go to content
  • Portais
  • Estude na UEL
  • Oportunidades
  • Transparência
  • Ingles
  • PORTAIS
  • ESTUDE NA UEL
  • OPORTUNIDADES
  • TRANSPARÊNCIA
  • UNIVERSIDADE
    • Conheça a UEL
    • Ouvidoria
    • Reitoria
    • Pró-reitorias
      • Graduação
      • Pesquisa e Pós-Graduação
      • Extensão
      • Planejamento
      • Administração e Finanças
      • Recursos Humanos
    • Centros e Departamentos
    • Prefeitura do Campus
    • Sistemas UEL
  • ENSINO
    • Graduação
    • Pós-graduação - Especialização e Residência
    • Pós-graduação - Mestrado e Doutorado
    • Educação Básica
    • Ensino profissionalizante
    • Cursinho Pré-vestibular
    • Educação a distância
    • PROGRAD
    • PROPPG
    • PROEX
  • PESQUISA
    • Programas de Pós-graduação
    • Projetos de Pesquisa
    • Grupos de Pesquisa
    • Inovação e Tecnologia
    • Laboratórios
    • AINTEC
    • PROPPG
    • PROEX
    • PROGRAD
  • EXTENSÃO
    • Programas
    • Projetos
    • Serviços
    • PROEX
    • PROGRAD
    • PROPPG
  • SERVIÇOS
    • Biblioteca
    • Saúde
    • Arte
    • Cultura
    • SEBEC
    • Restaurante Universitário
  • ENGLISHEnglish
  • SOCIAL
Mobile Menu
MENUS
  • Principal
    • Símbolo
    • Histórico
  • Administração do curso
    • Coordenação
    • Corpo Docente
    • Gestões administrativas anteriores
  • Projeto Pedagógico
    • Objetivos
    • Perfil do Egresso
    • Competências Multiprofissionais
    • Competências Específicas
    • Coordenador
    • Tutor
    • Preceptor
    • NDAE
  • Grade Curricular
  • Campos de Atuação
  • Sistema de Avaliação
  • Trabalho de Conclusão de Residência (TCR)
  • Certificação
  • Direitos e Deveres do Residente
    • Licenças
    • Participação em Eventos Científicos
    • Feriados e Recessos
    • Faltas
    • Trancamento de Matrícula
    • Estágio Opcional
    • Deveres do Residente
    • Proibições ao Residente
  • Regime Disciplinar
  • Seleção de Candidatos
  • Transporte Escolar
  • Fale Conosco
  • Acesso Restrito
    • Pedidos
    • Envio de Documentos
    • Avaliações
    • Controle de Frequência em Práticas
Competências Multiprofissionais

1.Competências e Habilidades Multiprofissionais


Todos os profissionais residentes devem dominar competências e habilidades que incluam: conceitos, procedimentos e habilidades relacionados à prestação de serviços à saúde da mulher (na acepção ampla do termo “saúde”) em seus diferentes campos de atuação. O desenvolvimento de atitudes e comportamentos condizentes com a atuação em equipe de saúde deve ser uma premissa. As competências a serem desenvolvidas devem propiciar acolhimento humanizado, participação ativa do residente na resolutividade do problema proposto, sendo agente motivador para melhorar a adesão e a aderência do público-alvo às terapêuticas. Diante do exposto, as competências e habilidades do residente são distribuídas em dimensões ampliadas e integradas.

As competências da dimensão do conhecimento conceitual dizem respeito ao domínio de teorias envolvidas na construção do conhecimento específico de saúde da mulher, quais sejam:

  1. Integrar conteúdos de educação física, farmacêuticos, nutricionais e psicológicos relacionados à saúde da mulher jovem, sexualmente ativa, gestante, climatérica e idosa;

  2. Discutir as relações entre o corpo, a mente e o processo saúde-doença em mulheres;

  3. Discutir a interferência dos aspectos culturais e sociais na saúde da mulher.

  4. Compreender estratégias de adesão e aderência às terapêuticas.

  5. Conhecer os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, bem como sua organização em níveis de atenção e de gestão e o funcionamento da rede.

As competências da dimensão do conhecimento procedimental, diz respeito ao domínio de estratégias para compreender e viabilizar o conteúdo que se ensina ou se desenvolve, conforme segue:

  1. Conhecer os aspectos teóricos e técnicos sobre a atenção multiprofissional à saúde da mulher, reunindo condições de explicar o que faz, como faz e porque faz;

  2. Buscar, revisar e interpretar a literatura científica a fim de elaborar resumos, artigos, materiais científicos, discussões de casos e disseminar as informações baseadas em evidências para pacientes, cuidadores e equipe de saúde com as formas apropriadas de comunicação científica e estratégias educativas;

  3. Estruturar bancos de dados de informações sobre saúde relacionados aos seus atendimentos a fim de contabilizar e valorizar o serviço prestado, planejar, sistematizar e executar o trabalho e a pesquisa em prol da saúde da mulher.

  4. Desenvolver a capacidade de escuta terapêutica com vistas à avaliação multiprofissional e tomada de decisões;

  5. Executar os protocolos de acolhimento, consulta compartilhada, prescrição, intervenção e monitoramento adequados à cada paciente.

As competências relacionadas à dimensão das habilidades estão distribuídas conforme segue:

  1. Habilidades de comunicação: ser capaz de estabelecer vínculos com profissionais e com o público-alvo a ser atendido, por meio de ações de escuta e orientação clara e objetiva, com atitudes acolhedoras, proativas, sensíveis e com linguagem adequada.

  2. Habilidades de planejamento: ser capaz de planejar ações, estabelecer métodos, cumprir programação e cronogramas, organizar e estruturar a atuação profissional, estimulando e favorecendo a ação conjunta e multiprofissional;

  3. Habilidades de avaliação: ser capaz de realizar triagem e estratificação de riscos. Realizar e interpretar as informações obtidas em avaliação multiprofissional. Avaliar o desempenho próprio e dos pares da residência multiprofissional em saúde da mulher;

  4. Habilidades de motivação: Promover estratégias de adesão e aderência às ações;

  5. Habilidades de gestão: ser capaz de gerenciar recursos humanos, espaços, tempo, materiais e equipamentos;

As competências relacionadas a dimensão das atitudes referem-se ao comportamento ético e bioético adotado pelo profissional da residência nas mais diversas situações

  1. Atuar com zelo, respeito, cautela e controle na proposição e no monitoramento de ações;

  2. Ser flexível e criativo diante da complexidade e da variabilidade presente nos respectivos polos de atuação profissional;

  3. Desenvolver a capacidade de empatia e compreensão para com os pares, público-alvo e profissionais;

  4. Exercitar liderança, respeito e afetividade na condução de ações propostas na residência multiprofissional em saúde da mulher.

CANAIS
CANAIS
COMITÊS / COMISSÕES
COMITÊS / COMISSÕES
  • CEUA
  • CEP-UEL
  • CIPA
  • CPA
  • Biossegurança
  • PROIC
PROGRAMAS / PLANOS
PROGRAMAS / PLANOS
  • Capacitação Permanente I.A.
  • Inclusão Social
  • PARFOR - Plano de Ações Articuladas - Formação
  • PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional
  • PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional
  • Recicla UEL
NÚCLEOS
NÚCLEOS
  • NDPH - Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica
  • NEAB - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros
  • NEAD - Núcleo de Educação a Distância
  • NAC - Núcleo de Acessibilidade da UEL
OUTROS
OUTROS
  • Suporte a Rede
  • Webmail
  • Coordenadoria de Comunicação Social
Fale com a Reitora
Agenda da Reitora
Universidade Estadual de Londrina
Estrutura Administrativa
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43) 3328-4440
Fale com a UEL