PROAF - Pró-Reitoria de Administração e Finanças
Informações Gerais
 
SIAF - Sistemas Integrados de Acompanhamento Financeiro
 
SIAF é um sistema orçamentário e contábil/financeiro dos mais completos, dando total segurança aos usuários, disponível as 24 horas do dia, em todos os dias da semana. Uma média de 139 relatórios diferentes podem ser emitidos, proporcionando total controle das atividades governamentais.

Este sistema reduz consideravelmente a despesa com papel, pois não há necessidade de emissão de todos os documentos, processando-se a emissão dos mesmos de conformidade com as necessidades do ususário, a qualquer tempo. Os relatórios podem ser emitidos a qualquer momento e, por ser um sistema on line, os dados estão sempre atualizados. Há de se considerar ainda que grande parte das consultas podem ser visualizadas na tela do terminal, sem a necessidade de impressão do documento, gerando enconomia de material de expediente.

Com a integração de todos os órgãos, o trabalho fica facilitado, principalmente para a Secretaria da Fazenda, a qual extrai os balancetes mensais, o balanço geral e demais dados necessários para o controle financeiro e orçamentário, não dependendo da remessa de documentos para fechamento da programação.

Outro elo importante de integração é o malote eletrônico. Esta via de comunicação permite transmitir e receber correspondência sem a necessidade de fax ou correio, chegando ao destino em tempo real, proporcionando rapidez e segurança nas comunicações.

Para o Tribunal de Contas, o SIAF também facilita o trabalho de controle da administração direta e indireta. Pelo sistema, o Tribunal de Contas tem acesso a todos os órgãos, tornando desnecessária a remessa de balancetes e outros documentos contábeis, gerando economia de recursos e agilização dos procedimentos.

A auditoria no SIAF é feita através de um programa de confrontações dos diversos grupos de contas, quando são detectadas as diferenças, caso existam. Por este programa as diferenças são localizadas mais rapidamente, evitando-se a conferência de conta por conta, lançamento por lançamento. Este programa veio facilitar o trabalho de conferência da contabilidade pelos responsáveis do setor. A auditoria é feita cruzando-se as contas dos grupos: contábil x contábil, contábil x orçamentário e contábil x receita.

Os pagamentos realizados através do SIAF facilitam a remessa tanto para os fornecedores que mantém contas no Banco Itaú S/A, como para os demais bancos. Pode-se programar os dias em que os valores serão creditados e transmiti-los com antecedência, proporcionando um melhor controle do fluxo de caixa. O sistema também processa automaticamente os descontos a favor do imposto de renda, INSS, ISS e adicional de imposto de renda, cabendo ao setor de pagamento apenas encaminhar as guias para quitação junto a agência bancária. O sistema permite, ainda, o pagamento através de guias, relação dos beneficiários e cheque, sendo este emitido pelo próprio Banestado, desde que solicitado com até cinco dias de antecedência. Excepcionalmente, o pagamento pode ser escritural, ou seja, via boletim de crédito manual, encaminhado ao Banestado para crédito nas contas indicadas.

Os usuários do sistema trabalham com senha, sendo a mesma alterada a cada 30 dias, pelo próprio usuário. Isto garante absoluto controle dos atos de cada um, tornando o sistema inviolável para quem não detém a senha.

A Secretaria da Fazenda tem fornecido os equipamentos necessários, com isso equipando as unidades de maneira a atender às suas necessidades, sem nenhum ônus para as mesmas. Isto tem ajudado a melhorar a qualidade dos serviços contábeis, através de modernos equipamentos de informática e atendendo a todas as consultas e informações necessárias ao bom funcionamento do sistema, com pessoal técnico especializado e sempre disponível para atender o usuário da melhor maneira.


Principal | Adiantamento | Convênios | Elemento de Despesa | Licitação | Download | SIAF
Economia & Legislação | Do Orçamento | Empenho | Viagens ao Exterior
Demonstrações Contábeis | Links úteis | Fale Conosco | E-mail
 
 
Última Atualização em 16/06/2004.