e participantes dessa rede.

A rede é constituída por múltiplos nós com capacidade distintas de mobilização, proposição e ação. Ela é necessariamente uma construção coletiva de sujeitos que se articulam voluntariamente.

Atualmente, o presidente do Fórum é o professor Cipriano Maia de Vasconcelos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e a vice-coordenadora é Sandra de Fátima Batista de Deus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

FORPROEX-SUL

Reúne as Universidades Públicas (Federais e Estaduais) dos três estados da Região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Atualmente, a coordenadora do Fórum Sul é a professora Sandra de Fátima Batista de Deus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), também vice-presidente do FORPROEX Nacional.

 

Clique aqui para acessar o site

D
DESTAQUES ::.

Jornal Notícia 1.369

Ciências Biológicas completa 45 anos

Pesquisa sobre dor é premiada

Os 'scrittori' da Pequena Londres
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com a Reitora
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Pró-Reitoria de Extensão
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4512  Fax: (43) 3371-4182
e-mail: proex@uel.br